logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » Santa Catarina » Blumenau » O que fazer em Blumenau-SC, a capital nacional da cerveja

O que fazer em Blumenau-SC, a capital nacional da cerveja

A minha primeira viagem ao estado de Santa Catarina aconteceu em 2011, quando viajei com mais 2 amigos, o nosso foco era a Oktoberfest, a segunda maior festa da cerveja do mundo. Nesta viagem conheci Florianópolis e Balneário Camboriú e fui à Blumenau apenas para a festa. Esse ano, a oportunidade de conhecer melhor a cidade apareceu quando a Márcia, do blog Casa de Doda, resolveu fazer em Blumenau um encontro de blogueiros, o 1º Blogando no Vale Europeu.

Eu passei apenas três dias na cidade, mas já saí de lá com um gostinho de quero mais, a cidade é um encanto em todos os sentidos, seja pela cultura, pela hospitalidade, pela estrutura, pelas festas e pelas cervejas  😛 , Blumenau é uma cidade que merece ser visitada por todos, não apenas durante a Oktoberfest, mas o ano inteiro.

Confira neste post o que fazer em Blumenau e comece a organizar o seu roteiro para lá hoje mesmo, você também irá se encantar com tudo o que a cidade tem a oferecer a seus turistas.

Saiba Tudo Sobre Blumenau

Como chegar -> O aeroporto mais próximo de Blumenau é o Aeroporto de Navegantes, mas você pode optar por chegar via Florianópolis, que fica um pouco mais longe, mas pode ter preços de voos mais em conta. Aqui tem tudo o que você precisa saber para chegar em Blumenau.

Onde se hospedar -> Eu me hospedei no Plaza Blumenau Hotel, uma ótima opção de hospedagem com excelente localização, pertinho do Centro Histórico. Próximo dele tem várias outras opções e vale a pena pesquisar valores para comparar o custo x benefício de cada um deles. Confira outras opções de hotéis em Blumenau.

Onde comer -> A gastronomia catarinense é um dos destaques de Blumenau. É possível participar de diversos eventos ao longo do ano e comer comidas da culinária alemã, que são tradicionais em todo o estado. Fora das festas, há diversos restaurantes na cidade que servem as comidas típicas dp estado, mas se preferir, tem opções que servem as comidas tradicionais, massas e até feijoada, confira aqui neste post as opções.

Plaza Blumenau Hotel

O que fazer em Blumenau

Visitar as cervejarias artesanais

A capital nacional da cerveja possui diversas fábricas de cervejas artesanais, sendo a pioneira no país na produção da bebida. O tour pelas fábricas da cidade é uma das atividades mais importantes a se fazer em Blumenau e você precisará organizar um roteiro para conhecê-las. Em um final de semana, eu conheci a Cerveja Blumenau, Container, dei um pulinho no Vale do Lúpulo para ver de perto a fabricação da bebida e passei pela Schornstein, em Pomerode.

Fábrica da Cerveja Blumenau-SC

Caminhar pela Rua XV de Novembro e conhecer o Centro Histórico

A Rua XV de Novembro é a mais importante da cidade, palco dos desfiles da Oktoberfest e de diversos eventos culturais da cidade. Toda lindinha, florida, com calçamento de paralelepípedos e diversas construções em estilo enxaimel, a rua é ponto de partida para diversos roteiros pelo Centro Histórico da cidade (aqui tem tudo sobre o Centro Histórico).

Reserva uma manhã para conhecer a Rua XV de Novembro e passar por diversos atrativos: Prefeitura Municipal, Relógio das Flores, Teatro Carlos Gomes, Castelinho da Havan, Catedral São Paulo Apóstolo, Museu da Cerveja, Parque Edith Gaertner, Museu da Família Colonial e Centro Cultural de Blumenau.

Rua XV de Novembro
Rua XV de Novembro
Prefeitura
Prefeitura Municipal

Participar da Oktoberfest

A maior festa alemã fora da Alemanha é regada a muito chope, comidas típicas, músicas tradicionais alemãs e diversas pessoas com trajes típicos, a Oktoberfest é um sucesso. Realizada todos os anos no mês de outubro, a festa acontece na Vila Germânica e reúne pouco mais de meio milhão de pessoas. Durante o evento, há apresentações de grupos folclóricos, competições de chope no metro e tiro ao alvo, parque de diversões e desfiles.

Valores: Aqui

Oktoberfest - O que fazer em Blumenau-SC

Visitar a Vila Germânica

O Parque Vila Germânica é onde acontece a Oktoberfest, mas o local é atração o ano inteiro. Construído e projetado com arquitetura de inspiração europeia, o parque possui diversos restaurantes, lojas de souvenirs, artesanatos e produtos típicos. Só a ida ao local vale a visita, mesmo que não vá almoçar e/ou fazer compras. A visita ao Parque Vila Germânica é uma das coisas mais legais a se fazer em Blumenau, um passeio obrigatório.

Vila Germânica – Rua Alberto Stein 199 – Bairro da Velha

Vila Germânica - O que fazer em Blumenau-SC

Comer comidas típicas alemãs

Aproveite a sua ida à Blumenau para provar diversos pratos típicos da culinária alemã como Spätzle, Entrevero, Eisben, Kassler e Marreco Recheado. A deliciosa culinária local ainda conta com queijos, linguiças e pães de cervejas artesanais. Durante eventos como a Oktoberfest, o Festival Sabores de Santa Catarina e o Festival Brasileiro da Cerveja, a gastronomia local está sempre presente, uma ótima oportunidade para provar os pratos.

Festival Sabores de Santa Catarina - Vila Germânica
Spätzle Blumenau

Ir ao Bar Estação Eisenbahn provar as cervejas da marca

A visita a fábrica da Eisenbahn não mais acontece mas o Bar Estação Eisenbahn está a todo vapor. Com ambiente agradável e a oportunidade de ver a fábrica através de vidros, a ida ao bar dá a possibilidade de provar as cervejas da marca com uma sequência de degustação, além de pedir petiscos que harmonizem com a sua cerveja preferida.

Rua Bahia 5181 – Salto Weissbach – (47) 3488-7307

Cervejaria Eisenbahn (bar e fábrica) - O que fazer em Blumenau-SC
Sequência de degustação

Curtir o Pub Inglês da Container

O pub da Container fica ao lado da fábrica e possui estilo fiel ao inglês, com bombas de chope inglesas, luz baixa, decoração típica da terra da rainha e muito rock’n roll. O ambiente é perfeito para os amantes de uma boa cerveja, super agradável e animado e há shows ao vivo nas sextas feira.

Rua Gustavo Zimmermann 4764 – Itoupava Centra – (47) 3385-7185
Fábrica: R$32

Fábrica da Cerveja Container

Visitar o Museu Hering e conhecer a história da empresa

O Museu Hering está instalado em uma bonita casa com estilo enxaimel preservado e expõe diversos equipamentos, fotos e documentos que contam a história da empresa, fundada em Blumenau e uma das maiores empresas de varejo do país. A visita é guiada e super interessante, com direito a visita ao belo jardim suspenso da empresa, projetado por Burle Marx.

Rua Herman Hering 1740 – Bom Retiro – (47) 3321-3340
Entrada: Gratuita
💡 Terça à sexta-feira, de 9h às 18h
💡 Sábado, Domingo e feriado, de 10h às 16h

Museu Hering - O que fazer em Blumenau-SC

Visitar o Museu da Cerveja e conhecer a história da bebida

O Museu da Cerveja está localizado no Centro Histórico de Blumenau e apresenta diversos equipamentos que pertenceram à extinta fábrica da Cerveja Feldmann, além de documentos e fotos que contam a trajetória da bebida ao longo dos anos na região.

Rua XV de Novembro 160 – Centro – (47) 3326-6791
Entrada: Gratuita
💡 Segunda à Sexta-feira, de 9h às 17h
💡 Sábado, Domingo e feriado, de 10h às 16h

Museu da Cerveja - O que fazer em Blumenau-SC

Participar do Festival Brasileiro da Cerveja

Realizado no mês de março, o Festival da Cerveja reúne centenas de rótulos de cervejas no maior encontro cervejeiro do país, onde são elegidas as melhores cervejas e cervejarias do ano. O evento conta com apresentações musicais e diversas opções de gastronomia, para harmonizar com as bebidas.

Festival Brasileiro da Cerveja

Tirar foto no Mirante do Museu da Água

O Museu da Água possui alguns objetos históricos que contam a história do abastecimento de água em Blumenau, mas não é lá muito interessante. O diferencial do local é o seu mirante, que possui uma vista panorâmica para a cidade e rende belas fotos.

Rua Lages s/n – Boa Vista – (47) 3340-3242
Entrada: Gratuita
💡 Todos os dias, de 9h às 18h

Museu da Água

Comprar Cervejas Artesanais na Adega Blumenau

Para provar algumas opções de cervejas artesanais sem precisar ficar “pulando” de fábrica em fábrica, uma opção é a Adega Blumenau, uma cerveteca e vinhoteca com diversas opções, com destaque para as cervejas produzidas na cidade, tem várias delas por lá. O local possui mesas, onde é possível provar ali mesmo a sua bebida.

Rua João Pessoa 707 – (47) 3035-7005
💡 Segunda, 16h às 20h |Terça à Sexta, de 13h às 21h | Sábado de 10h às 20h

Adega Blumenau - O que fazer em Blumenau-SC

Feirinha da Servidão Wollstein

A feirinha é realizada nas ruas Marechal Floriano Peixoto e Curt Hering, que ficam próximas da Rua XV do Novembro e perto do Plaza Blumenau, onde eu estava hospedado. A feirinha conta com diversas barracas que vendem obras de artesanato local e possui opções de lazer para toda a família, além de shows com músicos da região, exposições e oficinas. As ruas são fechadas para o trânsito de veículos, circulando apenas pessoas. A feirinha é realizada uma vez por mês, sempre aos domingos.

Rua Curt Hering – Centro – (47) 3237-0230
Entrada: Gratuita
💡 Domingo, de 10h às 18h

Feirinha da Servidão Wollstein - O que fazer em Blumenau-SC

Ir até a Vila Itoupava

A Vila Itoupava é um distrito localizado a 25km do centro de Blumenau e possui algumas características da colonização ainda presentes em seu cotidiano, como as diversas casas em estilo enxaimel, os costumes, a etnia e os jardins. A vila possui diversos clubes de caça e tiro, outra característica da colonização. É possível visitar a antiga fábrica da Cervejaria Feldmann, onde hoje funciona o Centro Cultural.

Curtir a “night” no Basement English Pub

O Basement é um pub inglês localizado em um porão histórico, no centro de Blumenau. O pub possui paredes de pedra, shows ao vivo, diversos ambientes com sofás de couro e um cardápio recheado de opções em petiscos, pratos e bebidas. É uma ótima opção para curtir a vida noturna e ouvir um bom rock’n roll.

Rua Paul Hering 35 – Centro – (47) 3340-0534
💡 Segunda à Sábado, de 18h às 00h

Basement Pub - O que fazer em Blumenau-SC

Nos arredores de Blumenau

Passear por Pomerode, a cidade mais alemã do Brasil

A cidade de Pomerode está a 32km de Blumenau e possui o maior conjunto de casas em estilo enxaimel do país, é possível separar um dia ou até uma manhã para conhecer a cidade. O tour contempla visita ao zoológico, centro cultural, museu e cervejaria artesanal. As atrações são próximas e podem ser conhecidas com uma caminhada. Aqui neste post tem tudo sobre Pomerode.

Postal Turístico Sul - Centro Histórico de Pomerode-SC

Conhecer a fábrica da Cerveja Artesanal Das Bier, em Gaspar

A fábrica da Cerveja Das Bier está localizada em Gaspar a cerca de 30 minutos do centro de Blumenau. A visita ao local é uma das mais legais da região pois além de conhecer os processos de produção da cerveja, oferece um pesque e pague e um bar onde é possível provar diversos petiscos. O local é muito bonito, cercado de muito verde, com uma paz incrível.

Cervejaria Das Bier
Foto: Divulgação

Tem mais dicas do que fazer em Blumenau e arredores? Conte pra gente nos comentários.

Viagem realizada em agosto de 2017

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

2 respostas

    1. Oi Rayanne.
      Reserve pelo menos três dias para Blumenau e um dia para Pomerode para conhecer tudo.
      Mas dois dias em Blumenau já serão o suficiente para conhecer o que a cidade tem de melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados