logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » São Paulo » Ilhabela » Cachoeira do Gato na Praia de Castelhanos, Ilhabela-SP

Cachoeira do Gato na Praia de Castelhanos, Ilhabela-SP

A Cachoeira do Gato é uma das atrações da Praia de Castelhanos, em Ilhabela/SP. Através de uma trilha, é possível chegar até esta linda cachoeira, que possui uma enorme queda. Ilhabela como o próprio nome diz é uma ilha que fica próxima à cidade de São Sebastião, no estado de São Paulo. Para chegar lá, somente através de balsa e os detalhes desta travessia, eu explico neste post.

A Cachoeira do Gato fica na Praia de Castelhanos, no lado leste de Ilhabela e para chegar até a praia, somente por barco ou veículos 4×4. Para saber como ir até a Praia de Castelhanos, acesse o post que conta todos os detalhes da ida até lá.

O início da trilha que leva até a cachoeira fica no lado esquerdo da praia. Se tiver reservado um tour de jipe até a Praia de Castelhanos, verifique se o passeio inclui a ida até o início da trilha.

Praia de Castelhanos - Ilhabela-SP
Canto esquerdo da Praia de Castelhanos, onde se inicia a trilha para a Cachoeira do Gato
Praia de Castelhanos - Ilhabela-SP
Praia de Castelhanos

Percorrendo a trilha…

A maior cachoeira de Ilhabela é um passeio imperdível. Siga para o lado esquerdo da praia, onde há algumas mesas sobre as areias e uma pequena venda. Ali se inicia a trilha.

Praia de Castelhanos - Ilhabela-SP
Canto esquerdo da Praia de Castelhanos, também conhecido como Praia do Gato
Praia de Castelhanos - Ilhabela-SP
Praia de Castelhanos - Ilhabela-SP

A trilha é considerada de nível leve e bem demarcada, porém, mesmo assim, recomendamos ir com um guia. São 2km pra ir e 2km pra voltar, gastando em média 45 minutos para cada percurso.

Como havia chovido nos dois dias anteriores à minha ida até a Praia de Castelhanos, a trilha estava “daquele jeito”, com muita lama e escorregadia. O melhor a se fazer é ir de tênis ou sapato fechado para percorrer a trilha e não correr o risco de se machucar. Não se esqueça do repelente em creme!

Guia
Trilha para Cachoeira do Gato - Ilhabela-SP
Trilha para Cachoeira do Gato - Ilhabela-SP

Há alguns trechos com obstáculos, como árvores caídas e degraus naturais, além de pontes para atravessar locais onde a água passa. Há ainda uma charmosa ponte pênsil de madeira, que passa sobre um pequeno rio com águas cristalinas em meio ao verde da mata atlântica, que é muito bonita e vale alguns cliques.

Cachoeira do Gato - Ilhabela-SP
Ponte pênsil de madeira na Trilha do Gato
Cachoeira do Gato - Ilhabela-SP
Cachoeira do Gato - Ilhabela-SP

Cachoeira do Gato

Chegando na cachoeira, há uma pequena ponte de madeira para facilitar o acesso às quedas. A Cachoeira do Gato possui cerca de 50 metros de altura e a água cai sobre um poço, formando uma piscina natural ótima para banho. Assim que cheguei, não pensei duas vezes e corri logo para debaixo das enormes quedas da cachoeira e tomei um bom banho. O local possui muitas pedras dentro da água, é necessário tomar bastante cuidado para não se machucar.

Cachoeira do Gato - Ilhabela-SP
Cachoeira do Gato - Ilhabela-SP
Cachoeira do Gato - Ilhabela-SP
Cachoeira do Gato - Ilhabela-SP

Para chegar até as quedas, há um pequeno degrau natural formado pelas pedras e é necessário passar no canto direito pois logo ao lado há uma correnteza que leva a outra queda, de cerca de 15 metros.

Cachoeira do Gato - Ilhabela-SP
Há um pequeno degrau natural por onde as pessoas descem, para ter acesso às quedas

Pra se ter ideia da altura do local onde se localiza e do tamanho das quedas, a Cachoeira do Gato pode ser vista do mar, pelos barcos que passam pela Baía de Castelhanos. Curta bastante a maior e mais bela cachoeira de Ilhabela. Retorne pelo mesmo caminho da ida. Se tiver ido por conta própria até a Praia de Castelhanos, procure ir na cachoeira nos horários entre 13h e 16h, é quando os guias estão por lá levando os grupos.

Vale a pena ir?

No post sobre o passeio à Castelhanos, há uma reflexão sobre a ida à Cachoeira do Gato. O passeio faz parte de um pacote que leva o turista à Praia de Castelhanos bem como à cachoeira. Se optar por ir à cachoeira, resta pouco tempo para a praia. Se optar somente pela praia, perde uma ótima atração que é esta belíssima cachoeira.

Quando eu fui, fiquei cerca de 30 minutos na cachoeira, 1h20 na praia e o restante do tempo, na estrada, indo pra Castelhanos ou na trilha para a cachoeira. Como eu não sou de ficar muito tempo na água, optei por ir na cachoeira, e não me arrependi. No meu caso valeu muito a pena, mesmo tendo ficado pouco tempo na praia. Se você gosta de trilhas, cachoeiras e contato com a natureza, não deixe de fazer este passeio.

Cachoeira do Gato - Ilhabela-SP
André Morato em Ilhabela

Viagem realizada em janeiro de 2016

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados