logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » Minas Gerais » Divinópolis » Museu GTO (Geraldo Teles de Oliveira) – Divinópolis-MG

Museu GTO (Geraldo Teles de Oliveira) – Divinópolis-MG

O Museu GTO está localizado na cidade de Divinópolis, no Centro Oeste de Minas Gerais e recebe este nome por abrigar obras de um grande artista brasileiro, Geraldo Teles de Oliveira.

História de Geraldo Teles de Oliveira

Geraldo Teles de Oliveira nasceu em Itapecerica/MG, passou a infância e a juventude em Divinópolis e morou também no Rio de Janeiro, onde trabalhou como funileiro, moldador e fundidor. Quando retornou à Divinópolis, já com 38 anos de idade, trabalhou como vigia noturno em um hospital da cidade, onde foi internado para tratamento de saúde.

Geraldo Teles de Oliveira
Geraldo Teles de Oliveira, o famoso G.T.O.

O primeiro trabalho de Geraldo Teles de Oliveira surgiu em 1965 já com 52 anos de idade, realizando um grande sonho de transformar madeira em arte. A pedido de um padre, G.T.O. esculpiu uma imagem para a Igreja Senhor Bom Jesus, perto de sua casa, onde mais tarde seu trabalho foi comercializado por galerias de arte.

Museu GTO - Geraldo Teles de Oliveira - Divinópolis-MG
Museu GTO - Geraldo Teles de Oliveira - Divinópolis-MG

Desde o início, suas obras ganham projeção nacional e G.T.O. consagra-se como um dos grandes artistas visionários do país, conseguindo unanimidade da crítica, fato raro na arte popular.

O Museu GTO

O Museu GTO funciona em uma grande casa, onde o artista viveu e criou sua família, até falecer em 1990. Fundado em 1981, o espaço conta com um pequeno acervo de obras de G.T.O., além de abrigar objetos pessoais e algumas ferramentas de trabalho.

Museu GTO - Divinópolis-MG
Museu GTO, em Divinópolis/MG

Em 2007 foi criado o Instituto GTO, com a finalidade de profissionalizar o processo de manutenção do museu, aprimorando as exposições. Já no ano de 2009, O Museu GTO recebeu uma revitalização, recebendo pintura, iluminação, restauração de portões, janelas, e portas, cerca elétrica e reforços em itens de segurança.

A ideia da criação do museu surgiu pelo fato de Divinópolis receber vários turistas interessados em conhecer Geraldo Teles de Oliveira e algumas de suas obras.

Interior do Museu GTO
Museu GTO - Geraldo Teles de Oliveira - Divinópolis-MG
Museu GTO - Geraldo Teles de Oliveira - Divinópolis-MG

Geraldo Fernandes de Oliveira e Alex Teles, netos de G.T.O. são os responsáveis pelo museu, que também abriga o ateliê de Mário Teles, Geraldo Fernandes e Milton Marcolino. Eles desenvolvem o trabalho passado de geração em geração, dando sequencia ao legado deixado por Geraldo Teles de Oliveira.

A Arte de Geraldo Teles de Oliveira

Mestre da linguagem universal, G.T.O. recorre à figura humana, esquemática e repetida, aliada ao círculo e ao retângulo, para construir à imagem de si mesmo o grande edifício metafísico que é a sua escultura.

A pluralidade de suas figuras termina por construir imagens de grande equilíbrio e unidade formal. Nas “Rodas Vivas” de G.T.O. o centro é comumente sugerido, mas quase nunca configurado, como nas mandalas orientais.

A visita ao Museu GTO é gratuita e a visitação se dá mediante agendamento com os responsáveis pelo Museu. Há uma página no Facebook sobre o Museu GTO. Os telefones para agendamento de visitas e maiores informações estão no final do post.

O Museu GTO possui apenas duas salas para visitação, uma com as grande obras de G.T.O. e outra que abriga o ateliê de Mário Teles, que dá sequencia ao seu trabalho. Há ainda um grande painel com uma linha do tempo, contando a vida de G.T.O.Eu confesso que esperava bem mais do museu e acredito que Geraldo Teles de Oliveira merece bem mais do que há no Museu atualmente.

Museu GTO - Geraldo Teles de Oliveira - Divinópolis-MG
Algumas obras expostas no ateliê, de Mário Teles, Geraldo Fernandes de Oliveira e Milton Marcolino

Vale destacar o trabalho e empenho dos netos de G.T.O., que estão sempre buscando soluções para a melhoria do Museu. Segundo informou Alex Teles, um dos responsáveis pelo espaço, foram prometidas várias melhorias além de recursos para o espaço, mas quase nada foi cumprido.

Alex está empenhado em melhorar a estrutura do museu e já está nos planos a criação de oficinas em um espaço grande que fica nos fundos do Museu: “Estamos empenhados em melhorar o Museu, porém a falta de apoio faz com que busquemos, por conta própria, recursos que coloquem o Museu GTO como uma grande atração turística além de valorizar o grande trabalho de Geraldo Teles de Oliveira”.

Museu GTO
Rua Rubi 283, Bairro Niterói – Divinópolis/MG
(37) 3221-5729  /  9948-1313
Página do Facebook

Viagem realizada em julho de 2015

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados