logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » Minas Gerais » Poços de Caldas » Cachoeira Véu das Noivas e Cascata das Antas, Poços de Caldas-MG

Cachoeira Véu das Noivas e Cascata das Antas, Poços de Caldas-MG

Poços de Caldas possui dois atrativos naturais que são muito visitados pelos turistas que visitam a cidade, a Cachoeira Véu das Noivas, localizada em um local que possui uma ótima infra estrutura e a Cascata das Antas, uma bonita queda d’água com diversos pontos de contemplação da natureza.

Quem compra o city tour nas agências locais certamente passará por estes dois pontos turísticos, que ficam um pouco mais afastados do centro de Poços de Caldas. No meu caso, estava de carro na cidade e fui por conta própria mesmo. Há alguns ônibus que partem do Mercado Municipal e levam até os dois atrativos. Outra opção seria o passeio de charrete, partindo do Parque José Affonso Junqueira.

Cachoeira Véu das Noivas

A Cachoeira Véu das Noivas está localizada em um das entradas da cidade, quem vem de São Paulo pela BR 267 passa na porta do local e vale a pena dar uma paradinha por lá, já que a bonita queda d’água fica um pouco longe do centro da cidade. Fui em meu próprio carro e encontrei uma vaga bem próxima da entrada principal, logo apareceram diversos vendedores oferecendo opções de almoço nos arredores.

O local possui um enorme estacionamento e recebe diversas excursões, a estrutura é muito boa. Antes de ir até as quedas, os turistas passam por uma feira de artesanato, onde é possível comprar lembranças de Poços de Caldas, cordões, tapetes, itens de decoração e cristais, este último é confeccionado no próprio local e pode ser conferido de perto por todos.

A feira de artesanato funciona no local onde funcionava o restaurante antigamente. Hoje não há restaurante no Parque Véu das Noivas, apenas alguns quiosques que vendem milho verde, pamonha, bolo de milho, curau, água, água de coco e alguns lanches rápidos.

Cachoeira Véu das Noivas - Poços de Caldas-MG
Feira de Artesanato
Cachoeira Véu das Noivas - Poços de Caldas-MG
Feira de Artesanato

Depois de passar pelas compras de artesanato, basta seguir por um caminho ao lado esquerdo da feirinha para chegar ao mirante, que possibilita a melhor vista para a Cachoeira Véu das Noivas. Composta por três quedas, a primeira queda é a principal. A cachoeira é muito bonita e faz valer a visita, pena que ela pode ser apenas contemplada, toda essa beleza não pode ser melhor aproveitada pois suas águas estão poluídas.

Cachoeira Véu das Noivas - Poços de Caldas-MG
Cachoeira Véu das Noivas - Poços de Caldas-MG

Depois de tirar fotos por ali, você volta pelo mesmo caminho e segue por uma trilha, agora do lado direito da feirinha. Esta trilha leva até a parte mais baixa das quedas, onde é possível contemplar as quedas por um outro ângulo, além de ver algumas corredeiras. Não há muito o que fazer por ali, apenas dar uma espiada e ir embora, ao meu ver nem vale muito a pena pegar esta outra trilha, a vista do primeiro mirante é muito mais bonita.

Cachoeira Véu das Noivas - Poços de Caldas-MG

O local possui ainda um outro atrativo, um passeio de trenzinho que é interessante fazer caso esteja com crianças. No passeio de trenzinho é possível avistar flores, plantas ornamentais e pinheiros, além de curtir a natureza ao redor do parque.

O Parque Véu das Noivas funciona de segunda à sexta, das 8h às 17h30, sábado, domingo e feriado, das 8h às 18h. A entrada é gratuita e o estacionamento também, a única atração paga à parte é o passeio de trenzinho.

Cachoeira Véu das Noivas - Poços de Caldas-MG

Cachoeira Véu das Noivas
Av. João Pinheiro – Parque Véu das Noivas
Poços de Caldas-MG
(35) 3697-2300

Cascata das Antas

A Cascata das Antas fica na mesma região da Cachoeira Véu das Noivas, dá pra visitar os dois atrativos em um mesmo dia, aproveitando o deslocamento. A entrada do local é uma grande descida em curvas, que lembra um pouco a Serra de Petrópolis pela estrada velha, tome cuidado e desça devagar caso esteja em carro próprio.

O local também possui um amplo estacionamento gratuito e não há cobrança de ingresso para visitar o local. Na entrada, há uma pequena sala com uma maquete do local, além de algumas informações na parede. A Cascata das Antas possui uma bela queda e, assim como na Cachoeira Véu das Noivas, pode ser apenas contemplada por possui águas poluídas, porém com um agravante, várias pedras. Mesmo que as águas fossem boas, nadar por ali seria um perigo.

Cascata das Antas - Poços de Caldas-MG
Cascata das Antas - Poços de Caldas-MG
Cascata das Antas

Antes de chegar às quedas, o visitante passam por um bosque muito bonito, onde há diversos tipos de árvores, sinalizadas com placas contendo nome e informações sobre a mesma. Há também banheiros gratuitos, confesso que necessitei usar o banheiro masculino mas o local estava inabitável.

Há uma construção muito bonita por ali que me informaram ser um restaurante, mas no dia da minha visita ele estava fechado. Como não havia um setor de informações no local, não sei dizer se estava fechado somente no dia em que eu estive lá ou se não funciona mais ali.

Cascata das Antas - Poços de Caldas-MG
Cascata das Antas - Poços de Caldas-MG
Cascata das Antas - Poços de Caldas-MG

Além das quedas com mais de 50 metros de altura, outros atrativos do local são a vegetação primitiva e as trilhas que levam até as ruínas da antiga hidrelétrica Força e Luz, Poços de Caldas foi uma das primeiras cidades do país a gerar a própria energia elétrica. Confesso que esperava mais do local, que é tão famoso e tão bem falado por quem já visitou a atração.

A Cascata das Antas funciona de segunda à sexta, das 8h às 17h30, sábado, domingo e feriado, das 8h às 18h. A entrada é gratuita.

Cascata das Antas
Av. Silvio Monteiro dos Santos
Poços de Caldas-MG
(35) 3697-2300

Viagem realizada em abril de 2018

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

6 respostas

    1. Oi Bruna, o acesso até a feirinha é fácil (Véu das Noivas), mas para chegar ao Mirante e a parte baixa da cachoeira, o caminho é irregular.
      Para chegar a Cascata das Antas, o acesso é plano e fácil, dá pra chegar até cadeirantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados