logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » Minas Gerais » Carrancas » Como chegar e o que fazer em Carrancas-MG

Como chegar e o que fazer em Carrancas-MG

Carrancas é uma pequena e tranquila cidade do interior de Minas Gerais, pequena em número de habitantes, mas grande em extensão territorial. A cidade vem se destacando nos últimos anos como pólo do ecoturismo em Minas Gerais, graças ao grande número de atrativos naturais que oferece, principalmente cachoeiras.

Carrancas

Como toda tradição de cidades do interior, Carrancas possui uma praça e um igreja, que ficam no coração da cidade. A cada 15 minutos, o sino da belíssima Igreja de Nossa Senhora da Conceição pode ser ouvido por boa parte da cidade, lembrando a religiosidade do povo.

O que fazer em Carrancas-MG
O que fazer em Carrancas-MG

Como chegar

Para chegar até Carrancas à partir de Belo Horizonte, pegue a BR 381 até a entrada da cidade de Lavras (saída 688). Em seguida pegue a BR 265 e entre à direita no município de Itutinga (trecho sinalizado). Ande por mais 27km e chegará até Carrancas.

Poderá também optar pela BR 040, porém há muito trânsito de caminhões e em muitos trechos a pista está mal sinalizada.

História

Carrancas foi fundada por volta de 1720 em meio ao ciclo do ouro, quando paulistas da capital e de Taubaté encontraram-se às margens do Rio Grande, e decidiram criar um povoado, empolgados com o potencial de suas terras e a possibilidade de encontrar ouro em grande quantidade.

Mais tarde, os portugueses se interessaram pelo local, pela possibilidade de encontrar ouro e também pela agricultura. As escavações em duas rochas na serra mais próxima do lugar formavam fisionomias parecidas à duas caras, dando o nome de Carrancas ao lugar.

Além dos atrativos naturais, Carrancas se destaca também pela religiosidade de seu povo: a fé dos carranquenses impressiona à todos, sendo que a festa de carnaval na cidade acontece duas semanas antes da data oficial, conhecido como carnaval antecipado, e quando chega a data oficial do carnaval, os homens de Carrancas se reúnem em retiro espiritual.

Igreja Matriz - O que fazer em Carrancas-MG
Marco da Estrada Real - O que fazer em Carrancas-MG
Trecho da rodovia Itutinga / Carrancas

Igreja Nossa Senhora da Conceição

A Igreja de Nossa Senhora da Conceição foi construída em meados do século XVIII e fica na Praça Manoel Moreira, conhecida como “praça da igreja” pelos moradores. A construção é toda em quartzito, a pintura do teto do altar é atribuída a Joaquim José da Natividade, discípulo de Aleijadinho e os retábulos do altar tem pinturas a ouro.

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição - O que fazer em Carrancas-MG
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição
O que fazer em Carrancas-MG
Coreto

Onde ficar

Carrancas possui aproximadamente 5.000 habitantes e uma população hospitaleira, podendo encontrar várias pousadas e hotéis-fazenda bem aconchegantes. Em minha primeira visita à cidade, me hospedei na Pousada das Candeias, e fiquei muito satisfeito, pousada toda rústica, simples, tranquila, com café da manhã bem completo. Na minha segunda visita, me hospedei na Pousada Céu e Serra, também adorei a pousada, muito charmosa e aconchegante, localizada na serra.

Pousada Céu e Serra - Hospedagem em Carrancas-MG
Pousada Céu e Serra

Onde comer

A cidade possui algumas opções de gastronomia bem interessantes: podem ser encontrados restaurantes e pizzarias facilmente, caminhando pelas ruas da cidade, tem opções mais simples e mais sofisticadas. Confira algumas opções de locais onde comer em Carrancas.

Wills Burger Hamburgueria Artesanal
Wills Burger Hamburgueria Artesanal

Atrativos / Guia

A cidade possui mais de 110 atrações naturais, dentre eles estão, serras, grutas, poços e principalmente cachoeiras. São diversas opções de ecoturismo para quem gosta de aventura ou simplesmente caminhar e ver de perto os belos atrativos naturais. Algumas empresas oferecem passeios, esportes de aventura e guias para acompanhar os turistas durante a visita.

Após algumas pesquisas, cheguei até ao Jhonata (tel: (35) 9215-6458), um guia que nasceu e cresceu na cidade de Carrancas. Fechei então uma parceria com ele, me acompanhando por alguns roteiros em Carrancas. Fiquei muito satisfeito com o trabalho do garoto, que sabe tudo do local, já que nasceu e cresceu ali, explicando a história de cada cachoeira, a vegetação, além de dicas de segurança durante o percurso.

Escorregador da Zilda
Escorregador da Zilda
Complexo do Grão Mogol
Lagoa Azul no Complexo do Grão Mogol

Ao todo, eu percorri 6 complexos de atrações, clique nos links para saber mais detalhes sobre cada um:

Complexo Grão Mogol
Complexo Vargem Grande – Esmeralda
– Complexo da Fumaça
– Complexo da Toca
– Complexo da Ponte – Tira Prosa
– Complexo da Zilda

Vale a pena conhecer?

Carrancas é uma linda cidade, com vários atrativos naturais, indicada para quem deseja paz e descanso e para quem gosta de ecoturismo e esportes de aventura. Se você ainda não conhece a cidade, não perca tempo, reserve já a sua hospedagem para não ficar sem vaga. E não faça os roteiros por conta própria, contrate um guia, várias trilhas não são bem sinalizadas e você poderá se perder.

Viagem realizada em outubro de 2013

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

5 respostas

  1. André, perto de Carrancas tem o haras Traituba com casarão do sec. XVIII onde até hoje tem quartos esperando D.Pedro que estava na sua rota lá parar. Um casarão de mil metros quadrados.
    Paulo Barbosa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados