Como é a visita à Casa de Santos Dumont em Petrópolis-RJ

Conhecida como "A Encantada", a construção é bastante peculiar e possui acervo com livros e objetos, além de algumas invenções do pai da aviação

Casa de Santos Dumont - Petrópolis-RJ

Alberto Santos Dumont foi um grande inventor brasileiro, filho de fazendeiros de Minas Gerais, nascido no ano de 1873 e falecido em 1932. Em Petrópolis, localiza-se a Casa de Santos Dumont, a última residência do inventor, é uma pequena e interessante residência de verão, desenhada por ele mesmo que hoje funciona como um museu.

Localizada próximo à Universidade Católica de Petrópolis, ao Museu de Cera e à Praça da Liberdade, a Casa de Santos Dumont é conhecida como “A Encantada” e fica no alto de um terreno, em um local que foi considerado como impróprio e complicado para uma construção.

Um pouco sobre Santos Dumont

Alberto Santos Dumont nasceu na fazenda dos pais em Minas Gerais em 1873 e faleceu no Guarujá, em 1932. Grande balonista, desenvolvedor e piloto de seus próprios dirigíveis, Santos Dumont foi pioneiro da aviação, realizando este primeiro voo em público decolando com um veículo mais pesado que o ar, sem o auxílio de dispositivos de lançamento. Este primeiro voo aconteceu no 14 Bis.

Santos Dumont desenvolveu também o avião “Demoiselle” ou “Libélula”, seu aeroplano mais bem sucedido e copiado no mundo inteiro. Santos Dumont abriu mão de registrar a patente e consequentemente dos royalts que a invenção poderia render por pura generosidade, ele queria apenas propagar conhecimento.

Casa de Santos Dumont - Petrópolis-RJ Petrópolis-RJ

Casa de Santos Dumont

Construída em 1918 na encosta do antigo morro do Encantado, a Casa de Santos Dumont fica em um terreno que tem tudo a ver com o inventor, já que ele gostava de altura e de boa localização. Desenhada e projetada por ele mesmo, a construção contou com a ajuda do Engenheiro Eduardo Pederneiras e, atualmente, está em ótimo estado de conservação. A casa foi tombada pelo IPHAN em 1952 e hoje faz parte do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Projetada de forma absolutamente prática, a casa é compacta e pequena, sem espaços desnecessários e com algumas invenções. Santos Dumont utilizava o porão como oficina e laboratório. No primeiro pavimento, há uma sala que o inventor usava como biblioteca e escritório, acessada por uma escada externa em forma de raquetes alternadas.

Casa de Santos Dumont - Petrópolis-RJ

Petrópolis-RJ Casa de Santos Dumont - Petrópolis-RJ

Há ainda um mezanino, também acessado por escadas, que era utilizado para quarto de dormir e um banheiro. Neste pequeno banheiro, pude observar uma das engenhocas de Santos Dumont, o chuveiro, constituído de um balde perfurado, dividido ao meio. De um lado a água entra fria e do outro quente (sendo o aquecimento feito à chama de álcool). Puxando-se as correntes, á água se mistura,o fundo falso, sobe, permitindo que a água, já morna, caia pelos buracos feitos do balde.

Petrópolis-RJ Casa de Santos Dumont - Petrópolis-RJ

Casa de Santos Dumont - Petrópolis-RJ

No último andar da casa há um observatório, acessado por uma pequena passarela de madeira que fica no quintal, cujo corrimão é uma corda esticada. Neste local, Santos Dumont passava horas observando o céu e as estrelas. Um detalhe interessante é que a casa não tem cozinha, Santos Dumont solicitava suas refeições no antigo Palace Hotel, hoje Universidade Católica de Petrópolis, que fica em frente à casa. Talvez esse seja um dos motivos da escolha do local para construir sua casa.

Casa de Santos Dumont - Petrópolis-RJ
Observatório

O museu conta com um acervo de livros, objetos, cartas e mobiliário, além de um centro cultural que fica em anexo, onde pode-se assistir um curta metragem sobre Santos Dumont. O espaço possui acessibilidade e maquetes táteis para visitantes com necessidades especiais.

Casa de Santos Dumont - Petrópolis-RJ Casa de Santos Dumont - Petrópolis-RJ Casa de Santos Dumont - Petrópolis-RJ

Para visitar a Casa de Santos Dumont, é necessário desembolsar o valor de R$8, sendo que há meia entrada. Aberta de terça feira à domingo, de 9h30 às 17h, o ingresso pode ser comprado no ato da visita.

Casa de Santos Dumont
Rua do Encanto 22
Centro – Petrópolis-RJ
(24) 2247-5222

Viagem realizada em janeiro de 2019

A viagem à Petrópolis teve o apoio da Localiza Hertz, viajei em uma EcoSport Titanium 2019 automática e a experiência foi fantástica. A empresa trabalha com veículos novos, um grande diferencial na hora de reservar o seu veículo. Acesse o site e confira as opções.

 ➡ AQUI COMEÇA A SUA VIAGEM:

💡 Reservando através dos nossos links, nós ganhamos uma comissão, você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a continuar no ar, dando dicas de viagem.
🏨 Reserve a HOSPEDAGEM da sua próxima viagem com o Booking.
🚗 Alugue um CARRO com a RentCars em qualquer lugar do mundo e pague em até 12x sem juros no cartão de crédito e sem IOF. Desconto de 5% no boleto.
✈️ Pesquise PASSAGENS AÉREAS com a Passagens Promo, com pagamento em até 6x sem juros. 
🛄 Antes de embarcar, não esqueça de fazer o seu SEGURO VIAGEM, ele é obrigatório em alguns países da Europa e altamente recomendo em qualquer viagem que você faça. Faça uma cotação com a Real Seguro Viagem e aproveite. 
💵 Precisa fazer CÂMBIO para viajar? Consulte preços através da Melhor Câmbio.
💳 Quer evitar filas para COMPRAR INGRESSOS? Compre online com a Get Your Guide e Tour On.
✈️ Teve algum IMPREVISTO COM COMPANHIAS AÉREAS? (voo cancelado, atrasado, perda de conexão, overbooking ou extravio de bagagem) Faça uma consulta gratuita com a Resolvvi e veja se tem direito a indenizações. Você só pagará pelo serviço se ganhar a indenização.

+ Conteúdo de Petrópolis:

📝 O que fazer em Petrópolis
- Roteiro a pé pelo Centro Histórico
- Cervejaria Bohemia
- Palácio Quitandinha
- Museu Casa de Santos Dumont
- Catedral de Petrópolis
- Museu Casa do Colono
- Museu de Cera
- Museu Imperial
- Mirante do Cristo
🍔 Onde comer em Petrópolis
- Casa D'angelo
- Casa do Alemão
- Pellegrini
- Restaurante Bohemia
- Massas Luigi 
🏨 Onde se hospedar em Petrópolis
- Hotel Casablanca Imperial

André Morato
Nasci em Divinópolis, interior de Minas Gerais, onde moro atualmente. Sou solteiro, colunista, blogueiro, viajante, designer gráfico, agente de turismo... (Oferecimento: Bombril. 1001 utilidades!). Apaixonado por viagens e por fotografia. Viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog. Saiba mais...

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.