logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » Minas Gerais » Tiradentes » Pousada Encanto da Serra, hospedagem em Tiradentes-MG

Pousada Encanto da Serra, hospedagem em Tiradentes-MG

Tiradentes é uma cidade que eu amo de paixão, é considerada uma das mais lindas cidades brasileiras, rica em história e recheada de opções de gastronomia. Para complementar, Tiradentes está bem servida em opções de hospedagem, com opções pra todos os gostos de bolsos. Em minha última visita à cidade, me hospedei na Pousada Encanto da Serra, opção que me chamou a atenção por possuir um preço acessível (a nível Tiradentes) e ter nota 9,3 nas avaliações em nosso parceiro Booking.

A pousada não é muito grande e fica em um local mais “escondidinho”, o que a deixa ainda mais interessante. Eu gosto de estar bem localizado mas ao mesmo tempo gosto de ambientes mais tranquilos, e essa é uma das qualidades da Pousada Encanto da Serra, que fica a cerca de 500 metros do Largo das Forras, principal ponto de partida para os roteiros por Tiradentes.

Pousada Encanto da Serra

A Pousada Encanto da Serra possui apenas 23 acomodações, então quem deseja se hospedar nela deve planejar a viagem com antecedência, para não enfrentar problemas com disponibilidade. O fácil acesso à diversas atrações de Tiradentes faz com que a pousada seja uma ótima escolha, em relação à localização.

Algo que muito me encantou foi a educação de todos os funcionários, a disponibilidade em ajudar e a cordialidade na hora de bater um papo agradável, isso com certeza é um grande diferencial desta pousada, me senti em casa. Como fiquei apenas uma diária por lá, o primeiro assunto levantado foi justamente esse, ficaram tristes por eu me hospedar apenas uma diária. Confesso que no fim da estada eu também fiquei triste, gostaria de ter ficado mais tempo por lá.

Estacionamento

Check-In

Era o final de semana do aniversário da Kaká, então solicitei à pousada um upgrade, já que havia reservado uma suíte standart, pedido que foi prontamente atendido durante meu check-in. Foi disponibilizada uma suíte super luxo, sendo que ainda pude escolher entre duas opções, analisei a que tinha a melhor vista para a Serra de São José e escolhi.

A diária se iniciaria às 14h, porém cheguei por volta de 11h e minha acomodação já havia sido liberada. Todo o processo de check-in não durou mais que 10 minutos, sendo que apenas preenchi uma ficha com meus dados e logo minha acomodação foi liberada. Ao lado da recepção tem cafezinho e águas saborizadas, a recepção como um todo é bem charmosa, em estilo rústico.

Pousada Encanto da Serra - Tiradentes-MG

Acomodações

Me hospedei na suíte 13, localizada no segundo andar. A decoração do quarto também é rústica, oferecendo cama e travesseiros confortáveis, TV de 32″ com antena parabólica, frigobar abastecido, bancada com cadeira, criados nas laterais da cama com abajur, espelho grande, ar condicionado e pequena sacada com vista para a Serra de São José. O tamanho do quarto é bom, oferece um bom espaço para transitar por ele.

O banheiro é um pouco apertadinho, oferece ducha com aquecedor solar, box de vidro, amenidades de banho e secador de cabelos. Tive um pouco de dificuldade em ajustar a ducha, ora a água saía muito quente, ora muito fria, mas logo peguei o jeito, o que me garantiu um banho delicioso, bem quentinho, já que as noites costumam ser frias em Tiradentes.

Pousada Encanto da Serra - Tiradentes-MG
Pousada Encanto da Serra - Tiradentes-MG

Nas laterais da cama haviam tomadas simples, porém estavam ocupadas com os abajures, impossibilitando que eu colocasse o celular para carregar ao lado da cama. Tive que desligar o abajur para deixar o telefone ali do lado, sendo que a Kaká fez o mesmo. Hoje em dia é essencial ter mais tomadas disponíveis nos hotéis e pousadas, devido a quantidade de eletrônicos.

No geral o quarto agradou bastante, achei bem aconchegante e confortável. A vista para a Serra de São José é bem bonita e dependendo da época do ano, dá até pra curtir o por do sol da sacada do quarto. O acesso as suítes do segundo andar é feito somente por escada, então quem tiver dificuldade de locomoção pode optar pelos quartos do térreo.

Vista da sacada
Banheiro

Estrutura da Pousada Encanto da Serra

A Pousada Encanto da Serra está instalada em um casarão em estilo colonial, com suas 23 acomodações dispostas em dois andares, contando com estacionamento privado e gratuito, sala de TV ao lado da recepção, lareira e área de lazer com piscina térmica e área para churrasco. Não cheguei a entrar na piscina, mas passei pelo local e vi que a água estava bem quente, sendo que o ambiente onde está a piscina é todo fechado, com vidros ao redor.

A estrutura conta ainda com internet wifi gratuita em todas as áreas comuns da pousada, o serviço funcionou muito bem durante a minha estada. O único ponto a se considerar na estrutura da pousada é o acesso a ela, não há placas e tive dificuldades em encontrar o acesso, pelo que vi havia uma placa na entrada da pousada mas estava no chão.

Área de Lazer
Área de Lazer
Pousada Encanto da Serra - Tiradentes-MG
Área para churrasco
Pousada Encanto da Serra - Tiradentes-MG
Piscina Térmica
Pousada Encanto da Serra - Tiradentes-MG

Café da Manhã

O café da manhã da Pousada Encanto da Serra foi um dos destaques da minha estada, um café recheado de quitutes mineiros com muitas opções. À partir das 8h, o café da manhã é servido em um salão ao lado da recepção e está incluso no valor da diária.

O café da manhã disponibiliza pães, pão de queijo quentinho, bolos (incluindo um bolo de chocolate com sorvete espetacular!), biscoitos, tortas salgadas, queijo fresco, queijos especiais, mussarela, presunto, rocambole doce, pudim, canudinho de doce de leite, gelatina, iogurtes, arroz doce, 10 tipos de frutas (melão, uva, manga, laranja, mexerica, melancia, mamão, goiaba, morango e abacaxi), café, leite, achocolatado, sucos naturais, cappuccino e cereais.

Pousada Encanto da Serra - Tiradentes-MG
Pousada Encanto da Serra - Tiradentes-MG

Além de tudo isso, ainda são oferecidos omeletes e ovos mexidos, que são preparados na hora. Eu sinceramente não sabia o que comer, em meio à tantas opções. O que posso dizer é que você não deve deixar de experimentar o bolo de chocolate com sorvete e licor, uma receita criada pela cozinheira da pousada. Quero destacar aqui a cordialidade da equipe que prepara o café, que avisa à todos quando sai pão de queijo quentinho.

O café da manhã foi espetacular, há tempos não via um tão variado assim, sem contar que tudo estava muito gostoso, tudo preparado na própria pousada. Uma pena ter ficado apenas uma diária, não consegui provar tudo que queria do café.

Pousada Encanto da Serra - Tiradentes-MG

Chá da tarde

Outro diferencial da Pousada Encanto da Serra é o chá da tarde, oferecido gratuitamente aos hóspedes, entre 17h e 18h. Servido no mesmo salão do café da manhã, o chá da tarde oferece café, leite, achocolatado, águas saborizadas, diversos tipos de biscoitos e rosquinhas, além de torradas com geleias artesanais.

Águas Saborizadas
Chá da Tarde - Pousada Encanto da Serra - Tiradentes-MG

Vale a pena se hospedar na Pousada Encanto da Serra?

Eu gostei muito da minha hospedagem na pousada, não é atoa que ela possui nota 9,3 nas avaliações de hóspedes do Booking, a pousada possui atendimento diferenciado, sendo que as acomodações são aconchegantes, o café da manhã é muito bem servido e os preços não são exorbitantes, como a maioria das pousadas de Tiradentes.

Um dos motivos que me levaram a me hospedar na pousada, além das boas indicações, é o fato dela aceitar apenas uma diária aos finais de semana, sendo que entrei no sábado e saí no domingo. Grande parte das pousadas de Tiradentes oferecem apenas hospedagem entrando na sexta feira e saindo no domingo. Para aqueles que tem a sexta feira livre, vale a pena se hospedar de sexta à domingo por lá, a pousada é um verdadeiro refúgio e super indico!

Consultar valores e disponibilidade da pousada no Booking.com

Pousada Encanto da Serra
Travessa dos Inconfidentes 41
Tiradentes/MG
(32) 3355-1591

Viagem realizada em junho de 2019

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados