logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » Paraíba » João Pessoa » Um passeio pelo Centro Histórico de João Pessoa-PB

Um passeio pelo Centro Histórico de João Pessoa-PB

O Centro Histórico de João Pessoa é Patrimônio Histórico Nacional e conta a história da cidade de João Pessoa, fundada em 1585. Recheado de construções históricas e diversos pontos turísticos, conhecer o centro histórico da capital paraibana requer algum transporte, já que as atrações ficam distantes uma das outras.

Nesse caso, o melhor a se fazer é conseguir este transporte. Uma das maneiras é realizar os deslocamentos com transporte público, seria a opção mais em conta porém você irá perder boa parte do seu dia dentro do ônibus. Outra opção é comprar um pacote de alguma agência local. Se você dirige, dá pra pensar em alugar um carro e ficar mais à vontade.

Táxi eu considero fora de cogitação por ficar com um valor super elevado. Outra opção seria o UBER, calculei todos os deslocamentos e tudo ficaria em torno de R$120,00, se for dividir com mais gente ainda vale a pena.

Centro Histórico de João Pessoa

Tombado pelo IPHAN como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Centro Histórico de João Pessoa leva o turista a fazer uma viagem no tempo. De acordo com o que pretende conhecer, o tour pode durar até um dia inteiro.

Farol de Cabo Branco e Ponta do Seixas

A Ponta do Seixas é a parte mais oriental das Américas. A Praia da Ponta do Seixas vista do alto da falésia é muito bonita porém a praia é um pouco “popularizada”, deixando a desejar na estrutura. No alto da falésia está o Farol do Cabo Branco, um famoso ponto turístico de João Pessoa, que era a parte mais oriental das Américas. Medições mais recentes comprovam que a Ponta do Seixas ocupa este posto.

Para chegar até o Farol, é necessário uma caminhada íngreme pois não é permitido a entrada de veículos. Além do Farol, há uma área coberta pelas árvores com algumas redes e uma feirinha de artesanato.

Av Cabo Branco – Cabo Branco
Entrada: Gratuita
💡 Domingo à Sexta, de 9h às 20h

Farol de Cabo Branco - Centro Histórico de João Pessoa-PB
Farol de Cabo Branco
Ponta do Seixas - Centro Histórico de João Pessoa-PB
Ponta do Seixas

Praça Presidente João Pessoa e arredores

A Praça Presidente João Pessoa está localizada no centro da capital, foi ali que nasceu João Pessoa, a terceira capital mais antiga do país. Lá estão: o edifício da Assembléia Legislativa, o Palácio do Governo do Estado e o Tribunal de Justiça, além do prédio da antiga Faculdade de Direito. No centro da praça, há algumas esculturas que simbolizam a história da cidade.

No local onde hoje é o atual Palácio do Governo, era o antigo Palácio da Redenção, um palácio jesuíta de 1586 que abriga as cinzas de João Pessoa, ex-governador da Paraíba que dá nome à cidade.

Palácio do Governo do Estado da Paraíba
Palácio do Governo do Estado
Tribunal de Justiça da Paraíba
Tribunal de Justiça
Praça João Pessoa
Praça Presidente João Pessoa

Conjunto de São Francisco

O Conjunto de São Francisco, composto pelo convento de Santo Antônio e pela Igreja de São Francisco, é um importante ponto turístico da cidade, considerado o maior monumento em estilo barroco da América Latina, tombado pelo Patrimônio Histórico desde 1952. Começou a ser construído em 1589 e só foi concluída em 1788. Pena que estava fechado no dia da minha visita.

Ladeira São Francisco s/n – Centro – (83) 3221-0779
Visita Guiada: R$6
💡 Segunda à Sexta, de 8h30 às 17h | Sábado e Domingo, de 9h às 14h

Conjunto de São Francisco - Centro Histórico de João Pessoa-PB
Conjunto de São Francisco

Hotel Globo

Construído em 1929, o Hotel Globo foi o primeiro hotel de luxo da cidade, hoje o local funciona como um centro de informações turísticas e possui algumas exposições em seu hall de entrada. Da parte externa do hotel, é possível assistir a um belo pôr do sol com vista para o Rio Sanhauá. Bem próximo dali, estão as famosas casinhas coloridas, um dos símbolos da cidade de João Pessoa.

Largo São Frei Pedro Gonçalves, Pç. São Pedro Gonçalves, 7 – Varadouro
Entrada: Gratuita
💡 Todos os dias, de 8h às 17h

Hotel Globo - Centro Histórico de João Pessoa-PB
Hotel Globo
Exposição no Hotel Globo
Exposição no Hotel Globo
Vista do Hotel Globo
Casinhas Coloridas - Centro Histórico de João Pessoa-PB

Parque Solon de Lucena

O Parque Solon de Lucena é um parque público urbanizado, com a Lagoa dos Irerês ao centro. Antigamente o local pertencia aos jesuítas e hoje é um belíssimo parque, no centro de João Pessoa, sendo um dos cartões postais da cidade.

Parque Solon de Lucena
Entrada: Gratuita

Parque Solon de Lucena - Centro Histórico de João Pessoa-PB
Parque Solon de Lucena

Mercado de Artesanato Paraibano

Finalizamos o passeio por João Pessoa no MAP (Mercado de Artesanato Paraibano). O local é ótimo para comprar aquelas lembrancinhas da cidade pois possui centenas de lojas com várias opções de compras, além de lanchonete para um lanche rápido. O MAP fica há algumas quadras da feirinha de Tambaú.

Av Sen. Ruy Carneiro 241 – Tambaú – (83) 3247-3135
Entrada: Gratuita
💡 Segunda à Sábado, de 9h às 19h | Domingo, de 9h às 17h

MAP - Mercado de Artesanato Paraibano
Mercado de Artesanato Paraibano

Viagem realizada em março de 2013

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

9 respostas

  1. Obrigado por todas as grandes mensagens João Pessoa! Eu definitivamente estarei visitando eles, nós estaremos visitando, em junho. Sinto muito para o Português, estou usando o Google Translate, porque o meu Português é ruim, eu só queria dizer que seus posts são muito úteis para alguém de todo o caminho no meio da América. 🙂

  2. Oi André, boa tarde.
    Sou de Araujos, perto de Divinópolis e estou organizando uma viagem para um grupo de 20 pessoas para a Paraíba, pra março de 2015.
    estava pesquisando no Google sobre os atrativos da cidade e encontrei seu blog, que achei extremamente útil.
    Parabéns pela iniciativa!!!

    1. Olá Paula.
      Muito obrigado pelos elogios.
      Espero ter ajudado você a concluir o seu roteiro. Se precisar de mais alguma informação, mande e-mail que terei enorme prazer em ajudá-la!
      Tenho parentes em Araújos. Cidadezinha pacata e acolhedora.
      Espero ainda poder escrever sobre a cidade.
      Um grande abraço!

  3. Oi André. Estou com viagem marcada para João Pessoa com minhas filhas. Aluguei um carro. Pode me dar ideia de bons lugares pra ir com adolescentes em João Pessoa e arredores? Obrigada. Seu blog me ajudou bastante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados