Vale a pena utilizar os ônibus da Linha Turismo de Curitiba-PR?

O serviço é eficiente e passa por todos os pontos turísticos da capital

Linha Turismo de Curitiba-PR

A Linha Turismo de Curitiba é uma linha de ônibus especial, que leva os turistas a todos os pontos turísticos da cidade. O serviço oferecido é bastante eficiente e você vai saber tudo sobre como utilizar o serviço agora, mas a pergunta inicial que certamente te trouxe até aqui é, vale a pena utilizar o serviço? Bom, isso vai depender de vários fatores, mas calma, vou explicar tudo nesse post.

Curitiba é uma cidade que possui uma excelente infra estrutura turística e a Linha Turismo é uma das facilidades que o turista tem à disposição, mas para saber avaliar se o serviço vai valer a pena para você, alguns fatores serão determinantes. Apesar de passar por todos os pontos turísticos, tem lugar que não vale a pena descer, já que você terá um número limitado de reembarques.

Como funciona a Linha Turismo de Curitiba?

Para utilizar o serviço você precisa comprar uma cartela que vem com 5 tíquetes e custa R$40. Cada tíquete dá direito a um embarque, então você terá direito a um embarque e quatro reembarques. Esta cartela de tíquetes pode ser comprada no próprio ônibus, em qualquer ponto de embarque ou na Rodoferroviária. Os tíquetes podem ser usados em dias diferentes.

No momento da compra, você recebe um mapa com todas as informações sobre o passeio, além de horários e pontos de reembarque. Os ônibus da Linha Turismo de Curitiba são de dois andares e funcionam no sistema hop-on hop-off, você decide onde e quando embarcar e desembarcar. É uma ótima opção para aqueles que tem pouco tempo na cidade e querem conhecer mais atrativos de uma só vez, já que o serviço percorre um circuito com 24 atrações em cerca de duas horas e meia.

Linha Turismo de Curitiba-PR Linha Turismo de Curitiba-PR Linha Turismo de Curitiba-PR

O serviço funciona de terça à sexta feira, das 9h às 17h30 e os ônibus passam a cada 30 minutos. A única forma de pagamento aceita é em dinheiro. Crianças até 5 anos de idade não pagam para utilizar o serviço. Alguns ônibus permitem que o passageiro embarque levando a sua bike, estes serão identificados com um “adesivo bicicleta”, fixado na porta traseira.

Paradas

A Linha Turismo de Curitiba percorre ao todo cerca de 46 quilômetros, passando por 24 pontos turísticos, onde você poderá embarcar e desembarcar em qualquer um deles. Mas como nem todas as paradas valem a pena descer, vou colocar abaixo todas as paradas que o ônibus faz com uma sugestão de roteiro para melhor utilização do serviço. Os locais estão na ordem de deslocamento do ônibus, logo o ponto de partida será a Praça Tiradentes.

1 – Praça Tiradentes (1º embarque)
2 – Rua das Flores
3 – Rua 24 Horas
4 – Museu Ferroviário

Antes de embarcar no ônibus da Linha Turismo de Curitiba, você pode passear pela Praça Tiradentes, conhecer a Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz dos Pinhais e aproveitar para conhecer a Rua das Flores, a Rua 24 horas e o Centro Histórico de Curitiba. Você poderá embarcar também na Rua das Flores, na Rua 24 Horas ou no Museu Ferroviário.

Linha Turismo de Curitiba-PR
Praça Tiradentes

5 – Teatro Paiol

Não vale a pena desembarcar no Teatro Paiol, a vista externa e panorâmica do ônibus será suficiente.

6 – Jardim Botânico (desembarque / 2º embarque)

O seu primeiro desembarque poderá ser no Jardim Botânico, o principal cartão postal de Curitiba. Aproveite para ir até a estufa, passear pelo Jardim Francês, Jardim Sensorial e Museu Botânico. Embarque novamente no Jardim Botânico.

Jardim Botânico de Curitiba-PR
Jardim Botânico

7 – Rodoferroviária / Mercado Municipal
8 – Teatro Guaíra / Universidade Federal do Paraná
9 – Paço da Liberdade
10 – Memorial Árabe / Passeio Público
11 – Centro Cívico

O Mercado Municipal merece ser visitado, mas com mais tempo, então não vale a pena desembarcar nele. Os outros atrativos também não valem a pena o desembarque.

Linha Turismo de Curitiba-PR

12 – Museu Oscar Niemeyer (desembarque)
13 – Bosque do Papa / Memorial Polonês (3º embarque)

Esse vale muito a pena, o Museu Oscar Niemeyer merece e muito ser visitado. É bom reservar um bom tempo para poder curtir as obras com calma, reserve pelo menos 1h30. Depois você pode ir caminhando até o Bosque do Papa e Memorial Polonês, que também valem a visita.

Encontro RBBV 2018 - Curitiba-PR
Museu Oscar Niemeyer

14 – Bosque Alemão
15 – Unilivre – Universidade Livre do Meio Ambiente

16 – Parque São Lourenço
17 – Ópera de Arame

Dentre estes atrativos, a Unilivre é um lugar bem bonito de se visitar, mas como os tíquetes são limitados, não vale a pena pois julgo ter lugares mais interessantes. A Ópera de Arame também vale uma parada para foto, mas eu recomendo a visita noturna ao local, com opção de jantar no Restaurante Ópera Arte.

Linha Turismo de Curitiba-PR
Bosque Alemão

18 – Parque Tanguá (desembarque / 4º embarque)

O Parque Tanguá é lindo e uma parada por lá é quase que obrigatória. Se você tiver possibilidade, vá durante o pôr do sol.

Linha Turismo de Curitiba-PR
Parque Tanguá

19 – Parque Tingui
20 – Memorial Ucraniano
21 – Portal Italiano
22 – Santa Felicidade
23 – Parque Barigui (desembarque / 5º embarque)
24 – Torre Panorâmica

Dentre estas opções, você pode optar por descer no Parque Tingui, Memorial Ucraniano, Parque Barigui ou na Torre Panorâmica. Eu indico conhecer o Parque Barigui, que é muito lindo. O Memorial Ucraniano também é muito lindo, mas dá para fotografar do ônibus.

25 – Retorno ao Setor Histórico

O passeio finaliza no Setor Histórico de Curitiba. Acima eu coloquei apenas uma sugestão de roteiro, você pode embarcar ou desembarcar em qualquer uma das opções acima, atente-se sempre às atrações que ficam próximas, para não utilizar um dos tíquetes sem necessidade.

Linha Turismo de Curitiba-PR

Vale a pena utilizar a Linha Turismo de Curitiba?

O serviço é muito eficiente, os ônibus são confortáveis e possuem o segundo andar com vista panorâmica. Para aqueles que estão sozinhos em Curitiba, comprar os tíquetes pode sair bem mais em conta do que utilizar táxis ou Uber. No caso de estar em casal, dependendo do que deseja conhecer ainda pode valer a pena. Nos caso de estar em mais pessoas, vale a pena avaliar se dividindo o táxi ou Uber, o valor ficará mais em conta.

Olhando por outro lado, utilizando a Linha Turismo de Curitiba você conhece vários atrativos da cidade de uma vez, enquanto de Uber ou táxi você conhece apenas alguns destinos específicos.

Linha Turismo de Curitiba-PR

Viagem realizada em novembro de 2018

+ Curitiba no Blog Meu Destino

O que fazer
- Roteiro a pé pelo Centro Histórico
- Visita à Arena da Baixada
- Hard Rock Café
- Jardim Botânico
- Linha Turismo - tour oficial
- Mercado Municipal
- Museu Oscar Niemeyer
- Torre Panorâmica
- Os melhores parques de Curitiba
Morretes: Passeio de trem pela serra
Onde comer
- Bar do Alemão
- Gards Rooftop
- Ópera Arte (Ópera de Arame)
- Restaurante O Jardineiro
- Restaurante Peixinho
Onde se hospedar
- Hotel Blumenau
André Morato
Nasci em Divinópolis, interior de Minas Gerais, onde moro atualmente. Sou solteiro, colunista, blogueiro, viajante, designer gráfico, agente de turismo... (Oferecimento: Bombril. 1001 utilidades!). Apaixonado por viagens e por fotografia. Viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog. Saiba mais...

Comente!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.