O que fazer em Trindade-GO, a terra do Divino Pai Eterno

A Capital da Fé de Goiás recebe milhões de romeiros todos os anos que buscam momentos de fé e devoção junto ao Pai Eterno

O que fazer em Trindade-GO

Trindade-GO é uma cidade localizada a 19 quilômetros de Goiânia, é a Terra do Divino Pai Eterno, uma cidade religiosa que recebe romeiros de todos os cantos do mundo. Conhecida como a Capital da Fé, Trindade recebe cerca de 4 milhões de peregrinos todos os anos, este número tende a aumentar graças a repercussão nacional e até internacional do trabalho realizado pelo Padre Robson Oliveira no Santuário Basílica do Divino Pai Eterno.

Todos os anos a cidade recebe uma festa em louvor ao Divino Pai Eterno chamada de Romaria, que reúne cerca de 2,5 milhões de romeiros durante os dez dias de festa. Recebi um convite através da AFG Comunicação e da AFIPE (Associação Filhos do Pai Eterno) para participar da Romaria 2018 e conhecer a segunda maior festa religiosa do Brasil. Me hospedei no Hotel Liguori, localizado na entrada da cidade e considerado o melhor hotel de Trindade, aqui tem um review.

Durante os 4 dias em que estive em Trindade-GO, aproveitei para curtir os festejos ao Pai Eterno e conhecer tudo o que a cidade tem de melhor. Se você procura o que fazer em Trindade-GO, você veio ao lugar certo, o blog Meu Destino tem várias dicas para você curtir as atrações da cidade.

O que fazer em Trindade-GO

Boa parte das atrações ficam no Santuário do Divino Pai Eterno e em seus arredores, podendo ser conhecidas a pé. Algumas atrações que ficam mais longes podem ser conhecidas através do passeio no Bonde do Pai Eterno, mas há outras opções como o tuk-tuk, táxi e Uber. Confira o que fazer em Trindade-GO:

Participar das celebrações no Santuário Basílica

Participar das celebrações durante a visita à cidade é umas das atividades principais e mais importantes mas há mais o que fazer por lá como visitar a Sala dos Milagres, se confessar, visitar a Capela do Santíssimo, ver a Imagem do Pai Eterno, amarrar uma fitinha na Gruta da Intercessão e adentrar a Gruta Nossa Senhora de Lourdes. Aqui tem um post com todos os detalhes do Santuário.

Rua Dr Irany Ferreira 702 – Vila Santo Onofre – (62) 3506-9800
Entrada: Gratuita

Santuário do Divino Pai Eterno - Trindade-GO Santuário do Divino Pai Eterno - Trindade-GO

Conhecer a Igreja Matriz de Trindade-GO

Fundada em 1912, a Igreja Matriz de Trindade-GO foi erguida com a ajuda da comunidade, após os Missionários Redentoristas perceberem o aumento de pessoas que visitavam a cidade devido a fé, despertada pelo encontro do Medalhão da Santíssima Trindade pelo casal Constantino Xavier e Ana Rosa.

Tombada como Patrimônio Histórico do Estado de Goiás e Nacional e como Patrimônio Cultural Material do Brasil, a Igreja recebeu reforma em 2013 onde foram resgatadas as características originais, mantendo seus traços antigos e rústicos, incluindo o altar, todo talhado em madeira de aroeira. A praça onde se localizada a Igreja Matriz é uma graça, toda florida, com bancos e uma fonte.

Praça do Santuário 238 – Centro – (62) 3505-1129
Entrada: Gratuita

Igreja Matriz de Trindade - O que fazer em Trindade-GO Igreja Matriz de Trindade - O que fazer em Trindade-GO

Assistir a uma peça no Cine Teatro AFIPE

Localizado em um prédio histórico em frente a Praça da Igreja Matriz, o Cine Teatro AFIPE foi oficialmente inaugurado em 2016, onde antigamente funcionava o Cine Teatro Mara. O prédio foi reformado mas a sua fachada original foi mantida, sendo que a sua capacidade atual é de receber até 940 pessoas. A programação oferece filmes, palestras, shows, encontros, teatro e exposições, sempre gratuitos. Durante a Romaria, a programação é especial.

Rua Dr Irany Ferreira – Setor Central – (62) 3505-1382
Entrada: Gratuita
💡 Programação: Aqui

Cine Teatro AFIPE - O que fazer em Trindade-GO

Fazer compras nas feirinhas nos arredores do Santuário

Trindade é uma cidade que possui diversas feirinhas, elas estão espalhadas pelo entorno do Santuário Basílica e vendem os mais diversos produtos. As barracas de artigos religiosos são as mais numerosas mas tem as que vendem roupas, acessórios, brinquedos, eletrônicos e lembranças de Trindade-GO.

Em frente à entrada principal do Santuário

Feirinhas - O que fazer em Trindade-GO

Visitar a Vila São Cottolengo

A Vila São Cottolengo é uma instituição filantrópica sem fins lucrativos, mantida através de doações, criada e administrada pelos Missionários Redentoristas. Chamado de “Santuário do Irmão”, o local atende em período integral pessoas com deficiência crônica, cuidando do desenvolvimento físico, social, educacional e cultural dos mais de 300 internos.

Muitas pessoas visitam o local e os internos recebem a todos com muita alegria. Tenho certeza que todos os que visitam o local, assim como eu, saem de lá com pensamento renovado, é um local que nos transforma, nos faz ver a vida com outro olhar. Aproveito aqui para parabenizar o belo trabalho realizado pelas Irmãs, que ainda administram duas unidades de ensino especial e complementar.  😛

Av Cel Gabriel ALves de Carvalho 163 – Santuário – (62) 3506-9000
Entrada: Gratuita
💡 Todos os dias, de 8h às 16h

Vila São Cottolengo - O que fazer em Trindade-GO

Fazer o passeio de Bondinho

O Bonde do Pai Eterno, chamado de Bondinho, é uma jardineira que realiza um city tour, passando pelos principais pontos turísticos de Trindade-GO. Mas o melhor de tudo é a animação da Ana Cláudia, a guia que deixa o passeio super divertido. Há vários passeios de bondinho em Trindade mas o mais legal é este da jardineira.

Embarque no Pátio do Santuário Basílica, próximo à gruta
Entrada: R$10
💡 Saídas de 7h30 às 18h De hora em hora)

Percorrer a Via Sacra

Ao longo da Av. Constantino Xavier há um verdadeiro museu a céu aberto. Contando com esculturas pintadas à mão e em tamanho natural, a avenida conta com 14 estações da Via Sacra que retratam a Paixão, Morte e Ressureição de Cristo. O trecho liga o Santuário Basílica à Igreja do Santíssimo Redentor e possui lindos painéis.

Av Constantino Xavier – Setor Ana Rosa

Via Sacra - O que fazer em Trindade-GO Via Sacra - O que fazer em Trindade-GO

Conhecer a Igreja da Santíssima Trindade (Padre Pelágio)

Também conhecida como Igreja Padre Pelágio, esta igreja foi construída pelos Missionários Redentoristas de Goiás e inaugurada em 2005, contendo os restos mortais de Padre Pelágio. De origem alemã, Padre Pelágio passou boa parte de sua vida em Trindade, sempre vivendo em prol do próximo, com um belo trabalho de evangelização. Um processo de beatificação está em andamento no Vaticano. A Igreja fica no fim da Av. Constantino Xavier e possui uma bonita vista panorâmica para a cidade.

Av Constantino Xavier – Setor Ana Rosa – (62) 3505-8539
Entrada: Gratuita
💡 Todos os dias, de 6h30 às 21h

Igreja da Santíssima Trindade (Padre Pelágio) - O que fazer em Trindade-GO

Conhecer o Carmelo da Santíssima Trindade

Destinado às Irmãs Carmelitas Descalços que vivem em clausura, é o primeiro do estado de Goiás. Localizado próximo à Vila de São Cottolengo, o local possui uma bonita capela, perfeita para um momento de oração e reflexão. O contato das religiosas com o público exterior é feito através de uma grade.

Av Cel. Gabriel Alves de Carvalho 667 – Santuário – (62) 3505-4686
Entrada: Gratuita

Carmelo da Santíssima Trindade - O que fazer em Trindade-GO Carmelo da Santíssima Trindade - O que fazer em Trindade-GO

Provar as comidas típicas de Goiás

Sempre que viajo para outros estados ou outros países, procuro experimentar as comidas típicas e em Trindade-GO não foi diferente. A primeira iguaria que provei foi a Pamonha à Moda, uma pamonha recheada com queijo minas e linguiça, com uma pimentinha ao fundo, que delícia. E olha que não sou muito fã de pamonha, mas essa eu gostei.

A segunda coisa que provei por lá foi o arroz com pequi, mas não foi intencional. Fui jantar na Casa dos Padres e achei que era galinhada, quando vi que era arroz com pequi já havia colocado no prato, tive que comer. Mantive a minha opinião, não gostei de jeito nenhum, nem do cheiro e muito menos do sabor.

Pamonha à Moda - Gastronomia em Trindade-GO
Pamonha à Moda – Pamonha com recheio de queijo e linguiça
Arroz com pequi - Gastronomia em Trindade-GO
Arroz com Pequi

Outra coisa que provei em Trindade-GO foi o Biscuit com Sorvete de Jabuticaba, é um sorvete congelado em cubo com dois waffle’s, uma ótima pedida para se refrescar do calor da cidade. O Leite com Açúcar Queimado e Canela também é muito comum no estado e provei durante o Café da Manhã com o Padre Robson.

Biscuit - Gastronomia em Trindade-GO
Bicuit – Sorvete de jabuticaba em cubo com waffle

Ver a chegada dos Romeiros pela Rodovia dos Romeiros

Uma das coisas que mais me marcaram durante participação na Romaria 2018 foi ver fé e devoção dos peregrinos, que caminham cerca de 19 quilômetros de Goiânia à Trindade pela Rodovia dos Romeiros, para pagar as suas promessas. São milhares de pessoas por dia durante os 10 dias de festa, são montados diversos pontos de apoio que oferecem lanche, sucos, chás, leite com canela e atendimento médico, caso necessário.

GO-060 (Rodovia dos Romeiros) 

Rodovia dos Romeiros - Trindade - Goiania-GO
Rodovia dos Romeiros

Passar pelo Portal da Fé

O Portal da Fé está localizado na entrada de Trindade-GO, é um monumento arquitetônico muito marcante, já que marca a chegada dos romeiros à cidade, principalmente para quem chega a pé. O local possui uma grande imagem do Divino Pai Eterno e os devotos costumam acender suas velas e fazer orações por ali.

Início da Av. Constantino Xavier

Portal da Fé - O que fazer em Trindade-GO

Visitar o Museu da Memória de Trindade

O Museu está localizado em um casarão construído em 1912 e possui diversas fotografias, documentos, obras de arte e objetos que contam parte da história de Trindade, com destaque para uma obra que retrata o casal que encontrou o Medalhão da Santíssima Trindade. A visita é gratuita e o acervo é interessante, mais detalhes eu conto aqui neste post.

Rua Nicodemos Neri – Setor Central
Entrada: Gratuita
💡 Segunda à sábado, de 7h às 18h

Museu da Memória de Trindade-GO

Conhecer a Igreja de Santa Luzia

A bonita Igreja de Santa Luzia é um local muito visitado pelos romeiros. A história do local começou quando Francisco Paulo Ramos sofria de um grave problema de visão e não obteve êxito após longo tratamento com vários médicos. Dona Alice, sua esposa, pediu a intercessão de Santa Luzia e foi atendida. Ela prometeu construir uma capela e fazer festa em louvor à santa, todos os anos. Pequena e aconchegante, a Igreja de Santa Luzia possui um bonito altar e fica em frente a feira coberta, coladinha à rodoviária de Trindade.

Av Francisco Paulo Ramos 420 – Vila Pai Eterno
Entrada: Gratuita

Igreja de Santa Luzia - Trindade-GO
Igreja de Santa Luzia
Igreja de Santa Luzia - Trindade-GO
Igreja de Santa Luzia

Visitar as obras do Novo Santuário e a Capela do Cruzeiro

Um Novo Santuário do Pai Eterno está sendo construído, tendo em vista o crescimento da devoção e o aumento do número de fiéis que visitam Trindade todos os anos. A capacidade do novo santuário será de abrigar 13 mil fiéis na parte interna e 250 mil na parte externa, além de um grande complexo de atrações. Visitei as obras à convite do Padre Robson e pude ver de perto a grandiosidade dessa obra, que dará mais conforto aos fiéis que visitam o Pai Eterno. O tour de bondinho também passa por lá. A Capela do Cruzeiro está em um mirante ao lado do canteiro de obras e foi inaugurada em 2012.

Novo Santuário do Pai Eterno - O que fazer em Trindade-GO

Capela do Cruzeiro - O que fazer em Trindade-GO
Capela do Cruzeiro

Gostou de nossas dicas? Tem mais dicas de coisas a se fazer em Trindade? Deixe seu comentário contando a sua opinião.  😛

Viagem realizada em junho de 2018

+ Trindade no Blog Meu Destino

O que fazer em Trindade
- Passeio de Bondinho
- Museu de Trindade
Santuário do Divino Pai Eterno
Hospedagem: Hotel Liguori

Logo AFG ComunicaçãoA viagem à Trindade foi realizada à convite da AFG Comunicação e da AFIPE, porém todas as opiniões acima são pessoais e expressam a real experiência deste blogueiro. Fiz a parceria, mas a minha opinião é livre quanto aos serviços prestados. Agradeço à AFG e à AFIPE pelo convite e ótimo acolhimento.

André Morato
Nasci em Divinópolis, interior de Minas Gerais, onde moro atualmente. Sou solteiro, colunista, blogueiro, viajante, designer gráfico, agente de turismo... (Oferecimento: Bombril. 1001 utilidades!). Apaixonado por viagens e por fotografia. Viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog. Saiba mais...

4 COMENTÁRIOS

Comente!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.