logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » Rio de Janeiro » Búzios » O que fazer em Búzios-RJ? Roteiro completo com todas as dicas

O que fazer em Búzios-RJ? Roteiro completo com todas as dicas

Armação dos Búzios é um dos principais destinos brasileiros, está localizado na Região dos Lagos no estado do Rio de Janeiro e atrai muitos turistas por conta das belas praias que possui, além de diversos atrativos, boa gastronomia e excelente infraestrutura hoteleira. Quem escolhe o local como destino deve saber que um roteiro em Búzios é essencial para curtir o que a cidade tem de melhor.

O ideal é reservar pelo menos quatro dias inteiros, para curtir as melhores praias, almoçar e jantar nos badalados restaurantes do balneário, fazer compras e passear pela Rua das Pedras e pela Orla Bardot. Se você tem apenas um final de semana, dá pra curtir uma parte dos principais atrativos, mas você vai sair de lá com um gostinho de quero mais. Pra quem tem mais de 4 dias, dá até para planejar uma ida à Arraial do Cabo, que fica a poucos quilômetros de Búzios.

O que fazer em Búzios

Curtir as melhores praias de Búzios

Búzios está rodeada de belas praias, são mais de vinte ao todo. Tem praias que são mais movimentadas, devido ao fácil acesso, outras são mais tranquilas e mais afastadas, mas o certo é que a grande maioria delas possui belezas que encantam à todos. Já estive na cidade por três vezes, ainda assim não conheci nem a metade das praias da cidade, então é necessário planejar quais praias entrarão no seu roteiro em Búzios, para que possa curtir as melhores praias do balneário.

Minha melhor experiência foi na Praia da Ferradura, uma das maiores praias de Búzios. A praia conta com uma ótima infra estrutura, possui fácil acesso e oferece mar calmo, com poucas ondas. Também tive boas experiências nas praias de Geribá e da Tartaruga, que também contam com ótima infra estrutura. A Praia da Ferradurinha é linda, pequena e vale a pena conhecer, com trilha a partir de Geribá. Azeda e Azedinha também são boas opções para passar o dia.

A Praia do Forno é pequena e mais selvagem, não possui muita estrutura de praia mas possui fácil acesso. Já a Praia da Foca requer uma pequena caminhada por uma trilha de menos de cinco minutos, possui uma minúscula faixa de areia e tem a vantagem de ser pouco procurada.

Para os adeptos ao naturismo, Búzios possui a Praia Olho do Boi, que é linda e preservada, porém requer um esforço maior para alcançá-la, uma trilha de cerca de 40 minutos. Para aqueles que gostam de surfar, a Praia Brava possui grandes ondas e recebe uma galera jovem. A Praia de João Fernandes é linda, mas não tive uma boa experiência por lá, como muitos gringos ficam nesta praia, as barracas cobram absurdos para utilizar a estrutura. Eu conto tudo sobre esta experiência e sobre as outras praias de Búzios, aqui neste link.

Praia da Ferradurinha
Praia da Ferradurinha
Praia da Tartaruga
Praia da Tartaruga

Jantar nos melhores restaurantes

Búzios apresenta uma grande diversidade gastronômica, aliás, essa é uma das principais atividades do seu roteiro pela cidade. Tem opções pra todos os gostos e bolsos, mas quem viaja para a cidade certamente procura fugir do “tradicional e baratinho”, optando por um jantar mais requintado nos melhores restaurantes de Búzios. O almoço geralmente acontece na praia, aí sim, a pedida é optar por algo mais em conta.

Na Praia da Tartaruga, o Restaurante Praia da Tartaruga é o melhor lugar para ficar, a Isca de Peixe é uma boa pedida. Já a Praia da Ferradura conta com a Barraca do Gustavo, ótima infraestrutura e boas opções no cardápio como Contra Filé com Fritas, que vem acompanhados de arroz e salada. Na Praia de Geribá, optei por uma simples barraca de praia mas me surpreendi com o Peixe Completo que comi no Quiosque Beira Mar.

Para o jantar, as melhores opções se encontram na Rua das Pedras e nas ruas paralelas a ela. Comi uma Moqueca de Peixe no Restaurante da Vinci que estava muito boa, assim como o Filé de Dourado ao Molho de Camarão do Restaurante do David. A Noi Cervejaria tem especialidade em carnes, o Prime Rib da casa, apesar do preço salgado, é espetacular. Uma opção mais em conta e não menos gostosa, são os crepes da Chez Michou, uma creperia que bomba por lá, oferecendo crepes generosos, com opções doces e salgadas.

Fazer compras e passear pela Rua das Pedras

A Rua das Pedras é considerada o coração da cidade, é ali que tudo acontece. É impossível pensar em um roteiro em Búzios sem passar pela Rua das Pedras, local que concentra diversas lojas, restaurantes, redes de fast-food, bares, pubs e muito charme. A rua mais badalada de Búzios possui desde lojas mais simples, que vendem souvenirs e biquinis, a opções mais sofisticadas, com preços nem tão exagerados assim.

À noite, a Rua das Pedras fica lotada de turistas, que buscam os bons restaurantes que ali se encontram. Caso não esteja de carro ou não queira sair de carro durante à noite, considere reservar uma pousada por ali, o melhor local para se hospedar em Búzios.

Rua das Pedras - O que fazer em Búzios-RJ
Rua das Pedras - O que fazer em Búzios-RJ

Passear pela Orla Bardot e tirar foto na estátua da Brigite Bardot

A Orla Bardot é um dos locais mais sofisticados de Búzios. Sendo uma “continuação” da Rua das Pedras, a Orla Bardot possui cerca de 600 metros de extensão e reúne restaurantes sofisticados, bares, pubs, lojas de grife, cafés, sorveterias e boates. É por ali que está a Privilége, a principal casa noturna de Búzios, que não deixa nada a desejar (a não ser o preço).

A bucólica Orla Bardot é colorida pelos diversos barquinhos de pesca, que podem ser admirados pelo deck de madeira, uma extensão à calçada da orla que dá mais conforto e segurança ao turistas. Ao longo da orla, esculturas de bronze de visitantes famosos podem ser observadas como da atriz francesa Brigitte Bardot, do ex-presidente JK e até de trabalhadores ilustres, os pescadores, que também são homenageados.

Orla Bardot - O que fazer em Búzios-RJ
Estátua dos Três Pescadores - O que fazer em Búzios-RJ
Estátua dos Três Pescadores

Apreciar o Pôr do Sol do Cais do Mangue

Entre a Rua das Pedras e a Orla Bardot, o Cais do Mangue é um ótimo lugar para curtir o pôr do sol, com fácil acesso e um cenário emoldurado por barcos e montanhas de Búzios. O local é bastante concorrido durante o pôr do sol, já que oferece uma vista fantástica para esta maravilha da natureza, chegue cedo para garantir um bom lugar.

Por do sol no Cais do Mangue - O que fazer em Búzios-RJ

Passeio de Escuna

Para aqueles que possuem poucos dias disponíveis e querem incluir várias praias em seu roteiro em Búzios, a melhor opção é reservar um passeio de escuna. Apesar de não ser tão procurado como acontece em Arraial do Cabo, o passeio é uma opção interessante já possui um preço razoável e passa por cerca de 12 praias. Mas é importante ressaltar que o tour não faz parada em todas elas, sendo que há apenas três paradas para mergulho.

Oferecido por diversas agências que ficam nos arredores do Cais do Mangue, o tour dura cerca de 3 horas e meia e oferece serviço de bordo com bebidas e petiscos (não inclusos), guia e música, custando cerca de R$50 por pessoa. É importante realizar o passeio com agências credenciadas, para garantir a sua segurança e evitar maiores problemas.

Passeio de Escuna - O que fazer em Búzios-RJ

Curtir a vista dos mirantes da cidade

As formações montanhosas de Búzios possibilitam lindas vistas através de mirantes, são vários espalhados por toda a cidade. A mais linda vista, na opinião deste blogueiro, é a do Mirante do Forno, mas outros mirantes merecem ser visitados como o de João Fernandes, o Mirante das Ilhas e o Mirante da Azeda, este último com fácil acesso e uma vista deslumbrante.

Mirante do Forno

Visitar a Igreja de Sant’Anna

Fundada em 1740, a singela arquitetura da construção da Igreja de Sant’Anna é típica do século XVIII. Localizada no alto de um morro, a pequena igrejinha possui interior simples e intimista. Da parte externa, uma linda vista para as praias da Armação e dos Ossos por ser admirada, contornada por uma vegetação exuberante. A igrejinha recebe missa aos sábados, às 20h.

Igreja de Sant'anna - O que fazer em Búzios-RJ
Igreja de Sant’Anna

Provar os crepes da Chez Michou Creperia

A creperia é um sucesso e muita gente passar por lá para provar os deliciosos e generosos crepes, com opções doces e salgadas. O ambiente da Chez Michou é descolado e animado, conta com dj e recebe pessoas de todos os estilos, adolescentes, famílias, casais de namorados e amigos. Além de deliciosos, os crepes são caprichados e valem por uma refeição.

Boas opções são Texas BBQ (recheado com carne suína, molho barbecue e cheddar) e Surf (recheado com filet mignon ao molho gorgonzola). Os crepes doces também são sucesso, o crepe com chocolate, amendoim, morango e sorvete é uma ótima pedida.

Chez Michou Creperia - Búzios-RJ

Bate e volta até Arraial do Cabo

Arraial do Cabo é um verdadeiro paraíso, com praias paradisíacas e muitas belezas naturais, localizado a poucos quilômetros de Búzios. Se você pretende ficar mais dias em Búzios, vale considerar um bate e volta até Arraial do Cabo, onde é possível curtir um passeio de barco que passa por várias praias, incluindo a Praia do Farol, considerada uma das mais lindas do Brasil.

Praia do Farol - Arraial do Cabo-RJ
Praia do Farol em Arraial do Cabo

Roteiro em Búzios – 5 dias

1º dia – Passe o dia na Praia da Tartaruga e almoce no Restaurante Praia da Tartaruga. No fim da tarde, curta o pôr do sol na Cais do Mangue e depois passeie pela Orla Bardot e Rua das Pedras. Para jantar, vá provar os crepes da Chez Michou.

2º dia – Passe o dia na Praia da Ferradura e almoce na Barraca do Gustavo. Na volta da praia, faça uma parada no Mirante do Forno. No fim da tarde, vá conhecer a Capela de Sant’Anna, tire fotos na estátua da Brigitte Bardot. Para jantar, uma moqueca de peixe ou filé de dourado no Restaurante do David são boas pedidas.

3º dia – Passe o dia na Praia de Geribá e almoce em alguma barraca de praia. As opções mais em conta ficam do lado esquerdo da praia. Vá caminhando até a Praia da Ferradurinha, em um trilha fácil, de cerca de 400 metros à partir do canto esquerdo da Praia de Geribá. À noite, um jantar no Restaurante Da Vinci é uma opção, podendo comer uma moqueca de peixe e camarão.

4º dia – Recomendo começar com um tour, passando pelo Mirante João Fernandes, Mirante das Ilhas e Mirante para a Praia Brava, caso esteja de carro. Caso contrário, pule esta atividade e vá conhecer a Praia da Azeda, com trilha se iniciando no canto direito da Praia dos Ossos. Aproveite para curtir o Mirante da Azeda. Para o jantar, recomendo a Noi Cervejaria.

5º dia – Neste último dia, recomendo conhecer a Praia Brava, ou tentar a sorte na Praia de João Fernandes, digo isso pois as barracas de praia cobram absurdos para utilizar a estrutura. Para o jantar, recomendo o Pátio Havana.

André Morato e Kalidia Silva
Logo Localiza Hertz

A viagem à Búzios teve o apoio da Localiza Hertz, viajei em uma EcoSport Titanium 2019 automática e a experiência foi fantástica. A empresa trabalha com veículos novos, um grande diferencial na hora de reservar o seu veículo. Acesse o site e confira as opções.

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados