logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » Santa Catarina » Florianópolis » Conheça a belíssima Praia da Joaquina, Florianópolis-SC

Conheça a belíssima Praia da Joaquina, Florianópolis-SC

Localizada entre a Praia Mole e Campeche, a Praia da Joaquina é uma excelente praia, dentre as várias que existem em Florianópolis, capital de Santa Catarina. Localizada no leste da chamada “Ilha da Magia”, esta praia é uma das mais famosas da capital, sendo muito procurada por turistas, por possuir uma excelente infra-estrutura.

História da “Joaquina”

Quanto ao nome “Joaquina”, dizem as rendeiras habitantes do local que no ano de 1850, havia uma rendeira, de nome Joaquina, que tinha o hábito de fazer suas rendas na última pedra do costão daquela praia deserta. Certo dia, Joaquina ficou com suas rendas o dia todo até a noite chegar. Sem perceber a maré subir, veio uma onda e carregou Joaquina, que flutuou na água (graças às rendas) mar adentro, até desaparecer.

No caminho até a Praia da Joaquina, uma opção turística bem legal (e recomendada por mim) é o Mirante Ponto de Vista, com uma bela vista para a Lagoa da Conceição.

Estacionamento
Praia da Joaquina - Florianópolis-SC

Dunas da Joaquina

Antes de chegar até a Praia da Joaquina, você passará pelas Dunas da Joaquina, uma área de preservação permanente, que separa a Praia da Joaquina da Lagoa da Conceição. Lá, você poderá praticar o Sandboard, conhecido como “surf de areia” além de curtir as belezas naturais do local. Tome cuidado com a duna “Waimea” durante a prática do Sandboard pois esta é a maior duna, se tornando a mais perigosa para os amadores.

Dunas da Joaquina - Florianópolis-SC
Dunas da Joaquina
Dunas - Florianópolis-SC
Dunas da Joaquina

A Praia da Joaquina

A Praia da Joaquina possui uma infra-estrutura completa e conta com hotéis, lojas, restaurantes, posto policial, salva vidas, iluminação noturna e estacionamento, além de duchas e banheiros. A praia possui 3 quilômetros de extensão, águas geladas e ótimas ondas para praticar surf. Por possuir boas condições de surf quase o ano inteiro, vários competições são realizadas na praia durante o ano.

Logo na entrada da Praia da Joaquina (pela entrada principal) você avistará uma feira de artesanato à direita para comprar lembranças da praia e da cidade. À esquerda da praia, há várias pedras na chamada “Ponta do Retiro” que contribuem para o belo visual da praia. Sugiro caminhar até elas, subir na “Pedra Careca” para curtir o belo visual de toda a praia e aproveitar para registrar belíssimas fotos da Praia da Joaquina.

Praia da Joaquina - Florianópolis-SC
Praia da Joaquina - Florianópolis-SC
Praia da Joaquina - Florianópolis-SC

Dizem que a Praia é muito movimentada durante o verão. Quando fui, era Outubro e encontrei esta praia bastante tranquila. Não tive dificuldades em encontrar uma mesa e o atendimento foi muito bom. Programe o seu passeio para a esta praia no verão, pois, nesta época acontecem shows e várias outras atrações por lá. Lembre-se: a água é muito gelada e fora do verão fica quase impossível entrar na água.

Praia da Joaquina - Florianópolis-SC
Praia da Joaquina - Florianópolis-SC
André Morato

Viagem realizada em outubro de 2011

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados