logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » Minas Gerais » Santa Cruz de Minas » Cachoeira do Bom Despacho, Estrada Real – MG

Cachoeira do Bom Despacho, Estrada Real – MG

Localizada na cidade de Santa Cruz de Minas, a Cachoeira do Bom Despacho é uma das atrações da cidade, que fica bem perto de São João Del Rei e Tiradentes, interligadas pela Estrada Real. A Cachoeira possui fácil acesso e águas calmas, atraindo muitas pessoas em épocas mais quentes pelo fato de possuir águas muito geladas.

Cachoeira do Bom Despacho

As águas que descem a Serra São José formam um belo espetáculo e oferecem lazer e diversão para crianças e adultos, que podem desfrutar dos vários poços formados próximo às quedas, além de uma pequena represa com águas tranquilas.

Cachoeira do Bom Despacho - Santa Cruz de Minas-MG
Cachoeira do Bom Despacho - Santa Cruz de Minas-MG
Cachoeira do Bom Despacho - Santa Cruz de Minas-MG

Infelizmente o fluxo de água das quedas caiu drasticamente nos últimos anos devido ao tempo seco e a falta de chuva. Próximo às quedas da Cachoeira do Bom Despacho está o primeiro marco da Estrada Real, inaugurado em 2003. A Cachoeira está a apenas 5 minutos de carro do centro de Santa Cruz de Minas e as 10 min de Tiradentes e São João Del Rei.

Primeiro Marco da Estrada Real
Primeiro Marco da Estrada Real

À partir de São João Del Rei -> Siga de São João Del Rei para Tiradentes pela Estrada Real, atravessando a cidade de Santa Cruz de Minas. A cachoeira fica entre Santa Cruz e Tiradentes, sendo facilmente avistada, à esquerda.

À partir de Tiradentes -> À partir do Largo das Forras, siga pela Rua Min. Gabriel Passos onde um pouco mais à frente ela passará a se chamar Rua Padre Livramento. Percorra cerca de 3,5 quilômetros e a Cachoeira estará à direita. É possível estacionar o carro bem próximo da cachoeira, à poucos metros das quedas.

Serra de São José

A Serra de São José é uma formação rochosa presente em outras quatro cidades, além de Santa Cruz de Minas.O município de Santa Cruz de Minas, onde está localizada a cachoeira é o menor município do país em extensão territorial, sendo desmembrado de Tiradentes em 1995. A Serra é composta em sua maior parte por quartzito e metapelito e possui altitude de 1300 metros. O local é Área de Preservação Ambiental e abriga orquídeas raras, grande quantidade de libélulas e rica fauna.

Vale a pena ir?

As quedas de água da Cachoeira do Bom Despacho são bonitas, e apesar de não ter entrado na água, pude ver que elas são limpas e cristalinas. O que atualmente atrapalha o local é a falta de água, diminuindo o volume e, consequentemente a beleza da cachoeira. É um bom passeio para aqueles que gostam de ecoturismo e turismo de aventura, pois é possível subir e Serra de São José, e ter uma belíssima vista das cidades vizinhas, além de curtir as águas da cachoeira.

Cachoeira do Bom Despacho - Santa Cruz de Minas-MG

Se o seu roteiro por Tiradentes e/ou São João Del Rei estiver curto, acredito ser muito mais interessante curtir a parte histórica das cidades. A parte gastronômica de Tiradentes também deve ser levada mais em conta. Apenas em minha 4ª visita à Tiradentes fui conhecer a cachoeira, ou seja, a parte que julgo mais importante, eu já conhecia. No meu caso valeu a pena conhecer.

Viagem realizada em julho de 2015

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados