logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » Sergipe » Aracaju » Colina de Santo Antônio, aqui nasceu Aracaju-SE

Colina de Santo Antônio, aqui nasceu Aracaju-SE

Foi na Colina de Santo Antônio que começou a nascer a cidade de Aracaju, uma das capitais mais belas do nordeste. No ano de 1855, a necessidade de escoar a produção sergipana com mais agilidade fez com que os administradores da época se mudassem da vizinha e antiga capital São Cristóvão para o povoado de Santo Antônio do Aracaju, atual Aracaju.

Colina de Santo Antônio, no bairro de mesmo nome em Aracaju-SE

Visita à Colina de Santo Antônio

A visita ao local é rápida e vale muito pela parte cultural, já que não há grandes atrativos por lá. No topo da colina está a Igreja de Santo Antônio, em estilo neogótico, singela e de suma importância para o município. A população se reúne no local todo dia 13 de junho para celebrar o dia de Santo Antônio, o santo “casamenteiro”.

Colina de Santo Antônio - Aracaju-SE
Igreja de Santo Antônio
Colina de Santo Antônio - Aracaju-SE
Igreja de Santo Antônio
Festa do Padroeiro
Moradores marcam presença na festa do padroeiro, Santo Antônio. Foto: Celi Hotel

Uma charmosa praça aos fundos da igreja ajuda a compor o cenário, com ar de cidadezinha do interior. Em frente à igreja há um mirante que dá uma bela vista para o encontro do Rio Sergipe com o Oceano Atlântico e boa parte do Bairro Santo Antônio. Nas ruas próximas à igreja, casinhas coloridas preservam a arquitetura de época.

Colina de Santo Antônio - Aracaju-SE
Praça Siqueira de Menezes
Colina de Santo Antônio - Aracaju-SE
Mirante em frente à igreja

As agências de turismo costumam passar pelo local, não ficando mais que 10 minutos por lá. Se você gosta de locais tranquilos que remetem à cidadezinhas do interior (eu gosto!), permita-se ficar por mais um tempinho, curta a sombra das árvores da praça, a vista panorâmica, o interior da igreja e finalize tomando um sorvete de mangaba ou de jaca na Sorveteria Santo Antônio. Tem os sabores tradicionais também mas este são de frutas típicas do estado.

Quando ir?

A visita à Colina de Santo Antônio pode ser feita no mesmo dia em que visitar os Mercados Municipais de Aracaju, já que eles ficam relativamente perto, na região norte da capital sergipana. Se estiver com crianças, o Teleférico de Aracaju fica bem perto dali.

Lá não tem nada de estrutura turística e talvez seja esse o segredo do lugar, a simplicidade e a tranquilidade, além de ser um passeio altamente cultural.

Colina de Santo Antônio - Aracaju-SE

Viagem realizada em abril de 2016

1ª Presstrip “Blogueiros em Aracaju” – 14 a 18/04/2016
Realização:
Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo.

Blogs participantes: Meu Destino (André Morato), Vagando Por Aí (Luis Felipe Magalhães), Vida de Turista (Thiago Busarello) e Mil e Uma Viagens (Dalila Barakat e Flávia Brunacci).

#BlogueirosEmAracaju #VemPraAracaju

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

2 respostas

    1. Oi Ilza.
      A fonte que tenho é que a cidade nasceu nos arredores da Igreja de Santo Antônio, o povoado era chamado de Santo Antônio de Aracaju.
      Vou averiguar se há algum erro nas informações e corrijo o post se for o caso.
      Obrigado por compartilhar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados