logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » Paraná » Foz do Iguaçu » Itaipu Binacional: a segunda maior hidrelétrica do mundo

Itaipu Binacional: a segunda maior hidrelétrica do mundo

A Usina Hidrelétrica de Itaipu é um dos projetos de engenharia mais ambiciosos do mundo e está localizada no Rio Paraná, na fronteira entre Brasil e Paraguai. Sua construção foi iniciada em 1975 e foi concluída 7 anos depois, em 1982. Itaipu é hoje, a maior usina geradora de energia do mundo, responsável por 17% do abastecimento de energia do Brasil e 75% do abastecimento de energia do Paraguai. A usina é administrada pelos dois países.

A quantidade de concreto usado para construir a Usina de Itaipu seria suficiente para construir 210 estádios de futebol do tamanho do Maracanã. O ferro e o aço utilizados permitiriam a construção de 380 Torres Eiffel. A construção da usina envolveu o trabalho direto de 40 mil pessoas.

Hidrelétrica Itaipu Binacional - Foz do Iguaçu-PR
Hidrelétrica Itaipu Binacional - Foz do Iguaçu-PR
Hidrelétrica Itaipu Binacional - Foz do Iguaçu-PR
Hidrelétrica Itaipu Binacional - Foz do Iguaçu-PR
Passeio Panorâmico

Como chegar à Hidrelétrica de Itaipu

Para chegar até a Usina Hidrelétrica de Itaipu, é necessário reservar um transporte. Indico a Loumar Turismo, que pega você no hotel e te deixa na usina, em frente as bilheterias. Assim que terminar o passeio, uma van da Loumar Turismo estará aguardando você para retornar ao hotel. Existem algumas opções de passeios pela Hidrelétrica onde o turista poderá optar por passeios panorâmicos ou visitas ao interior da Usina. Para cada atração há um valor de ingresso.

Visita Panorâmica

Esta visita permite a visão panorâmica da usina, a partir do mirante central, onde é possível os visitantes observarem o vertedouro e a barragem. Esta visita é feita em um ônibus de turismo onde um guia explica tudo sobre a Usina, em português, inglês e espanhol (se for o caso).

Antes de entrar no ônibus, os visitantes assistem a um documentário mostrando toda a história da construção da Usina Itaipu bem como informações sobre o atual funcionamento da mesma. O passeio dura cerca de 1 hora e 40 minutos e custa R$38, com saídas todos os dias de hora em hora, de 8h às 16h.

Sala de Vídeo
Documentário
Vertedouro - Hidrelétrica Itaipu Binacional - Foz do Iguaçu-PR
Vertedouro
Hidrelétrica Itaipu Binacional - Foz do Iguaçu-PR
Hidrelétrica Itaipu Binacional - Foz do Iguaçu-PR
Hidrelétrica Itaipu Binacional - Foz do Iguaçu-PR
Hidrelétrica Itaipu Binacional - Foz do Iguaçu-PR

O Mirante Central tem a melhor vista para a hidrelétrica.

Mirante Central - Hidrelétrica Itaipu Binacional - Foz do Iguaçu-PR
Mirante Central

Circuito Especial

Esta visita permite ao turista visitar o interior da Usina Itaipu. Tem atendimento diferenciado, utiliza sala especial para apresentação do documentário, ônibus especial com água e roteiro para acompanhamento e dura cerca de 2 horas e 30 minutos. Permite fotografar. É necessário agendamento prévio e custa R$82. Saídas todos os dias às 8h, 8h30, 10h, 10h30, 13h30, 14h, 15h30 e 16h.

Passeio Panorâmico

Iluminação da Barragem

Neste passeio, os visitantes podem conferir a belíssima iluminação das imensas turbinas da Barragem. Antes, um vídeo mostra a história da Hidrelétrica. Este passeio tem duração de 1 hora e 30 minutos e é realizado às sextas e sábados às 20h.

Refúgio Biológico

É uma unidade de proteção criada para receber milhares de plantas e animais desalojados pelo reservatório da usina. O passeio começa em uma carretinha e contorna o Canal da Piracema, seguido de uma caminhada de 2km numa trilha em meio à floresta nativa. Este passeio dura cerca de 2 horas e 30 minutos, com saídas às 8h30, 10h, 14h30 e 15h30 de terça à domingo.

Ecomuseu

Neste passeio, os visitantes podem conhecer a fundo a história de Itaipu. Com várias atrações interativas, o circuito divide-se em módulos detalhando desde a ocupação da região até os projetos de conservação atuais. Este passeio dura cerca de 1h, com saídas de terça à domingo das 8h às 16h.

Test Drive Veículo Elétrico

Dirija um veículo elétrico, silencioso e não poluente, com tecnologia nacional, acompanhado de um monitor. O percurso tem cerca de 20km com parada para fotografias. O passeio dura cerca de 1 hora e 45 minutos, todos os dias às 9h, 10h, 14h e 15h.

Para mais informações sobre a Itaipu Binacional, acesse o site oficial.

André Morato

Itaipu Binacional
Av. Tancredo Neves, 6702
Foz do Iguaçu/PR
0800 645 4645
Site Oficial

Viagem realizada em março de 2014

Lourmar Turismo - Foz do Iguaçu

O transporte até Itaipu foi um convite da agência Loumar Turismo ao blog, porém todas as opiniões acima são pessoais e expressam a real experiência deste blogueiro. Fiz a parceria, mas a minha opinião é livre quanto aos serviços prestados. Agradeço a Loumar Turismo pela parceria.

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados