logo Blog Meu Destino
Início » Notícias » Corona Vírus » Coronavírus: devo adiar ou cancelar minha viagem por conta da pandemia? Saiba o que fazer

Coronavírus: devo adiar ou cancelar minha viagem por conta da pandemia? Saiba o que fazer

O mundo está de pernas pro ar, todo revirado. A pandemia causada por conta do novo coronavírus trouxe muitas dúvidas às pessoas que tem viagens marcadas para os próximos meses, além de incertezas em relação à voos, hotéis e outros serviços relacionados à viagens. Alguns leitores estão com dúvidas em relação ao que fazer com a viagem já planejada para os próximos dias ou para os próximos meses, se deve cancelar ou adiar. Tentarei esclarecer algumas destas dúvidas neste post.

O que fazer com minha viagem em meio à pandemia do Coronavírus?

Para viagens até o mês de junho, o mais recomendado é remarcar ou cancelar a sua viagem, se possível. Além do risco de contrair o vírus, você poderá enfrentar muitos problemas com relação à voos cancelados, atrações fechadas para evitar aglomerações e cancelamentos de eventos por exemplo. Se for uma viagem internacional, a situação fica ainda mais delicada, já que alguns países fecharam suas fronteiras. Eu sei que cada caso é um caso, mas se for uma viagem onde há a possibilidade de cancelar, cancela ou adie. As empresas estão oferecendo cancelamentos ou remarcações sem custos, que é o mais sensato a se fazer neste momento.

Para viagens a partir de junho, o melhor a se fazer no momento é aguardar. Ainda é cedo para dizer o cenário dessa crise do coronavírus no Brasil e no mundo nesse período. Para este período, as empresas ainda não estão aceitando a remarcação ou cancelamento gratuitos, então é melhor esperar mais um pouco para evitar prejuízos. Acompanhe as notícias e fique de olho, se o cenário não estiver melhor, certamente as empresas aéreas irão flexibilizar os cancelamentos ou remarcações para este período.

Para viagens à partir de agosto, a chance de o cenário estar melhor é um pouco maior, mas nada garantido. Tudo vai depender da evolução dos países para combater a pandemia do coronavírus, o recomendado a se fazer neste momento é aguardar e acompanhar as notícias, se o cenário não estiver melhor, certamente as empresas aéreas também irão flexibilizar os cancelamentos ou remarcações para este período.

Como é voar pela Azul Linhas Aéreas

Como cancelar ou adiar minha viagem?

O primeiro passo é entrar em contato com a empresa onde comprou a passagem aérea ou pacote, e tentar fazer o cancelamento ou alteração, algumas empresas oferecem este serviço de forma online, através de um site ou aplicativo, não necessitando aguardar por muito tempo para realizar o procedimento por telefone. Tente resolver desta forma, com agilidade e praticidade.

Se não conseguir realizar a sua solicitação de forma online, tente entrar em contato por telefone ou chat, antes da data da viagem. E tenha paciência, as empresas estão com as linhas congestionadas por conta da quantidade de cancelamentos e dúvidas.

Se você comprou a sua passagem com milhas, as regras costumam ser as mesmas para compras diretas, mas é importante verificar as regras no programa de milhagem da companhia aérea.

Tenho direito a reembolso ou remarcação da minha viagem sem custo?

Neste caso temos duas situações. Se a sua reserva foi cancelada pela empresa, você tem direito a reembolso dos valores pagos ou remarcação da viagem, sem custos, na data que desejar. Mas se você quiser cancelar a sua viagem por conta própria ou por conta das medidas restritivas, as empresas podem cobrar taxas para devolução dos valores pagos, oferecer crédito para viagens futuras, sem custo, ou remarcar a sua viagem, cobrando eventuais diferenças tarifárias.

Caso opte pelo reembolso, houve uma mudança por conta da pandemia pelo coronavírus, válida a partir de 19 de março de 2020, onde o prazo para reembolso das passagens aéreas passa a ser de 12 meses, independente do voo ter sido cancelado ou não. Isso irá dificultar bastante o recebimento de reembolsos, então, se ainda pretende viajar, o melhor é ficar com o crédito para planejar uma viagem futuramente.

Quem adquiriu passagem aérea para viajar entre 1º de março de 2020 e 30 de junho de 2020 com a Azul, Gol, Latam, Passaredo e MAP, poderá remarcar a viagem sem multa, diferença de tarifa ou qualquer outro custo adicional, por uma única vez, respeitando a origem e o destino originais e a validade do bilhete (um ano a partir da data da compra).

Pandemia por conta do novo coronavírus

Todas as medidas deem ser respeitadas pelas empresas, caso haja alguma irregularidade ou você não esteja satisfeito com a resolução do seu problema, poderá registrar uma reclamação no portal Consumidor ou no Procon de sua cidade.

Ainda tem dúvidas com relação às suas viagens por conta da pandemia do novo coronavírus? Entre em contato que tentarei lhe ajudar de alguma formar.

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados