logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » Rio de Janeiro » Rio de Janeiro » Passeio pelo Bondinho do Pão de Açúcar, RJ

Passeio pelo Bondinho do Pão de Açúcar, RJ

O Bondinho do Pão de Açúcar é um teleférico que realiza um imperdível passeio na cidade maravilhosa do Rio de Janeiro. O passeio, mundialmente conhecido, liga a Praia Vermelha ao Morro da Urca e ao Pão de Açúcar, proporcionando ao visitante uma vista 360 graus da região mais bonita do Rio.

As paisagens avistadas do Morro da Urca e do Pão de Açúcar são deslumbrantes. Paisagens como a Baía de Guanabara, o Cristo Redentor, as praias de Copacabana, Ipanema e Tijuca, a Pedra da Gávea e até mesmo a cidade de Niterói ficam ainda mais belas vistas de lá. O Bondinho do Pão de Açúcar recebe cerca de 2500 visitantes por dia que se encantam com o passeio e com a vista lá do alto. Durante todo o passeio você verá muitos estrangeiros, já que o passeio é famoso internacionalmente.

Bondinho do Pão de Açúcar - Rio de Janeiro-RJ
Portaria principal do Bondinho do Pão de Açúcar

Bondinho do Pão de Açúcar

A vista do Morro do Pão de Açúcar para a Baía de Guanabara era considerada desde aquela época uma das mais belas do mundo, fato este que levava muitos alpinistas a escalaram o Morro para que pudessem admirar esta paisagem. Isto fez com que o engenheiro brasileiro Augusto Ferreira Lemos tivesse a ideia de construir um teleférico até o Pão de Açúcar facilitando o acesso até lá.

Com a construção iniciada em 1908, o primeiro trecho do Bondinho foi concluído 4 anos depois, em outubro 1912. O trecho ia da Praia Vermelha até o Morro da Urca. Três meses após a inauguração do primeiro trecho, o segundo trecho que liga o Morro da Urca ao Pão de Açúcar foi inaugurado. Naquela época, existiam apenas dois Bondinhos no mundo inteiro, um na Espanha e outro na Suíça. Os bondinhos foram importados da Alemanha e transportavam 22 pessoas.

Baía de Guanabara - Rio de Janeiro-RJ
Baía de Guanabara
Bondinho do Pão de Açúcar - Rio de Janeiro-RJ

Em 1972, os bondinhos foram modernizados, ganhando uma linha paralela. Novos bondinhos importados da Itália foram colocados, aumentando a capacidade. Em 2009, foram instalados os bondinhos que funcionam atualmente, com vidros escurecidos e importados da Suíça. No ano de 2012 o Bondinho do Pão de Açúcar completou 100 anos de vida e várias atrações fizeram parte das festividades.

Bondinho do Pão de Açúcar - Rio de Janeiro-RJ
Atual bondinho em funcionamento

Onde Comprar o ingresso para o Bondinho do Pão de Açúcar

O passeio custa R$85 para adultos, crianças até 6 anos não pagam e de 6 a 21 anos pagam meia entrada. A compra do ingresso para o Bondinho pode ser realizada nos guichês, na entrada do bondinho e só valem para o dia da compra.

A outra opção de compra é pela internet onde paga-se uma taxa de conveniência. A vantagem de comprar pela internet é que você pode escolher o dia do passeio e não precisa enfrentar fila para comprar o ingresso. Vale ressaltar que na alta temporada as filas são enormes. Aqui tem este e outros passeios pelo Rio de Janeiro disponíveis para compra pela internet.

Bondinho do Pão de Açúcar - Rio de Janeiro-RJ

A bilheteria do Bondinho do Pão de Açúcar abre todos os dias às 8h e fecha às 19h50. A primeira viagem do Bondinho parte da Praia Vermelha às 8h10 e a última às 20h. A última viagem do dia parte do Pão de Açúcar às 20h40 e do Morro da urca às 21h. Durante o dia, as viagens acontecem de 20 em 20 minutos ou quando o Bondinho atinge a sua lotação máxima, que é de 65 passageiros.

Bondinho do Pão de Açúcar - Rio de Janeiro-RJ
Mirante no Pão de Açúcar com vista a Praia Vermelha a Copacabana

Áreas do Parque

O Espaço Discos é uma área com três plataformas circulares ótimas para eventos e happy hours. A vista do Espaço Discos para a Baía de Guanabara e o Pão de Açúcar é espetacular. O Cocuruto é um espaço cultural a céu aberto que conta a história do Bondinho. Através de Ipad´s, telões, imagens e alguns objetos, o visitante pode conhecer toda a trajetória do Bondinho, desde a sua construção até a sua modernização.

Espaço Cultural Cocuruto
Espaço Cultural Cocuruto

A Praça dos Bondes foi criada em 2009, e lá estão expostos os dois bondinhos das duas gerações anteriores, o de 1912 e o de 1972. Ao lado de cada bondinho, estão as estátuas dos responsáveis pela implantação de cada um deles, Augusto Ferreira Lemos (1912) e Cristóvão Leite de Castro (1972).

O Anfiteatro é um espaço com palco que pode ser usado para vários tipos de eventos como coquetéis e jantares, confraternizações, casamentos e vários outros tipos de eventos. Com arquibancadas para 700 pessoas, o Anfiteatro ficou famoso por receber shows de música popular brasileira, por abrigar as discotecas “Dancing Days” e “Noites Cariocas” e por receber bailes carnavalescos nas décadas de 70 e 80.

Bondinho do Pão de Açúcar - Rio de Janeiro-RJ
Praça dos Bondes
Anfiteatro
Anfiteatro, com arquibancada para 700 pessoas

O Espaço Baía de Guanabara possui restaurantes, lojas e quiosques, e possui um belo visual da cidade do Rio de Janeiro. Lá é possível almoçar/lanchar e comprar algumas lembranças. A Passarela Verde é uma passarela que fica entre às arvores, próximo à Estação III, onde é possível observar a fauna e a flora presentes no Morro.

Espaço Baía de Guanabara
Espaço Baía de Guanabara
Passarela Verde
Passarela Verde

Gastronomia

No Morro da Urca há 3 bares: O Bar Abençoado possui drinks e um famoso escondidinho além de um cardápio variado. O Rei do Mate possui várias opções de lanches e o pão de queijo que os mineirim adora. A República da Fruta vende sorvetes e saladas de frutas. No Pão de Açúcar há uma lanchonete com lanches rápidos, bebidas, água sucos e salgados.

Lanchonete localizada no Pão de Açúcar

Passo a passo do passeio no Bondinho do Pão de Açúcar

Assim que sair da bilheteria com o ingresso em mãos, dirija-se à Estação I. Aguarde na fila e embarque no Bondinho rumo ao Morro da Urca. A viagem dura 3 minutos e você irá desembarcar na Estação II que fica a 200 metros do nível do mar.

Vista para a Estação I e portaria principal
Bondinho do Pão de Açúcar - Rio de Janeiro-RJ

No Morro da Urca há vários locais/decks que possuem belas paisagens, ótimas para fotos. Lá estão o Anfiteatro, o Espaço Discos, a Praça dos Bondes, o Espaço Baía de Guanabara, o Cocuruto e a Passarela Verde.

Heliponto, no Morro da Urca
Heliponto, no Morro da Urca

Em seguida, vá até a estação III, que leva até o Pão de Açúcar. A viagem também dura 3 minutos e você irá desembarcar na Estação IV.

Bondinho do Pão de Açúcar - Rio de Janeiro-RJ
Bondinho chegando ao Pão de Açúcar
Bondinho do Pão de Açúcar - Rio de Janeiro-RJ
Bondinho do Pão de Açúcar - Rio de Janeiro-RJ

Do Pão de Açúcar a vista para o Rio de Janeiro é simplesmente espetacular. Com uma altura de 396 metros, há vários pontos para observar e fotografar a cidade, além de lojas de souvenirs, uma lanchonete e banheiros. Há ainda uma pequena trilha pela mata.

Mirante na Trilha

Depois basta voltar pela Estação IV, desembarcar na Estação III, embarcar na Estação II e você irá desembarcar na Estação I. Quando for visitar, prefira dias poucos nublados com o tempo bem aberto, pois a paisagem fica ainda mais bonita. Algumas pessoas optam pela visita mais no fim da tarde para curtir o pôr do sol de lá  que é muito bonito.

Bondinho do Pão de Açúcar - Rio de Janeiro-RJ

Não é permitido tocar plantas, alimentar animais, jogar lixo no parque (há lixeiras para isso), utilizar trajes de banho, ficar sem camisa, comer ou beber dentro dos bondinhos, levar animais e fazer fotografias e filmagens profissionais sem prévia autorização do setor de marketing. O Bondinho do Pão de Açúcar já foi visitado por mais de 37 milhões de pessoas. Tá esperando o quê para realizar este passeio, que é destaque internacional?

Este blogueiro no Morro da Urca

Viagem realizada em janeiro de 2015

Logo Bondinho

A visita ao Bondinho foi um convite da Assessoria de Imprensa da atração ao Blog Meu Destino, porém as opiniões acima são pessoais e expressam a real experiência deste blogueiro. Fiz a parceria, mas a minha opinião é livre quanto aos serviços prestados. Agradeço ao Bondinho pela parceria.

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

12 respostas

  1. Bom dia. Existe o bilhete dourado, que dá acesso privilegiado a quem o adquirir, comprando um, posso ir qqr hora, ou ele tem um horário pré-fixado?

    1. Oi Almir.
      Sim, comprando o bilhete dourado você tem prioridade e pode ir em qualquer horário, sem precisar enfrentar a fila. Porém, na volta, você tem que enfrentar a fila normalmente para embarque.

    1. Oi João, tudo bem?
      Vai depender muito do tempo em que vai ficar lá em cima.
      E por exemplo gastei duas horas, desde o momento em que cheguei na na fila de acesso (já tinha comprado o ingresso), até o momento em que desembarquei.
      Creio que não passe de duas horas.
      Bom passeio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados