logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » São Paulo » Campos do Jordão » Mosteiro de São João (Monjas Beneditinas) – Campos do Jordão

Mosteiro de São João (Monjas Beneditinas) – Campos do Jordão

Localizado na cidade de Campos do Jordão, famosa por ser uma das cidades mais frias do Brasil, o Mosteiro de São João é um lugar onde paz, natureza e religião imperam em perfeita harmonia, em um maravilhoso bosque rodeado de belíssimos jardins.

Passando por Vila Abernéssia, o centro comercial da cidade, vire à esquerda na rotatória das flores que está próximo a Estação da Estrada de Ferro e ao Fórum; siga a rua lateral ao Mercado Municipal, passando pelo Hospital Municipal. O Mosteiro de São João está situado a poucos metros após a Delegacia.

Como é a visita ao Mosteiro de São João

Após passar por um estreito caminho cercado de luminárias em meio a grandes árvores, você passará por um lindo lago cheio de peixes e chegará a um jardim que divide espaço com o Mosteiro.

Mosteiro de São João - Monjas Beneditinas - Campos do Jordão-SP
Mosteiro de São João - Monjas Beneditinas - Campos do Jordão-SP
Mosteiro de São João - Monjas Beneditinas - Campos do Jordão-SP
Mosteiro de São João - Monjas Beneditinas - Campos do Jordão-SP

Alguns caminhos levam a grutas com imagens cristãs, onde os visitantes podem desfrutar do espaço para fazer suas preces.

Mosteiro de São João - Monjas Beneditinas - Campos do Jordão-SP
Mosteiro de São João - Monjas Beneditinas - Campos do Jordão-SP

No local, reside a “Comunidade Monástica do Mosteiro de São João e as 29 irmãs consagradas são conhecidas como “As Beneditinas” porque elas pertencem à mais antiga Ordem Religiosa do Ocidente.

Elas se reúnem 7 vezes ao dia na Capela para cantar louvores do senhor e todos os dias às 17h45, elas realizam um recital de canto gregoriano da Capela São João Batista, com entrada gratuita. O Mosteiro de São João funciona todos os dias das 6h30 às 18h30 e a entrada é gratuita.

Entrada
Mosteiro de São João - Monjas Beneditinas - Campos do Jordão-SP

Monjas Beneditinas

As Monjas Beneditinas realizam um trabalho social chamado “Clube das Mães”, onde as mulheres de famílias carentes aprendem artesanato e auxiliam as monjas na fabricação de doces vendidos nas lojas.

Há uma loja dentro do Mosteiro de São João com produtos feitas pelas Beneditinas, pois, conforme a tradição, os monges vivem de seu próprio trabalho. Podem ser adquiridos nesta loja artesanatos em pirogravura, quadros, flores desidratadas além de biscoitos, pães, bolos, geleias, e variedades em artigos religiosos.

Mosteiro de São João - Monjas Beneditinas - Campos do Jordão-SP
Produtos feitos pelas monjas
Produtos feitos pelas monjas

No Mosteiro funciona a Casa de Retiro Santa Scholastica que tem como finalidade colaborar com a Igreja e casas religiosas, recebendo padres e religiosos para retiros e estudos. Todos podem participar das orações e celebrações da comunidade e curtir uma paisagem considerada como uma das mais bonitas da cidade.

Vale a pena ir?

Com certeza um passeio que você não pode deixar de fazer quando for visitar Campos do Jordão, tanto pela beleza quanto pela paz do lugar, o que torna o passeio um momento de reflexão. Mesmo no período de alta temporada, as visitas são muito tranquilas e não é necessário agendamento.

André Morato e Kalidia Silva

Mais informações podem ser encontradas no site do Mosteiro. Aqui tem mais dicas de Campos do Jordão.

Mosteiro de São João
Av. Dr. Adhemar de Barros, 330
Campos do Jordão/SP

Viagem realizada em julho de 2011

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

6 respostas

  1. Passei com meu marido um dia lindo no mosteiro celebrando bodas de prata.
    As irmaos sao acohedoras. Começamos com a santa missa e varios momentos de espiritualidade. Nos abastecemos de Deus.
    Agradecemos por tudo.
    Solange de Tremembe. SP

  2. Campos do Jordão é um local maravilhoso para relaxar. A natureza está bem preservada e presente em todos os locais. O centrinho da Villa Capivari, por exemplo, já vale a viagem. Existem muitos restaurantes, que atendem aos mais variados gostos gastronômicos. As pessoas que ali vivem irradiam felicidades e transmitem esse estado de espírito ao turista, que se sente bem acolhido.
    Os melhores meses para visitar esse paraíso são Maio, Junho e Julho, quando a temperatura é bem mais baixa. Fui até lá no mês de Março e a temperatura estava bem alta, exigindo o consumo de bastante água e também as mais variadas marcas de cerveja, muitas delas de fabricação local.
    Quem tiver oportunidade, não deixe de visitar esse pedaço do paraíso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados