logo Blog Meu Destino
Início » Europa » França » Paris » Um roteiro pelo bairro Montmartre, um dos mais lindos de Paris

Um roteiro pelo bairro Montmartre, um dos mais lindos de Paris

O bairro Montmartre é um charmoso e bucólico bairro localizado ao norte de Paris. Famoso por seus pintores de rua, pelos cabarés e bistrôs, o bairro é recheado de ruazinhas super charmosas, possui alguns atrativos que valem o passeio e fica no alto de uma colina, proporcionando uma linda vista panorâmica para a cidade de Paris.

A melhor maneira de se chegar à Montmartre é utilizando o metrô. As melhores estações  são “Anvers” e “Blanche”, sendo que a primeira opção te deixa mais próximo da Sacré-Coeur e a segunda opção te deixa próximo ao Moulin Rouge.

O que ver e fazer em Montmartre

As duas atrações mais famosas do bairro Montmartre são a Basílica Sacré-Coeur e o Cabaré Moulin Rouge, mas o bairro tem mais atrações que valem a pena conhecer. O melhor a se fazer é ir caminhando pelas ruelas e escadarias e ir descobrindo todo o charme do lugar. Confira o meu roteiro:

Moulin Rouge
Praça des Abbesses
Le Mur Des Je T’aime
Place Tertre
Sacré-Coeur
Musée de Montmartre

Para seguir o roteiro acima, desembarque na Estação Blanche e sairá na Boulevard de Clichy, em frente ao Moulin Rouge. No fim do roteiro, tendo o Musée de Montmartre como última atração, a estação mais próxima é a Estação Lamarck.

Bairro Montmartre - Paris - França

Moulin Rouge

Logo ao desembarcar na estação Blanche, você avistará o Cabaré Moulin Rouge, um dos pontos turísticos mais cobiçados e mais caros de Paris. Fundado em 1889 o Moulin Rouge surgiu com o objetivo de atrair a elite parisiense para a região de Montmartre.

Vale a pena cada centavo gasto para assistir a um espetáculo no Moulin Rouge que, mesmo com mais de 120 anos, mantém o estilo da época em que foi criado. Ir à Paris e não assistir à um espetáculo no Moulin Rouge é como ir à “Roma e não ver o Papa”.

Moulin Rouge - Bairro Montmartre - Paris - França

Place des Abbesses / Le Mur Des Je T’aime

Após as fotos no Moulin Rouge, siga à direita do cabaré na Rue Lepic até a Rue des Abbesses, uma rua super charmosa que leva até a Place des Abbesses. Nesta praça está a estação de metrô Abbesses, uma das mais belas de Paris, além do Le Mur De Je T’aime (O Muro do Eu Te Amo), é um muro onde a palavra Eu Te Amo está escrita em mais de 300 idiomas.

Le Mur Des Je T'aime - Montmartre - Paris - França
Foto: Wikipedia

Basilique du Sacré-Couer

Saindo da Place des Abbesses, siga pela Rue des Abbesses, vire à esquerda na Rue d’Orsel, à esquerda novamente em Rue des Trois Fréres e por fim à direita na Rue Tardieu, onde saíra bem em frente ao local de acesso à Sacré-Coeur.

A Basilique du Sacré-Coeur (em português Basílica do Sagrado Coração) é um dos monumentos mais bonitos e mais importantes de Paris. Localizada na “Colina de Montmartre” onde têm-se uma belíssima vista de Paris, a Sacré-Coeur foi construída em 1871 como forma de diminuir a dor da nação pelas perdas ocorridas na Guerra com a Prússia.

Basilique du Sacré Coeur - Bairro Montmartre - Paris - França
Basilique du Sacré Coeur - Paris - França
Basilique du Sacré Coeur - Bairro Montmartre - Paris - França

À partir de 1919, foi consagrada Basílica e desde então um local sagrado de peregrinagem. Durante as missas, é possível entrar na igreja e caminhar por ela tranquilamente, porém não é permitido fotografar. Em 1980 a basílica recebeu a visita do então Papa João Paulo II.

Para chegar até a basílica (a partir do ponto D do mapa acima) , você têm duas opções: enfrentar os 237 degraus até o topo da colina onde a Sacré-Coeur está ou subir pelo bondinho Funiculaire, que está ao lado das escadarias. Como fui pela manhã e queria poupar energia, optei pelo bondinho mas caso decida subir pelas escadas tenha cuidado com alguns golpistas que ficam por lá, amarrando uma fitinha em seu braço e pedindo dinheiro.

Funiculaire - Bairro Montmartre - Paris - França
Subida pelo bondinho Funiculaire

Aproveite para tirar muitas fotos externas da Sacré-Coeur e da vista que se tem do alto da colina para boa parte de Paris. Se visitar o local em um domingo, poderá participar de uma missa na basílica, lembrando que não pode tirar fotos dentro dela ok?

Basilique du Sacré Coeur - Bairro Montmartre - Paris - França
Basilique du Sacré Coeur - Paris - França
Basilique du Sacré Coeur - Paris - França

Place du Tertré

Do lado esquerdo da Sacré Coeur, seguindo pela Rue Azais e à direita na Rue du Mont-Cenis, você chegará até a Place du Tertré, famosa por ter sido muito frequentada por pintores como Degas, Renoir, Monet, Cézanne e Van Gogh. A praça respira um ar boêmio já que ainda possui muitos cafés e bistrôs, típicos de época. Hoje a praça conta com alguns artistas, que montam seus cavaletes por ali e desenham retratos e caricaturas do turistas.

Place du Tertré - Paris - França
Foto: Paris Perfect

Musée de Montmartre

Siga pela Rue du Mont-Cenis até chegar a Rue Cortot, onde está o Musée de Montmatre. O museu é um conjunto de casas e jardins onde moraram e trabalharam diversos artistas de renome. No acervo há quadros e desenhos que revelam a essência artística e boêmia de Montmartre. O museu recebe exposições temporárias.

Musee - Paris - França

Montmartre possui ainda outras atrações interessantes como os vinhedos, a Place Dalida (praça) e o Bateau Lavoir, apelido dado a um edifício de grande importância para a história da arte por ter sido residência de vários artistas célebres.

Dica para visitar o bairro Montmartre

Antes de embarcar para Paris, faça o seu seguro viagem. Ele é obrigatório e te tira de várias furadas como extravio de malas e despesas com problemas de saúde. Faça uma pesquisa no site da Real Seguro Viagem e obtenha os preços das melhores corretoras, muito fácil e prático.

André Morato em Paris

Viagem realizada em outubro de 2010

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados