logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » São Paulo » Ilhabela » Atrações, dicas e passeios, saiba o que fazer em Ilhabela-SP

Atrações, dicas e passeios, saiba o que fazer em Ilhabela-SP

Ilhabela é uma ilha que está no litoral de São Paulo, próxima à cidade de São Sebastião, um lugar apaixonante, lindo, bem estruturado, com diversas atrações que vão muito além de praias. A cidade possui uma orla simplesmente maravilhosa, com ciclovias, ótimos calçadões para caminhadas, academias ao ar livre, ônibus circulando por toda a ilha e a grande maioria das praias com águas cristalinas e boa infraestrutura.

Como as atrações são diversas, é necessário escolher quais se encaixam em seu perfil e quais serão possíveis de se fazer em apenas uma viagem, de acordo com a quantidade de dias que você pretende ficar por lá. Sendo assim, vão algumas dicas do que fazer em Ilhabela, onde se hospedar e onde comer, dicas essenciais para que a sua viagem seja inesquecível.

O que fazer em Ilhabela-SP

1 – Visitar as Melhores Praias de Ilhabela

Ilhabela possui mais de 40 praias, algumas voltadas para o continente e algumas voltadas para o Oceano Atlântico. As que são voltadas para o continente são acessíveis por carro comum e geralmente são mais cheias enquanto as voltadas para o Atlântico são acessíveis apenas por barco ou veículos 4×4, sendo mais tranquilas e salvagens.

Vamos separar as praias por 3 regiões, norte, sul e leste da ilha. O ponto de referência para esta separação será a balsa, que fica no centro da ilha.

Litoral Norte da Ilha

As principais praias do litoral norte são:

Perequê – É a principal praia da ilha devido ao grande número de comércios. É ponto de partida para diversos passeios e possui uma praia muito bem estruturada, com atrações para crianças e adultos.

Praia do Perequê - Ilhabela-SP
Praia do Perequê

Itaguaçu – Possui boas opções de hospedagem e restaurantes, uma orla muito bonita e fica pertinho do Perequê. Não é das mais procuradas para banho mas tem a vantagem de ser central, facilitando o acesso à outras praias da ilha.

Barreiros – Tem águas calmas e pouca infra estrutura. No caminho até lá, há um Mirante (da Praia dos Barreiros) com uma bonita vista para o mar aberto.

Guarapocaia (Pedra do Sino) – Possui boa infra estrutura de praia, mar calmo e estacionamento. É uma boa opção para família. Conhecida popularmente como Pedra do Sino pois possui uma pedra que, ao ser tocada com um martelo, emite sons parecidos com um sino.

Praia do Sino (Guarapocaia) - Ilhabela-SP
Praia de Guarapocaia, popularmente conhecida como Pedra do Sino

Jabaquara – Uma das praias mais bonitas de Ilhabela. Possui acesso por estrada de terra, se chover e não for em um veículo 4×4, melhor ir de barco. Possui um mirante que dá uma linda vista para a praia e muitos borrachudos. Abuse do repelente.

Outras praias do litoral norte: Praia do Viana, Praia do Pinto, Praia da Armação e Pacuíba.

Litoral Sul da Ilha

As principais praias do litoral sul são:

Pedras Miúdas e Ilha das Cabras – A Praia de Pedras Miúdas é ótima para mergulho livre devido a rica vida marinha, bem como a Ilha das Cabras que fica em frente a esta praia. A praia possui faixa de areia pequena e estrutura de bar.

Ilha das Cabras - Ilhabela-SP
Ilha das Cabras

Praia do Veloso – É uma bela e tranquila praia muito frequentada por moradores da região e mergulhadores. Pode ser acessada por trilha a partir da Praia do Curral, que fica à 300 metros.

Praia do Curral – É uma das mais agitadas de Ilhabela. Possui ótima infra estrutura e diversas atividades como stand up paddle e caiaque. Possui diversas barracas que oferecem estacionamento e ducha (pagos).

Praia do Curral - Ilhabela-SP
Praia do Curral, uma das mais procuradas de Ilhabela

Outras praias do litoral sul: Praia Brava, Feiticeira e Praia Grande.

Litoral Leste da Ilha

As principais praias do litoral leste são:

Praia de Castelhanos – Talvez a mais linda de Ilhabela, Castelhanos é acessível somente por barco ou veículos 4×4. Localizada no Parque Estadual de Ilhabela, possui acesso controlado e limitado por dia. Várias agências realizam o passeio até lá. É uma praia selvagem com águas calmas nas suas extremidades e mar agitado na parte central. O passeio dura um dia inteiro.

Praia de Castelhanos - Ilhabela-SP
Praia de Castelhanos

Praia do Bonete – Outra linda praia da ilha, acessível somente por barco ou por longa trilha. Vale a pena conhecer!

Saco do Eustáquio – Acessível por barco, possui águas com tom “azulão”, convidativas para um delicioso mergulho. Pode ser conhecida no mesmo dia em que conhecer Castelhanos, caso opte pelo passeio de barco.

Praia da Fome – Possui este nome curioso pois era local de engorda dos escravos. É muito linda, com acesso via barco e possui um barraca com estrutura de praia que abre nos finais de semana. É tranquila e selvagem.

Outras praias do litoral leste: Praia Vermelha, Praia da Figueira, Praia da Serraria e Saco do Poço, todas acessíveis somente por barco.

Praia da Fome - Ilhabela-SP
Praia da Fome

2 – Crepe, Sorvete, Pizza, Almoço e Jantar em Ilhabela

Ilhabela possui uma infinidade de bons restaurantes, lanchonetes e cafés e tem opções pra todos os gostos.

Um ótimo local para almoço e jantar é o Ilha Deck Bar e Restaurante (Itaguaçu), que além de diversas opções à la carte, possui deliciosas pizzas, uma das mais famosas de Ilhabela. O Mozzarello (Vila) é outra ótima opção para pizzas, com vantagem de estar localizado na Vila. Já o Manjericão (Vila) possui opções em saladas, porções, massas, peixes, carnes e sobremesas, uma ótima opção a preço justo.

Ilha Deck Bar e Restaurante - Ilhabela-SP
Pizza do Ilha Deck Restaurante

Já se tornou uma tradição na Ilha o Crepe da Creperia Nareia (Perequê e Vila), um delicioso crepe francês adaptado aos sabores brasileiros. Ele é feito na hora, quentinho, e tem diversas combinações de sabores.

Se preferir um lanche rápido e gostoso, o Borrachudo Sanduicheria (Vila) é uma ótima opção. Os sanduíches são feitos com hambúrguer caseiro e em diversos tipos de pães.

Creperia Nareia - Onde comer em Ilhabela-SP
Creperia Nareia

A Gelateria Tradizionale (Vila) e a Daqui Doces e Sorvetes (Vila) são as melhores opções em sorvetes e picolés de Ilhabela, sendo a primeira opção mais sofisticada que a segunda.

3 – Passeios e Atividades em Ilhabela

São inúmeras as opções. Os passeios imperdíveis são:

Praia de Castelhanos de Jipe e/ou Barco – Várias agências de turismo realizam o passeio. Indicamos a Ecotur Castelhanos (confira no post), que faz o trajeto de ida e volta de jipe, ou ida de jipe e volta de barco (ou o contrário). Já aviso que o Jipe balança muito, pois a estrada é bem irregular. Aproveite para conhecer a linda Cachoeira do Gato, 2km de trilha à partir da extremidade esquerda da Praia de Castelhanos.

Mergulho na Ilha das Cabras – A Ilha das Cabras é conhecida como Santuário Ecológico Submarino, possui rica vida marinha e excelente estrutura para receber os mergulhadores. A Colonial Diver realiza o mergulho por lá com todo o equipamento.

Mergulho na Ilha das Cabras - Ilhabela-SP
Mergulho na Ilha das Cabras

Passear pelo Centro Histórico / Vila – A Vila de Ilhabela possui várias lojinhas de artesanato, restaurantes, sorveterias e um Centro Histórico e fica lotada à noite. A Rua do Meio é um charme e no fim dela há um pier com ótima vista para o mar e a Vila.

Tomar Banho de Cachoeira – São mais de trezentas. A maior e mais bela é a Cachoeira do Gato, já citada. A Cachoeira dos Três Tombos possui fácil acesso, próximo a Praia da Feiticeira e vale a pena conhecer. Outra opção de fácil acesso é a Cachoeira da Toca, boa para banho, fica no início da estrada para Castelhanos. A Cachoeira da Laje é outra indicação, linda, porém requer um pouco mais de esforço, cerca de 1h de trilha após a Ponta de Sepituba, no sul da ilha.

Igreja de Nossa Senhora D'ajuda - Centro Histórico de Ilhabela-SP
Igreja de Nossa Senhora D’ajuda no Centro Histórico (Vila) de Ilhabela-SP

Passeio de barco/escuna – Na Praia do Perequê há várias agências que fazem o passeio de barco até as Praias do Bonete, Praia da Fome, Saco do Eustáquio, Jabaquara entre outras. Há também o passeio de escuna que costuma durar um dia inteiro e faz parada em várias praias.

Praticar stand up paddle e caiaque – Várias praias oferecem os serviços (aluguel). A que possui melhor estrutura é a Praia do Curral, mas outras praias como Guarapocaia, e Perequê também são opções.

Praia do Sino (Guarapocaia)

Praticar kitesurf e windsurf – A Praia que possui a maior quantidade de adeptos ao esporte é a Praia da Armação, já que a Associação de Windsurf de Ilhabela possui sede no local. É uma das melhores praias do Brasil para a prática do esporte.

Pedalar pelas ciclovias – Se você curte pedalar, Ilhabela é um ótimo lugar para praticar a atividade. Grande parte da orla possui ciclovia e se não quiser levar a sua bike para lá, alugue uma na Praia do Perequê.

Curtir o pôr do sol – Os locais mais procurados de Ilhabela para curtir o pôr do sol são a Vila e a Praia do Perequê, porém há vários outros bons locais para curtir a atração.

4 – Eventos em Ilhabela

Ilhabela contempla diversos eventos culturais, esportivos e ambientais durante todo o ano. Em janeiro, acontece a Festa de Nossa Senhora Dàjuda, festa bastante popular por lá.

O Aloha Spirit acontece em março e também recebe vários turistas. E tem ainda o XTerra Brasil em maio, a Semana Internacional do Jazz em julho e a Windsurf Experience com aulas gratuitas do esporte, geralmente acontece nos meses de março e abril.

Praia da Armação
Praia da Armação, muito procurada por adeptos do kitesurf e windsurf

5 – Hospedagem

Existem diversas opções para os mais variados gostos. As praias mais afastadas (extremos norte e sul) são mais tranquilas e pouco movimentadas. Se você gosta de locais com maior tranquilidade e estiver de carro, vale a pena se hospedar nestas praias. As praias mais centrais (Perequê, Itaguaçu, Vila) são mais movimentadas e ficam mais perto de centros comerciais, sendo indicadas para pessoas que gostam de ambientes mais agitados.

Como opções econômicas, o Ilha Deck Hotel (Itaguaçu) possui ótimos preços, localização central e um quiosque de praia do próprio hotel. A Pousada Aporan (Itaquanduba) também possui boas instalações e preços em conta.

Ilha Deck Hotel - Hospedagem em Ilhabela-SP
Ilha Deck Hotel

Como opções um pouco mais confortáveis, indicamos o Ilha Flat Hotel (Perequê), a Pousada Perequê (Perequê) e o Hotel Mercedes, na praia do Viana.

E para quem não abre mão do conforto, duas opções de luxo são o Hotel Barra do Piúva (Piúva), considerado um dos mais charmosos do Brasil e o DPNY Beach Hotel e SPA (Curral), eleito um dos melhores hotéis de praia da América do Sul.

Hotel Mercedes - Ilhabela-SP
Hotel Mercedes

6 – Dicas gerais

A única maneira de chegar até Ilhabela é através da balsa, que realiza a travessia São Sebastião/Ilhabela. Na alta temporada, há o risco de enfrentar longas filas para fazer a travessia de carro. É necessário pagar por esta travessia. Há uma maneira de “furar” esta fila da balsa, utilizando o serviço Hora Marcada.

Dicas para fugir da fila da balsa
Balsa

A ilha possui muitos borrachudos, muitos mesmo, e o recomendado é levar o repelente em creme. Compre antes de viajar para lá pois o preço por lá é bem mais caro. É muito importante usar o repelente por todo o tempo pois os borrachudos deixam inchado os locais picados, dá coceira e demora a desinchar.

Na alta temporada, os preços dos restaur antes quase que dobram. Se puder ir na baixa temporada, é melhor. Se não puder, viaje sabendo que irá pagar caro por refeiçoes na ilha. A alta temporada em Ilhabela vai de setembro a fevereiro, meses mais quentes.

Aproveite ao máximo todos os passeios, você vai amar Ilhabela. Eu já amo este lugar!  🙂

André Morato

Viagem realizada em janeiro de 2016

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

5 respostas

  1. Pingback: CONHEÇA A COSTA VERDE - DO LITORAL NORTE DE SÃO PAULO AO SUL DO RIO DE JANEIRO - Pousada Jamboo - Ubatuba/SP
  2. Amei as dicas!
    Final de agosto é um bom período pra conhecer Ilha bela?
    Contratando agora vc acha que ainda dá tempo de conseguir bons preços em hospedagem?
    Como estará o clima?
    Desde já muito obrigada pela sua atenção.

    1. Oi Rosiane, fico feliz em saber que estu ajudando você a programar a sua viagem.
      Em agosto, o clima em Ilhabela é muito agradável e considerado baixa temporada, há muito menos turistas na cidade, permitindo que você aproveite locais que, em outras épocas do ano são completamente lotados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados