logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » Goiás » Trindade » O que fazer em Trindade-GO, a terra do Divino Pai Eterno

O que fazer em Trindade-GO, a terra do Divino Pai Eterno

Trindade-GO é uma cidade localizada a 19 quilômetros de Goiânia, é a Terra do Divino Pai Eterno, uma cidade religiosa que recebe romeiros de todos os cantos do mundo. Conhecida como a Capital da Fé, Trindade recebe cerca de 4 milhões de peregrinos todos os anos, este número tende a aumentar graças a repercussão nacional e até internacional do trabalho realizado pelo Padre Robson Oliveira no Santuário Basílica do Divino Pai Eterno.

Todos os anos a cidade recebe uma festa em louvor ao Divino Pai Eterno chamada de Romaria, que reúne cerca de 2,5 milhões de romeiros durante os dez dias de festa. Recebi um convite através da AFG Comunicação e da AFIPE (Associação Filhos do Pai Eterno) para participar da Romaria 2018 e conhecer a segunda maior festa religiosa do Brasil. Me hospedei no Hotel Liguori, localizado na entrada da cidade e considerado o melhor hotel de Trindade, aqui tem um review.

Durante os 4 dias em que estive em Trindade-GO, aproveitei para curtir os festejos ao Pai Eterno e conhecer tudo o que a cidade tem de melhor. Se você procura o que fazer em Trindade-GO, você veio ao lugar certo, o blog Meu Destino tem várias dicas para você curtir as atrações da cidade.

O que fazer em Trindade-GO

Boa parte das atrações ficam no Santuário do Divino Pai Eterno e em seus arredores, podendo ser conhecidas a pé. Algumas atrações que ficam mais longes podem ser conhecidas através do passeio no Bonde do Pai Eterno, mas há outras opções como o tuk-tuk, táxi e Uber. Confira o que fazer em Trindade-GO:

Participar das celebrações no Santuário Basílica

Participar das celebrações durante a visita à cidade é umas das atividades principais e mais importantes mas há mais o que fazer por lá como visitar a Sala dos Milagres, se confessar, visitar a Capela do Santíssimo, ver a Imagem do Pai Eterno, amarrar uma fitinha na Gruta da Intercessão e adentrar a Gruta Nossa Senhora de Lourdes. Aqui tem um post com todos os detalhes do Santuário.

Rua Dr Irany Ferreira 702 – Vila Santo Onofre – (62) 3506-9800
Entrada: Gratuita

Santuário do Divino Pai Eterno
Santuário do Divino Pai Eterno

Conhecer a Igreja Matriz de Trindade-GO

Fundada em 1912, a Igreja Matriz de Trindade-GO foi erguida com a ajuda da comunidade, após os Missionários Redentoristas perceberem o aumento de pessoas que visitavam a cidade devido a fé, despertada pelo encontro do Medalhão da Santíssima Trindade pelo casal Constantino Xavier e Ana Rosa.

Tombada como Patrimônio Histórico do Estado de Goiás e Nacional e como Patrimônio Cultural Material do Brasil, a Igreja recebeu reforma em 2013 onde foram resgatadas as características originais, mantendo seus traços antigos e rústicos, incluindo o altar, todo talhado em madeira de aroeira. A praça onde se localizada a Igreja Matriz é uma graça, toda florida, com bancos e uma fonte.

Praça do Santuário 238 – Centro – (62) 3505-1129
Entrada: Gratuita

Igreja Matriz - O que fazer em Trindade-GO
Igreja Matriz - O que fazer em Trindade-GO

Assistir a uma peça no Cine Teatro AFIPE

Localizado em um prédio histórico em frente a Praça da Igreja Matriz, o Cine Teatro AFIPE foi oficialmente inaugurado em 2016, onde antigamente funcionava o Cine Teatro Mara. O prédio foi reformado mas a sua fachada original foi mantida, sendo que a sua capacidade atual é de receber até 940 pessoas. A programação oferece filmes, palestras, shows, encontros, teatro e exposições, sempre gratuitos. Durante a Romaria, a programação é especial.

Rua Dr Irany Ferreira – Setor Central – (62) 3505-1382
Entrada: Gratuita
💡 Programação: Aqui

Teatro AFIPE - O que fazer em Trindade-GO

Fazer compras nas feirinhas nos arredores do Santuário

Trindade é uma cidade que possui diversas feirinhas, elas estão espalhadas pelo entorno do Santuário Basílica e vendem os mais diversos produtos. As barracas de artigos religiosos são as mais numerosas mas tem as que vendem roupas, acessórios, brinquedos, eletrônicos e lembranças de Trindade-GO.

Em frente à entrada principal do Santuário

Feirinhas

Visitar a Vila São Cottolengo

A Vila São Cottolengo é uma instituição filantrópica sem fins lucrativos, mantida através de doações, criada e administrada pelos Missionários Redentoristas. Chamado de “Santuário do Irmão”, o local atende em período integral pessoas com deficiência crônica, cuidando do desenvolvimento físico, social, educacional e cultural dos mais de 300 internos.

Muitas pessoas visitam o local e os internos recebem a todos com muita alegria. Tenho certeza que todos os que visitam o local, assim como eu, saem de lá com pensamento renovado, é um local que nos transforma, nos faz ver a vida com outro olhar. Aproveito aqui para parabenizar o belo trabalho realizado pelas Irmãs, que ainda administram duas unidades de ensino especial e complementar.  😛

Av Cel Gabriel ALves de Carvalho 163 – Santuário – (62) 3506-9000
Entrada: Gratuita
💡 Todos os dias, de 8h às 16h

Vila São Cottolengo - O que fazer em Trindade-GO

Fazer o passeio de Bondinho

O Bonde do Pai Eterno, chamado de Bondinho, é uma jardineira que realiza um city tour, passando pelos principais pontos turísticos de Trindade-GO. Mas o melhor de tudo é a animação da Ana Cláudia, a guia que deixa o passeio super divertido. Há vários passeios de bondinho em Trindade mas o mais legal é este da jardineira.

Embarque no Pátio do Santuário Basílica, próximo à gruta
Entrada: R$10
💡 Saídas de 7h30 às 18h De hora em hora)

Bonde do Pai Eterno

Percorrer a Via Sacra

Ao longo da Av. Constantino Xavier há um verdadeiro museu a céu aberto. Contando com esculturas pintadas à mão e em tamanho natural, a avenida conta com 14 estações da Via Sacra que retratam a Paixão, Morte e Ressureição de Cristo. O trecho liga o Santuário Basílica à Igreja do Santíssimo Redentor e possui lindos painéis.

Av Constantino Xavier – Setor Ana Rosa

Via Sacra
Via Sacra - O que fazer em Trindade-GO

Conhecer a Igreja da Santíssima Trindade (Padre Pelágio)

Também conhecida como Igreja Padre Pelágio, esta igreja foi construída pelos Missionários Redentoristas de Goiás e inaugurada em 2005, contendo os restos mortais de Padre Pelágio. De origem alemã, Padre Pelágio passou boa parte de sua vida em Trindade, sempre vivendo em prol do próximo, com um belo trabalho de evangelização. Um processo de beatificação está em andamento no Vaticano. A Igreja fica no fim da Av. Constantino Xavier e possui uma bonita vista panorâmica para a cidade.

Av Constantino Xavier – Setor Ana Rosa – (62) 3505-8539
Entrada: Gratuita
💡 Todos os dias, de 6h30 às 21h

Igreja da Santíssima Trindade (Padre Pelágio) - O que fazer em Trindade-GO
Igreja Padre Pelágio

Conhecer o Carmelo da Santíssima Trindade

Destinado às Irmãs Carmelitas Descalços que vivem em clausura, é o primeiro do estado de Goiás. Localizado próximo à Vila de São Cottolengo, o local possui uma bonita capela, perfeita para um momento de oração e reflexão. O contato das religiosas com o público exterior é feito através de uma grade.

Av Cel. Gabriel Alves de Carvalho 667 – Santuário – (62) 3505-4686
Entrada: Gratuita

Carmelo da Santíssima Trindade
Carmelo da Santíssima Trindade - O que fazer em Trindade-GO

Provar as comidas típicas de Goiás

Sempre que viajo para outros estados ou outros países, procuro experimentar as comidas típicas e em Trindade-GO não foi diferente. A primeira iguaria que provei foi a Pamonha à Moda, uma pamonha recheada com queijo minas e linguiça, com uma pimentinha ao fundo, que delícia. E olha que não sou muito fã de pamonha, mas essa eu gostei.

A segunda coisa que provei por lá foi o arroz com pequi, mas não foi intencional. Fui jantar na Casa dos Padres e achei que era galinhada, quando vi que era arroz com pequi já havia colocado no prato, tive que comer. Mantive a minha opinião, não gostei de jeito nenhum, nem do cheiro e muito menos do sabor.

Pamonha
Pamonha à Moda – Pamonha com recheio de queijo e linguiça
Arroz com Pequi
Arroz com Pequi

Outra coisa que provei em Trindade-GO foi o Biscuit com Sorvete de Jabuticaba, é um sorvete congelado em cubo com dois waffle’s, uma ótima pedida para se refrescar do calor da cidade. O Leite com Açúcar Queimado e Canela também é muito comum no estado e provei durante o Café da Manhã com o Padre Robson.

Bicuit - Sorvete em cubo com waffle
Bicuit – Sorvete em cubo com waffle

Ver a chegada dos Romeiros pela Rodovia dos Romeiros

Uma das coisas que mais me marcaram durante participação na Romaria 2018 foi ver fé e devoção dos peregrinos, que caminham cerca de 19 quilômetros de Goiânia à Trindade pela Rodovia dos Romeiros, para pagar as suas promessas. São milhares de pessoas por dia durante os 10 dias de festa, são montados diversos pontos de apoio que oferecem lanche, sucos, chás, leite com canela e atendimento médico, caso necessário.

GO-060 (Rodovia dos Romeiros) 

Rodovia dos Romeiros - Goiás
Rodovia dos Romeiros

Passar pelo Portal da Fé

O Portal da Fé está localizado na entrada de Trindade-GO, é um monumento arquitetônico muito marcante, já que marca a chegada dos romeiros à cidade, principalmente para quem chega a pé. O local possui uma grande imagem do Divino Pai Eterno e os devotos costumam acender suas velas e fazer orações por ali.

Início da Av. Constantino Xavier

Portal da Fé - O que fazer em Trindade-GO

Visitar o Museu da Memória de Trindade-GO

O Museu está localizado em um casarão construído em 1912 e possui diversas fotografias, documentos, obras de arte e objetos que contam parte da história de Trindade, com destaque para uma obra que retrata o casal que encontrou o Medalhão da Santíssima Trindade. A visita é gratuita e o acervo é interessante, mais detalhes eu conto aqui neste post.

Rua Nicodemos Neri – Setor Central
Entrada: Gratuita
💡 Segunda à sábado, de 7h às 18h

Museu da Memória de Trindade-GO

Conhecer a Igreja de Santa Luzia

A bonita Igreja de Santa Luzia é um local muito visitado pelos romeiros. A história do local começou quando Francisco Paulo Ramos sofria de um grave problema de visão e não obteve êxito após longo tratamento com vários médicos. Dona Alice, sua esposa, pediu a intercessão de Santa Luzia e foi atendida. Ela prometeu construir uma capela e fazer festa em louvor à santa, todos os anos. Pequena e aconchegante, a Igreja de Santa Luzia possui um bonito altar e fica em frente a feira coberta, coladinha à rodoviária de Trindade.

Av Francisco Paulo Ramos 420 – Vila Pai Eterno
Entrada: Gratuita

Igreja de Santa Luzia - O que fazer em Trindade-GO
Igreja de Santa Luzia
Igreja de Santa Luzia - O que fazer em Trindade-GO
Igreja de Santa Luzia

Visitar as obras do Novo Santuário e a Capela do Cruzeiro

Um Novo Santuário do Pai Eterno está sendo construído, tendo em vista o crescimento da devoção e o aumento do número de fiéis que visitam Trindade todos os anos. A capacidade do novo santuário será de abrigar 13 mil fiéis na parte interna e 250 mil na parte externa, além de um grande complexo de atrações. Visitei as obras à convite do Padre Robson e pude ver de perto a grandiosidade dessa obra, que dará mais conforto aos fiéis que visitam o Pai Eterno. O tour de bondinho também passa por lá. A Capela do Cruzeiro está em um mirante ao lado do canteiro de obras e foi inaugurada em 2012.

Obras do Novo Santuário
Capela do Cruzeiro - O que fazer em Trindade-GO
Capela do Cruzeiro

Gostou de nossas dicas? Tem mais dicas de coisas a se fazer em Trindade? Deixe seu comentário contando a sua opinião.  😛

Viagem realizada em junho de 2018

Logo AFG Comunicação

A viagem à Trindade foi realizada à convite da AFG Comunicação e da AFIPE, porém todas as opiniões acima são pessoais e expressam a real experiência deste blogueiro. Fiz a parceria, mas a minha opinião é livre quanto aos serviços prestados. Agradeço à AFG e à AFIPE pelo convite e ótimo acolhimento.

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

34 respostas

    1. Oi Patrícia.
      Você tem três opções: Pode chamar um Uber (cerca de R$55 o trecho), ônibus convencional (R$10 o trecho) ou combinar com uma taxista.
      Não encontrei receptivos que realizem o serviço.
      Espero ter ajudado!

  1. Olá, tudo bem…..gostei das dicas. Quero ir a Trindade, mas gostaria de ficar em um Hotel com piscina próximo do Santuário e que eu possa fazer outros passeios a pé, sem precisar me deslocar de carro. Você me daria alguma sugestão?

  2. Bom dia André, tudo bem? Estou aqui para te informar que tem um local que você ainda não conheceu mas, que já tem 3 anos de funcionamento, é o Arca Parque, que você precisa conhecer, fica à 20km da rodoviária e é um parque temático que mescla, lazer, diversão e natureza. VENHA NOS CONHECER!!!

  3. André sou Apaixonada pela cidade de Trindade, já estive lá 7 vezes e lendo sua matéria fiquei com muita vontade de voltar, Parabéns seu Blog é Muito Bom!
    Muito Sucesso e Viagens incríveis pra vc.

  4. Sou de Niterói e ouvi falar de Trindade pela TV Pai Eterno. Cheguei até aqui procurando na net. Qual melhor modo de chegar a Trindade, indo de ônibus ? Fica qual distância da rodoviária, a cidade de Trindade ?

    1. Oi Eunice, a maneira mais rápida seria de avião, pousando em Goiânia, Trindade fica a cerca de 20 quilômetros de Goiânia, pertinho.
      De ônibus o caminho é um pouco mais longo, porém pode ficar bem mais em conta, vale a pena pesquisar os preços.
      Um abraço

  5. Já estou c/ vontade de conhecer Trindade, André, pela maneira prática e atrativa pela qual a apresentou. Acrescentei o Parque Temático e em breve estarei lá. Vc tem outros destinos? Assim como vc gosto mto de viajar. No Brasil, só faltam: Rondonia, Roraima e Acre. Gostaria de dicas p/ o exterior, Já conheço Sul da Espanha e Portugal (Lisboa e Fátima). Parabéns e obrigada. Vou seguí-lo.

    1. Oi Elisabeth, que prazer tê-la aqui no blog, uma pessoa viajada.
      Todas as dicas que tenho estão publicadas aqui no blog, fique à vontade para navegar pelos diversos destinos aqui postados.
      Um grande abraço!

  6. Oi André, bom dia. Muito bacana essa sua postagem!!! Estou querendo levar minha mãe no início de agosto para conhecer Trindade. Você saberia dizer se o ônibus de Goiânia para Trindade passa no aeroporto de Goiânia ou somente na Rodoviária? Tem alguma indicação de hotel que fique próximos aos principais pontos turísticos da cidade?

  7. Parabéns pelo blog,André!!
    Sou de Minas Gerais e Irei a Goiânia brevemente.Depois destas ótimas dicas,visitarei Trindade.Quero aproveitar o máximo.Sucesso para você!!!

  8. Boa tarde!

    Temos uma agência de viagens no Interior de Alagoas e estou pesquisando a respeito de Trindade, pois temos inúmeras solicitações de Clientes e ano que vem estamos bastantes interessados em montar uma excursão religiosa para Trindade.

    O material descrevendo o que fazer em Trindade está excelente, só gostaria de saber quantos dias seriam suficientes para conhecer tudo e qual melhor época, sem ser no período da festa.

    Aguardo breve retorno.

  9. Sou taxista em Brasília e faço viagens para várias cidades.
    Vou levar alguns turistas daqui 2 meses e estava procurando um roteiro, pois a viagem é ida e volta e vamos aos principais pontos.
    Este blog vai me ajudar bastante.

    1. Oi Viviane, tudo bem?
      Exceto o Museu de Trindade, que fica um pouco mais afastado, dá pra fazer tudo a pé sim, as atrações são próximas.
      Mesmo o museu sendo um pouco mais afastado, eu cheguei até ele caminhando, daí depende da disposição de cada um.
      Um abraço!

  10. Por opção irei sozinha (momento de reflexo) ..porém em excursão..ficarei 5 dias no hotel Linguori..passeio além de Trindade…tem transporte fácil para Goiânia…obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados