logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » Minas Gerais » Juiz de Fora » Visita ao Mirante do Morro do Cristo, Juiz de Fora-MG

Visita ao Mirante do Morro do Cristo, Juiz de Fora-MG

A minha primeira visita à Juiz de Fora foi rápida, minha viagem tinha como destino final a cidade de Petrópolis, porém, alguns compromissos fizeram com que eu encurtasse o caminho um dia antes, pernoitando na cidade. Como cheguei no meio da tarde, o único atrativo que consegui visitar foi o Mirante do Morro do Cristo, um dos principais pontos turísticos da cidade.

Aproveitei que estava de carro e fui conhecer o local, já que este fica um pouco afastado do centro da cidade. Estava com um carro alugado na Localiza, uma empresa que trabalha com veículos novos e entrega muita qualidade no atendimento, recomendo. Acredito que se estivesse sem carro, não animaria conhecer o atrativo, estava hospedado no Ibis Juiz de Fora que fica na entrada da cidade, são quase 16 quilômetros (ida e volta) e um Uber não ficaria muito barato.

Eu optei por me hospedar no Ibis justamente por ele ficar na entrada da cidade, como minha pretensão era somente pernoitar na cidade para na manhã seguinte partir para Petrópolis, escolhi o hotel, mas para quem deseja turistar por Juiz de Fora, talvez o Ibis não seja a melhor opção. Aqui tem um review sobre minha hospedagem no Ibis.

Mirante do Morro do Cristo - Juiz de Fora-MG

Mirante do Morro do Cristo

O nome oficial da atração é Morro do Redentor, mas popularmente o local é chamado de Morro do Cristo, já que possui um Cristo Redentor. O local possui também um mirante, daí vem o nome Mirante do Morro do Cristo. O local também já foi chamado de Morro do Imperador, isso porque o imperador Dom Pedro II gostava muito de subir lá para observar a formação da cidade e o céu.

O projeto arquitetônico do Cristo Redentor de Juiz de Fora foi inaugurado em 1906, na época este era o primeiro monumento ao Cristo Redentor da América do Sul. A imagem mede 3,75 metros e o monumento tem 25 metros de altura, estando localizado a 930 metros de altitude.

Mirante do Morro do Cristo - Juiz de Fora-MG

O acesso ao Mirante do Morro do Cristo é um pouco complicado, o local fica distante do centro da cidade e, devido a altitude, você já imagina a subida íngreme até lá. Li relatos que há algumas linhas de ônibus que levam até lá mas não consegui mais informações. Dá pra ir de UBER, do centro até lá fica cerca de R$12 o trecho.

Eu cheguei ao local em carro próprio e não achei dos mais seguros. No fim do trajeto, a estrada passa por uma mata meio fechada e não vi nenhuma pessoa passando por lá, fiquei com um certo receio mas enfim cheguei ao topo do morro. Há um espaço para estacionar o carro, uma lanchonete e um parquinho para as crianças.

Parquinho para a crianças
Mirante do Morro do Cristo - Juiz de Fora-MG

Cheguei ao local e fiquei admirando o monumento ao Cristo Redentor, que foi tombado em 24 de maio de 1990 por um decreto. Em frente ao monumento está o Mirante Salles de Oliveira, o Mirante do Morro do Cristo, construído no final da década de 60 e inaugurado em 1970. O mirante oferece uma bonita vista panorâmica para a cidade, com as laterais todas cercadas, oferecendo uma segurança para os turistas na hora de admirar a vista.

Mirante do Morro do Cristo - Juiz de Fora-MG
Mirante do Morro do Cristo - Juiz de Fora-MG

Além de ser um ponto turístico muito visitado por turistas, o local é utilizado por alguns moradores para admirar a vista para a cidade e praticar alguns esportes, pelas trilhas no entorno do local, porém não percorri nenhuma trilha, então não sei informar mais detalhes sobre elas.

Em 1967, o local chegou a receber um projeto moderno e arrojado, que previa a criação de um amplo complexo turístico, contando com planetário, teleférico, hotéis bosques e playgrounds, mas o projeto jamais saiu do papel. O Mirante do Morro do Cristo funciona todos os dias, das 7h às 22h e o acesso é gratuito.

André Morato e Kalidia Silva

Mirante do Morro do Cristo
Estr. Eng. Gentil Forn – São Pedro
Juiz de Fora – MG

Viagem realizada em janeiro de 2019

- mais conteúdo de juiz de fora -

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados