logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » Paraná » Foz do Iguaçu » Parque das Aves em Foz do Iguaçu – PR

Parque das Aves em Foz do Iguaçu – PR

O Parque das Aves é um passeio muito interessante para os turistas que visitam Foz do Iguaçu pois é possível ver e interagir com mais de 1000 espécies de aves. O local é um dos maiores parques de aves da América Latina, onde os visitantes tem a oportunidade de  ter contato direto com aves de diversas regiões do Mundo.

O Parque das Aves

O Parque das Aves possui 16 hectares de Mata Atlântica e vários viveiros espalhados pelos caminhos do parque, sendo possível entrar em alguns viveiros e ficar frente a frente com o tucano, um dos animais mais bonitos que já vi, interagir com as araras, guarás, garças, seriemas e outras espécies.

Entrada da atração

O Parque das Aves fica a 100 metros da entrada do Parque Nacional do Iguaçu e pode ser conhecido no mesmo dia em que for visitar as Cataratas do Iguaçu. A dica é começar primeiro pelo Parque das Aves, que é um passeio que dura cerca de 1h30. Como o parque abre às 8h30, às 10h você poderá seguir rumo ao Parque Nacional do Iguaçu, evitando as grandes filas que se formam para entrar no parque por volta de 9h.

Você poderá adquirir os ingressos para o Parque das Aves na portaria, na hora da visita, ou comprar na Loumar Turismo, junto com o transporte para as cataratas. Atualmente o valor é R$45 (consulte valores atualizados). O local possui total acessibilidade para portadores de necessidades especiais.

Assim que você entrar no Parque, a primeira atração é a Árvore da Vida, onde é possível conhecer a história desta, através de uma representação na mitologia nórdica, que traz uma lição sobre a ambição humana e a preservação da natureza. Depois basta seguir o caminho único que o parque possui para ir visitando os viveiros. É possível entrar em alguns deles.

Árvore da Vida
Árvore da vida
Turistas interagindo com os animais
Parque das Aves - Foz do Iguaçu-PR

Durante o caminho, você irá acessar 4 ambientes:

Viveiro Floresta – O Viveiro Floresta, que abriga mutuns, gralhas, sabiás, jacutingas e tucanos.

Tucano - Parque das Aves - Foz do Iguaçu-PR

Viveiro Pantanal – O Viveiro Pantanal, que abriga aves adaptadas ao ambiente aquático, como guarás e garças, além de tucanos e seriemas.

Parque das Aves - Foz do Iguaçu-PR
André Morato

Viveiro das Araras – O Viveiro das Araras, recentemente criado e chamado de viveirão, que abriga Araras e Papagaios.

Parque das Aves - Foz do Iguaçu-PR
Parque das Aves - Foz do Iguaçu-PR

Reino das Borboletas – Reino das Borboletas, que abriga borboletas e beija-flores. Se alguma borboleta pousar em você, é um sinal de boas novas.

Borboletas - Parque das Aves - Foz do Iguaçu-PR

Além de acessar esses viveiros, você poderá ver também outros ambientes como o Paraíso das Ararajubas, Covil dos Répteis, Refúgio das Harpias, Cobras Mansas, Casuar, Corujas entre outros. Em cada viveiro que você passar, encontrará placas com nome científico e regiões do planeta onde as espécies são encontradas. Na saída do parque, há uma lanchonete e uma loja de souvenirs.

André Morato

O parque ainda desenvolve seus próprios projetos de pesquisa, como o “Araras do Iguaçu”, “Projeto Tucano” e Educação na comunidade”, além de oferecer auxílio técnico e financeiro para projetos desenvolvidos em todo o Brasil.

O Parque das Aves funciona todos os dias das 8h30 às 17h. Para mais informações, acesse a página no Facebook, o site oficial ou pelo telefone. Confira mais algumas fotos registradas no Parque das Aves.

Parque das Aves - Foz do Iguaçu-PR
Parque das Aves - Foz do Iguaçu-PR
Parque das Aves - Foz do Iguaçu-PR
Parque das Aves - Foz do Iguaçu-PR
Parque das Aves - Foz do Iguaçu-PR
Tucano - Parque das Aves - Foz do Iguaçu-PR
Parque das Aves - Foz do Iguaçu-PR

Curiosidades

A Casuar é uma ave solitária e territorialista e, quando provocada, pode tornar-se extremamente agressiva, considerada a “ave mais perigosa do mundo” no Livro dos Recordes. As Corujas são as donas da noite e mais de 20 espécies podem ser encontradas no Brasil, voando após o pôr-do-sol.

As Harpias, com sua postura majestosa e força incomparável, são as mais poderosas aves de rapina do mundo. Elas vivem no topo das árvores das florestas densas, do sul do México ao nordeste da Argentina. A Ararajuba é considera uma das aves-símbolo do Brasil. Elas levam as cores da bandeira brasileira e vivem em pequenas populações na região amazônica, habitando as copas das árvores mais altas.

Parque das Aves
Av. das Cataratas, Km 17
Parque Nacional do Iguaçu
Foz do Iguaçu/PR
(45) 3529-8282
www.parquedasaves.com.br

Viagem realizada em março de 2014

Lourmar Turismo - Foz do Iguaçu

O transporte até o Parque das Aves foi um convite da agência Loumar Turismo ao blog, porém todas as opiniões acima são pessoais e expressam a real experiência deste blogueiro. Fiz a parceria, mas a minha opinião é livre quanto aos serviços prestados. Agradeço a Loumar Turismo pela parceria.

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

Uma resposta

  1. Para quem gosta de animais e estar em contato com a natureza, o Parque das Aves é um prato cheio. Um passeio muito prazeroso, para ser feito em família ou até mesmo sozinho, mas quem visita Foz do Iguaçu não pode perder a oportunidade. Nesse site aqui: https://www.localiguacu.com.br/parque-das-aves/, achei outras dicas sobre a visita ao parque, vale a pena dar uma olhada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados