logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » São Paulo » Aparecida » Onde se hospedar em Aparecida-SP: Pousada do Bom Jesus

Onde se hospedar em Aparecida-SP: Pousada do Bom Jesus

A Pousada do Bom Jesus é uma opção de hospedagem em Aparecida-SP, cidade que recebe milhões de turistas/romeiros todos os anos para visitar o Santuário Nacional, o maior templo mariano no mundo. A pousada está instalada em um prédio histórico, que já funcionou como um mosteiro e atualmente abriga também um seminário.

A pousada está localizada no movimentado centro de Aparecida, mas ainda assim, é um lugar super tranquilo e você vai entender o porque, quando terminar de ler este post. Me hospedei de sexta à domingo, à convite do Santuário Nacional, que gerencia esta pousada e o Hotel Rainha do Brasil, as duas melhores opções de hospedagem de Aparecida. Eu já tive a oportunidade de me hospedar nos dois lugares, o Rainha do Brasil é mais moderno, já a Bom Jesus é mais aconchegante.

Além de muito conforto e um ambiente de paz e reflexão, a Pousada do Bom Jesus conta com alguns atrativos, entre eles a “Ala Pontifícia”, local onde se hospedaram os papas João Paulo II e Bento XVI, que atualmente está aberto à visitação. A pousada, por si só, já é um atrativo, devido a toda a história que envolve o prédio histórico, se hospedar nela então é um grande privilégio. Confira como foi a minha experiência por lá.

Seminário do Bom Jesus

A história do local começa em 1894, quando o Arcebispo de São Paulo lançou e abençoou a pedra fundamental da construção, que seria destinada aos jovens que aspirassem ao estudo eclesiástico. Projetado pelo engenheiro Dr. Francisco Carlos da Silva, a imponente estrutura em tijolos aparentes foi inspirada na arquitetura do famoso Palácio de Versalhes, na França.

A longo da história, o Seminário do Bom Jesus recebeu visitas ilustres como Madre Paulina (1923 e 1934), que visitou brevemente o então Asilo Nossa Senhora Aparecida, o Papa João Paulo II (1980), em sua primeira visita apostólica ao Brasil, o Papa Bento XVI (2007), por ocasião da Conferência Geral dos Bispos da América Latina e o Papa Francisco (2013), na Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro.

Pousada do Bom Jesus - Hospedagem em Aparecida-SP
Pousada do Bom Jesus - Hospedagem em Aparecida-SP

A partir do ano de 2012, o Seminário passou a ser também uma pousada. Atualmente o local abriga, além da pousada, um seminário de formação dos seminaristas arquidiocesanos, a Cúria Metropolitana, uma biblioteca para os seminaristas e pesquisadores, um museu e um centro de administração da arquidiocese de Aparecida.

Pousada do Bom Jesus

Localizada na região central de Aparecida, a Pousada do Bom Jesus fica em uma região bastante movimentada, mas é um lugar super tranquilo, já que possui uma enorme área arborizada (10 hectares) antes de chegar à construção, isso faz com que o local fique longe do movimento da área central.

Os jardins são lindos e bem cuidados, havia chovido um dia antes da minha chegada e tudo estava “verdinho”, inclusive com as fontes em pleno funcionamento, elas foram reinauguradas no dia da minha chegada à pousada. Outras novidades que acabaram de ser inauguradas por lá são a iluminação de natal e um lindo presépio, este último foi abençoado pelo bispo local, ambos ficaram lindos.

Pousada do Bom Jesus - Hospedagem em Aparecida-SP
Presépio
Presépio
Presépio
Benção do Presépio

Acomodações

Eu me hospedei em uma suíte dupla, junto com a Kaká, uma espaçosa e confortável suíte, recém reformada, com cama king size, TV LCD 32″, ar condicionado, mesa grande para refeições, bancada, armário, espelho de corpo inteiro e cortinas black-out. A suíte possui frigobar desabastecido, as bebidas devem ser retiradas ou solicitadas na recepção.

O banheiro possui um bom tamanho, box de vidro, ducha com boa vasão de água e aquecedor solar de difícil regulagem de temperatura, a água esquenta e esfria durante o banho. As toalhas são extremamente brancas e limpas, são oferecidas amenidades de banho e secador de cabelos.

Pousada do Bom Jesus - Hospedagem em Aparecida-SP
Pousada do Bom Jesus - Hospedagem em Aparecida-SP
Pousada do Bom Jesus - Hospedagem em Aparecida-SP

O ar condicionado é silencioso e trabalha muito bem, o quarto é extremamente limpo, há tomadas nas laterais da cama e próximo à mesa, o que facilita bastante a recarregar os equipamentos. A porta da suíte possui trava eletrônica, que abre com aproximação do cartão. A suíte agradou bastante, muito confortável e espaçosa. Para famílias, a pousada oferece suítes conjugadas.

Estrutura

A estrutura da Pousada do Bom Jesus conta com 4 andares, 73 suítes, elevador, campo de futebol, sala de TV, fitness center, um museu com a Ala Pontifícia, espaços para oração, uma linda Capela, brinquedoteca, estacionamento descoberto, espaço para eventos, portaria controlada e internet gratuita. A Sala de TV fica no terceiro andar, onde também fica a Capela João Paulo II, que foi batizada com este nome em homenagem ao Papa, que lá esteve palestrando com os seminaristas em 1980.

Capela João Paulo II na Pousada do Bom Jesus - Hospedagem em Aparecida-SP
Capela João Paulo II
Pousada do Bom Jesus - Hospedagem em Aparecida-SP

A Ala Pontifícia fica no primeiro andar da pousada, onde é possível visitar a sala de jantar, uma pequena capela e a suíte onde os Papas se hospedaram. Por ali há também um museu, que abriga algumas imagens sacras e artigos religiosos. Pessoas que não estão hospedadas da Pousada do Bom Jesus também podem realizar a visita à Ala Pontifícia. Os corredores de acesso aos quartos são bastante charmosos, mantém a arquitetura original, com pé direito bastante alto.

Pousada do Bom Jesus - Hospedagem em Aparecida-SP
Quarto do Papa na Ala Pontifícia - Pousada do Bom Jesus - Hospedagem em Aparecida-SP
Quarto – Ala Pontifícia
Capela na Ala do Papa - Seminário e Pousada do Bom Jesus
Capela – Ala Pontifícia
Sala de Jantar do Papa - Seminário e Pousada do Bom Jesus
Sala de Jantar – Ala Pontifícia

A parte externa da pousada conta com duas grutas, a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes e a Gruta de Santa Paulina, espaços que podem ser usadas para oração e reflexão, em meio ao pomar e a extensa área verde que envolve a pousada. A parte externa ainda possui um redário, localizado em meio às sombras das árvores, ótimo para descansar e curtir a natureza ao redor.

Quem se hospeda na pousada tem traslado gratuito ao Santuário Nacional, mas caso esteja em carro próprio, poderá solicitar na recepção uma credencial para ter acesso gratuito ao estacionamento do Santuário Nacional.

Grutas
Grutas

Gastronomia

Quem se hospeda na Pousada do Bom Jesus tem opção de diárias apenas com café da manhã, café da manhã e almoço (meia pensão) ou café da manhã, almoço e jantar (pensão completa), todas servidas no amplo Restaurante Bom Jesus, localizado no térreo, com ambiente climatizado e diversas mesas.

O café da manhã oferece pães, bolos, pão de queijo, salgadinhos, ovos mexidos, biscoitos, pão de tapioca, presunto, muçarela, peito de peru, queijo fresco, cinco tipos de frutas, cereais, geleias, café, leite, sucos naturais, achocolatado e chás. Também é possível solicitar omeletes e tapiocas. Tudo que comi estava bem gostoso e fresco.

Café da Manhã
Café da Manhã
Pousada do Bom Jesus - Hospedagem em Aparecida-SP
Café da Manhã
Opções do Café da Manhã
Omelete e Tapioca

Também almocei por lá em duas oportunidades, gostei bastante da comida e das opções. Entre as opções do almoço, destaco sofioli de presunto e muçarela, anel de cebola, filé de frango, contra filé, salada caprese, polenta frita e feijoada. Quanto às sobremesas, destaco o pudim, torta de maracujá e mousse de limão, além de frutas.

Almoço na Pousada do Bom Jesus - Hospedagem em Aparecida-SP
Almoço

Como fazer uma reserva na Pousada do Bom Jesus?

Para se hospedar na Pousada do Bom Jesus, o recomendado é reservar com antecedência, para não correr o risco de ficar sem lugar. Clicando aqui você consulta os valores e faz a sua reserva, sem burocracia. As diárias custam em média R$300 de acordo com o período desejado, para hospedagem com café da manhã. Para outros regimes de alimentação, consulte a pousada.

Destaco aqui o excelente atendimento recebido por parte dos funcionários, sempre atenciosos e educados. Um dos princípios de todo o Santuário Nacional (e dos hotéis que pertencem a ele) é que acolher bem também é evangelizar, então estão de parabéns neste quesito.

Pousada do Bom Jesus - Hospedagem em Aparecida-SP

Consultar valores e disponibilidade do hotel no Booking.com

Pousada do Bom Jesus
Rua Barão do Rio Branco 412
Centro – Aparecida-SP
(12) 3104-2655

Viagem realizada em dezembro de 2019

Logo

O Blog Meu Destino se hospedou na Pousada do Bom Jesus à convite do Santuário Nacional, porém todas as opiniões acima são pessoais e expressam a real experiência deste blogueiro. Agradeço à assessoria de imprensa do Santuário Nacional pela parceria.

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados