logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » Minas Gerais » Divinópolis » Feira Entre Amigos é opção de compras aos domingos em Divinópolis-MG

Feira Entre Amigos é opção de compras aos domingos em Divinópolis-MG

Todos os domingos acontece em Divinópolis a Feira Entre Amigos, uma feira de artesanato que se tornou permanente a partir deste ano de 2019, onde são comercializados diversos itens para casa, lembranças, brinquedos e acessórios, tudo a preços acessíveis. Além das barracas de artesanato, a feira oferece opções de gastronomia, onde é possível provar algumas iguarias.

A feira acontece na Praça do Santuário, surgindo como uma opção de passeio para a toda a família, já que a praça possui algumas opções de lazer e costuma receber diversas pessoas. A Avenida 21 de Abril é fechada para o trânsito de veículos aos domingos, com isso a área comum para os moradores é expandida, ganhando ainda mais atrativos. Com a Feira Entre Amigos se tornando permanente, Divinópolis ganha uma ótima opção de lazer aos domingos, algo que a cidade carece de opções.

A História da Feira Entre Amigos

A ideia surgiu em 2017, quando uma artesã reuniu um grupo para montar uma feira do Dia das Mães e uma associação, o que não aconteceu, mas o projeto continuou. Em maio de 2018, uma artesã ofereceu um espaço para a feira do Dia das Mães, um estacionamento. Dez ateliês se uniram e assim nasceu a primeira feira de artesanato do Grupo Entre Amigos, organizada com mesas alugadas, já que os ateliês não possuíam barracas.

Após este primeiro evento, o grupo estudou maneiras de criar uma feira de artesanato, encontrando diversas dificuldades. Após estudos e pesquisas sobre o modelo de barraca ideal, foi criado o primeiro evento do grupo com apenas 10 barracas, que aconteceu na Praça Candidés.

Feira Entre Amigos - Praça do Santuário - Divinópolis-MG

O grupo começou a crescer, realizando vários eventos, sendo que um deles aconteceu na tão sonhada Praça do Santuário. Através de uma parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, a Feira de Artesanato do Grupo Entre Amigos se tornou permanente na Praça do Santuário, acontecendo todos os domingos, de 14h às 20h.

Atualmente a Feira Entre Amigos conta com 30 barracas, que são divididas entre três cores: vermelhas de artesanato, azul de alimentação e laranja das barracas solidárias, usadas por entidades para arrecadação de recursos. O grupo continua crescendo e apresenta a quem visita, uma feira com produtos diferenciados, com qualidade e bons preços.

Feira Entre Amigos - Praça do Santuário - Divinópolis-MG

Adoção do Centro de Artes de Divinópolis

Além de se tornar mais uma opção de lazer para a cidade, a Feira Entre Amigos adotou o Centro de Artes da Praça do Santuário, um espaço público que estava abandonado pelo município. O grupo está organizando eventos com o intuito de arrecadar fundos para reforma e ativação deste espaço, que futuramente receberá oficinas de artesanato, exposições de arte, etc.

Meu passeio pela Feira Entre Amigos

Este blogueiro foi conhecer pessoalmente a estrutura e as opções de compras e gastronomia da Feira Entre Amigos. Eu fiquei encantando com as diversas opções de artesanato, bonecas de pano, roupas e calçados para bebês, imagens sacras, terços, mandalas, porta retratos, panos, bolsas, forros de mesa, caixas personalizadas, toalhas, essências, laços, itens para cozinha, fantoches, etc. Tem muita coisa boa e útil por lá.

Feira Entre Amigos - Praça do Santuário - Divinópolis-MG
Feira Entre Amigos - Praça do Santuário - Divinópolis-MG
Feira Entre Amigos - Praça do Santuário - Divinópolis-MG
Feira Entre Amigos - Praça do Santuário - Divinópolis-MG

Além das diversas opções de artesanato, as barracas de gastronomia fazem muito sucesso por lá. Passei pela Delícias da Jaque e provei o doce Húngaro, recheado com brigadeiro, uma delícia. Nos Salgados da Dona Sônia, provei o Pão de Cebola recheado com carne moída e a Empada recheada com Frango e Bacon, estavam deliciosos também.

Já aqueles que gostam de salgados mais tradicionais, os Salgados do Cheff Alex são ótimos, vendidos em tamanho grande e pequeno, não deixe de experimentar o Croquete de Carne. Por fim, a Delícias da Madinha oferece diversos doces como leite ninho, brigadeiro, doce de mamão feito à moda antiga (enroladinho), mousse de maracujá e uma torta de banana caramelizada que é simplesmente espetacular!

Segundo Adrienne Sant’Ana, coordenadora da Feira Entre Amigos, mais barracas estão se unindo ao grupo, a tendência é que a feira continue crescendo e cada vez mais se destacando como uma opção de lazer para a cidade, atraindo cada vez mais as famílias. Além de atrações para as crianças, como cama elástica, playground etc, a praça possui uma base móvel da Polícia Militar, garantindo a segurança do local.

Barracas de Gastronomia
Delícias da Madinha
Delícias da Madinha
Feira Entre Amigos - Praça do Santuário - Divinópolis-MG
Delícias da Madinha
Feira Entre Amigos - Praça do Santuário - Divinópolis-MG
Delícias da Jaque
Salgados da Dona Sônia
Salgados da Dona Sônia

A Feira Entre Amigos me impressionou por tamanha organização, pela qualidade das obras de artesanato e pela solidariedade em adotar um bem público, um espaço tão importante que estava abandonado pela administração pública. Não deixe de conhecer a feira e colaborar com os artesãos, a cidade só tem a ganhar.

Feira Entre Amigos - Praça do Santuário - Divinópolis-MG

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados