logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » Rio Grande do Norte » Natal » Visita ao Cajueiro de Pirangi, o maior cajueiro do mundo

Visita ao Cajueiro de Pirangi, o maior cajueiro do mundo

Quem visita o estado do Rio Grande de Norte tem a oportunidade de visitar uma das atrações turísticas mais curiosas do Brasil, o Cajueiro de Pirangi, que ostenta o título de maior cajueiro do mundo. A atração está localizada em uma das cidades vizinhas à Natal, a uma distância de cerca de 16 quilômetros da capital.

Quem reserva um passeio de buggy pelo litoral sul de Natal certamente passará pelo Cajueiro, que fica no sentido Praia de Pipa, uma das principais atrações do estado. E você, tá curioso para saber mais sobre o maior cajueiro do mundo? Como será que ele atingiu tamanha proporção? Você vai saber tudo agora.

O Maior Cajueiro do Mundo

Trata-se de uma anomalia com mais de 8.000 metros quadrados de copa, o equivalente a um campo de futebol oficial, com cerca de 130 anos de vida. Para você ter uma ideia, o cajueiro produz mais de 3 toneladas de caju por safra, sorte dos visitantes que passarem pelo local nesta época, entre setembro e dezembro, poderão saborear a fruta enquanto passeiam pelo local.

O cajueiro foi objeto de análise de diversas pesquisas especializadas, com o intuito de saber porque a árvore adquiriu tamanha proporção. As pesquisas concluíram que os galhos crescem para os lados ao invés de crescerem para cima, e que estes galhos, quando tocam o chão por conta do peso, desenvolvem novas raízes e crescem novamente, como se fossem novos troncos.

O Cajueiro de Pirangi foi plantado em 1888 por um pescador chamado Luis Inácio de Oliveira e em 1994 ele entrou para o Guinness Book, o livro dos recordes, como O Maior Cajueiro do Mundo.

Cajueiro de Pirangi-RN - O maior cajueiro do mundo
Cajueiro de Pirangi-RN - O maior cajueiro do mundo

Como chegar

A Praia de Pirangi, onde está localizado o maior cajueiro do mundo, está a cerca de 16 quilômetros da Praia de Ponta Negra, a principal praia de Natal, onde está localizado a maioria dos hotéis. Se você reservar um passeio de buggy pelo litoral sul, o roteiro deve incluir uma parada no cajueiro.

Dá pra chegar até lá de ônibus também, embarcando em Ponta Negra na linha Tabatinga/Pirangi, que pára na porta da atração. No meu caso, eu tinha planos de passar um dia em Pipa, então aluguei um carro para ir até lá e dei uma paradinha no cajueiro para realizar a visita, já que havia conseguido bons preços no site da Rent Cars. Saindo de Ponta Negra, peguei a avenida principal e segui pela RN 063, que passa na porta do cajueiro.

O passeio

O cajueiro de Pirangi possui uma estrutura ao seu redor, com feirinhas que vendem souvenirs, doces, diversos tipos de castanhas e iguarias fabricadas com caju. Após passar pelo portal principal, um caju gigante, você deve seguir à bilheteria para garantir a sua entrada. Não deixe de comer o pastel de carne seca, frito na hora, em uma lanchonete que fica em frente a entrada, é uma delícia!

Para percorrer por entre os galhos do cajueiro, foram construídas passarelas que facilitam o deslocamento. A estrutura conta com banheiros e um mirante, de onde é possível avistar a grandiosidade do maior cajueiro do mundo por cima. A visita comum custa R$6, tem a opção de visita + subida no mirante que custa R$8. O cajueiro oferece visitas guiadas e elas costumam ser bem descontraídas. Os guias falam Inglês e Espanhol.

Cajueiro de Pirangi-RN - O maior cajueiro do mundo
Cajueiro de Pirangi-RN - O maior cajueiro do mundo

Você pode reservar cerca de 30 minutos do seu roteiro para visitar o cajueiro, é mais que suficiente. Pertinho dali, cerca de 50 metros, há uma bela praia que pode ser explorada, a Praia de Pirangi do Sul, com bonitas falésias e boa estrutura.

Praia de Pirangi - Rio Grande do Norte

Dica

Reserve um dia do seu roteiro para conhecer o litoral sul, passando pelas praias de Búzios, Tabatinga, Pirangi e pela Lagoa de Arituba, sendo estas duas últimas ótimas opções para passar o dia, com boa infra estrutura. Reserve 30 minutos do início da manhã ou do fim da tarde para conhecer o Cajueiro, pois serão suficientes. Se preferir faça este mesmo roteiro de buggy, todos os bugueiros param no Cajueiro.

André Morato em Pirangi

O Maior Cajueiro do Mundo
Av São Sebastião 20012-091
Parnamirim/RN

Viagem realizada em março de 2011

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados