logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » São Paulo » Aparecida » Como é a visita ao Aquário de Aparecida-SP

Como é a visita ao Aquário de Aparecida-SP

Em um dos galpões do Centro de Apoio ao Romeiro está o Aquário de Aparecida, a atração já existe há quase 20 anos mas pouca gente sabe que existe, eu mesmo nunca havia ouvido falar antes desta minha última viagem, descobri dias antes de viajar, enquanto montava meu roteiro. O aquário é uma opção para famílias com crianças que visitam o Santuário Nacional de Aparecida.

O fato de pouca gente saber da existência do local com certeza tem relação com a sua localização, já que fica nos fundos do Centro de Apoio ao Romeiro, meio que “escondidinho”. Quem visita o Memorial da Devoção certamente avista o Aquário, já que as atrações ficam frente à frente, o fato é que o Aquário existe e as crianças irão gostar de ver de perto várias espécies de peixes, tubarão, tartarugas, moreias e até jiboias.

Aquário de Aparecida

Idealizado e construído pelo oceanógrafo Eduardo Radwanski, o Aquário de Aparecida reúne cerca de noventa diferente espécies de peixes, anfíbios e répteis. Ocupando uma área de 1000 metros quadrados, a atração possui diversos tanques com espécies de água doce e salgada, além de uma piscina com tubarões, que podem ser tocados, uma experiência imperdível.

A visita ao local pode ser realizada após o almoço, caso você pretenda almoçar na praça de alimentação do Santuário Nacional, que também está localizada no Centro de Apoio ao Romeiro. Os ingressos podem ser comprados na hora, no ato da visita, sendo o local muito tranquilo, sem grandes aglomerações.

Aquário de Aparecida-SP
Várias espécies de peixes
Espaço Interno
Ambiente Interno
Aquário de Aparecida-SP
Aquário de Aparecida-SP

A visita segue uma determinada ordem, onde são apresentadas diferentes características dos animais, tudo muito bem explicado através de painéis. Os tanques variam de tamanho, sendo que o maior deles possui 140 mil litros de água, abrigando espécias do litoral norte de São Paulo, como tubarões e raias.

A principal atração do Aquário de Aparecida, com certeza é o tanque do tubarão lixa, uma espécie muito popular no mundo inteiro, com grande presença na costa brasileira. Os tubarões lixa são calmos e ficam boa parte do tempo parados, daí a facilidade de tocar o animal. Mas claro que este procedimento é acompanhado de perto pela equipe do aquário. Eu já tive a oportunidade de tocar em um tubarão lixa no Oceanário de Aracaju, uma experiência incrível e muito interessante.

Tubarão Lixa
Tubarão Lixa

Outra atração bastante interessante é um aquário enorme, que abriga diversas espécies como Tambaqui, Pintado e Pacu, que são peixes grandes e despertam grande interesse. Este aquário grande possui uma imagem de Nossa Senhora Aparecida ao centro. Outras espécies que podem ser admiradas de perto nos diversos tanques são moreias, peixe palhaço, peixe leão, peixe cirurgião-paleta, tartarugas, arraias, etc.

Pintado - Aquário de Aparecida-SP
Pintado
Aquário de Aparecida-SP
Aquário de Aparecida-SP
Aquário de Aparecida-SP
Aquário de Aparecida-SP
Aquário de Aparecida-SP
Aquário de Aparecida-SP
Aquário de Aparecida-SP
Aquário de Aparecida-SP
Aquário de Aparecida-SP
Aquário de Aparecida-SP

O tour termina em uma área com uma lojinha com produtos náuticos e uma piscina de bolinha colorida, mais uma atração para as crianças. O aquário é pequeno, mas muito interessante para famílias, principalmente com crianças, pela variedade de espécies e pelo contato direto com alguns animais. A equipe do aquário promove projetos e campanhas de conscientização ambiental, recebendo escolas e dando palestras para as crianças.

Área infantil

O Aquário de Aparecida funciona de segunda à sexta feira, das 9h às 17h, sábado das 9h às 18h e domingo das 8h às 17h. A entrada custa R$10 para adultos, crianças de 2 a 12 e idosos a partir de 60 anos pagam R$5. É permitido acessar o local mais de uma vez por dia com o mesmo ingresso, solicitando um carimbo na primeira saída do local.

Aquário de Aparecida
Av. Dr. Júlio Prestes s/n
Santuário Nacional – Aparecida-SP
(12) 3909-2977

Viagem realizada em dezembro de 2019

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados