Lavras Novas-MG: roteiro completo com dicas de onde ficar e o que fazer

O distrito é um verdadeiro convite ao descanso, com clima agradável e ótimas pousadas

- O que fazer em Lavras Novas-MG

Lavras Novas é um pequeno distrito da histórica cidade de Ouro Preto, muito procurado por turistas que estão em busca de dias mais calmos. Localizado a 1300 metros de altitude, o distrito é um verdadeiro refúgio para quem busca dias mais calmos e encanta seus visitantes pela tranquilidade, atrativos naturais e pelo clima ameno que possui, mesmo em épocas mais quentes.

Rodeado por montanhas, Lavras Novas possui um belo conjunto de construções no estilo colonial, com destaque para as casinhas coloridas espalhadas por todos os cantos da cidade e a Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres. Apesar de pequeno, o distrito possui várias opções de hospedagem e bons restaurantes, além de cachoeiras, mirantes e passeios de quadriciclo. É importante ler o post até o final para não perder nenhuma informação importante.

O que fazer em Lavras Novas-MG

Como chegar à Lavras Novas

De carro -> Localizado a 113 quilômetros de Belo Horizonte, o distrito de Lavras Novas pode ser alcançado pela BR 356, partindo da capital mineira (pela BR 040) no sentido Ouro Preto. No trevo de acesso à cidade de Ouro Preto, ignore a entrada e siga pela BR 356 até o acesso (à direita) à MG 129. Siga por esta rodovia por 8 quilômetros e pegue à esquerda na rodovia de acesso ao distrito, há placas. O trecho é quase todo asfaltado, apenas uma pequena parte possui estrada de terra, mas em bom estado de conservação.

De ônibus -> A empresa Pássaro Verde tem saídas de Belo Horizonte para Ouro Preto, todos os dias de hora em hora. A viagem dura cerca de 2 horas e o valor é cerca de R$35 o trecho. O trecho de Ouro Preto para Lavras Novas é operado pela Transcotta e as saídas são bem escassas, como o distrito é pequeno a demanda não deve ser grande então não há muitas opções de horários.

Estrada para Lavras Novas-MG Estrada para Lavras Novas-MG

O que fazer em Lavras Novas

O mapa abaixo mostra a localização exata de cada uma das atrações que vou descrever abaixo, assim você consegue montar o seu roteiro de acordo com a localização das atrações. Para curtir todas as atrações abaixo, recomendo pelo menos dois dias inteiros.

Fazer o passeio de quadriciclo

O passeio de quadriciclo é o principal passeio do distrito, é uma atração que não pode faltar no seu roteiro em Lavras Novas. A procura é tanta que o pequeno distrito possui 3 empresas que oferecem o passeio, eu gostei da proposta e fechei com a Ecoventura, com sede na região mais movimentada do distrito.

Há diversas opções de roteiros e o mais tradicional tem duração de cerca de 2 horas, partindo do centro do distrito e fazendo parada no Mirante da Estrada Real, na Cachoeira dos Namorados e na Represa do Custódio. Além do quadriciclo, você tem a oportunidade de pilotar um Razer 800.

Passeio de Quadriciclo - O que fazer em Lavras Novas-MG

Mergulhar nas cachoeiras

Lavras Novas possui diversas cachoeiras, algumas com fácil acesso, outras com necessidade de acompanhamento de um guia. Uma ótima dica é baixar o app Cachoeiras Estrada Real, onde há mapas mostrando como chegar às cachoeiras, com possibilidade de download dos mapas para uso offline. O app é muito bom, tem várias informações e mostras as cachoeiras das outras cidades da Estrada Real.

Cachoeira dos Namorados -> Localizada a cerca de 5 quilômetros da vila, a Cachoeira dos Namorados possui uma belíssima queda com águas límpidas e poço raso, onde é possível tomar um refrescante banho. Apesar da distância, dá pra conhecer esta cachoeira caminhando por uma trilha, porém, se você pretende realizar o passeio de quadriciclo, certamente o roteiro incluirá esta cachoeira.

Cachoeira dos Pocinhos -> Alcançada através de caminhada de cerca de 20 minutos à partir de uma trilha que se inicia em um porteira, ao lado da Pousada Palavras Novas. Possui dois pocinhos com cascatas, além de piscinas naturais onde é possível mergulhar.

Cachoeira do Falcão -> Localizada no caminho para o distrito de Chapada, a Cachoeira do Falcão é outra belíssima queda que pode ser admirada e aproveitada pelos visitantes, basta estacionar o carro em um platô que serve de estacionamento e descer uma ladeira íngreme para alcançá-la. Com águas límpidas e um poço raso, um banho de cachoeira por ali também é uma ótima ideia.

Cachoeira dos Namorados - O que fazer em Lavras Novas-MG
Cachoeira dos Namorados

Cachoeira do Moinho -> Também localizada no caminho para o distrito de Chapada, a Cachoeira do Moinho fica perto da Cachoeira do Falcão, porém com acesso super simples, necessitando caminhar poucos metros para avistá-la. É uma queda um pouco mais simples que a do Falcão, mas pelo acesso fácil, vale muito a pena conhecê-la.

Cachoeira dos Três Pingos -> Localizada a 4 quilômetros do distrito, recebe esse nome devido às suas três quedas e possui uma piscina natural rasa, boa para banho. Para alcançá-la, pegue a trilha (a pé) que se inicia no final do rua principal e siga por cerca de 1 hora de caminhada.

Cachoeira dos Prazeres -> Possui o acesso mais complicado, recomendo contratar um guia para chegar ao local. O acesso é feito pela Represa do Custódio, andando às margens da mesma.

Cachoeira do Falcão - O que fazer em Lavras Novas-MG
Cachoeira do Falcão

Praticar Stand up paddle na Represa do Custódio

A Represa do Custódio está a cerca de 7 quilômetros do centrinho e pode ser utilizada para a prática de stand up paddle. Algumas agências locais oferecem a atividade, onde é possível locar os equipamentos e fechar um pacote, incluindo o transporte até a represa. Lembro que a represa pode ser admirada e a prática do stand up paddle está liberada, mas há uma placa no local restringindo a prática do mergulho e de alguns esportes náuticos motorizados.

Represa do Custódio - O que fazer em Lavras Novas-MG
Represa do Custódio

Conhecer a Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres

Erguida no princípio do século XVIII, a igreja é simples e sua construção possui as características das igrejas construídas em Ouro Preto, ela é um dos grandes charmes do distrito. Bonita durante o dia e iluminada durante a noite, a igreja fica no coração do distrito e ainda recebe celebrações.

Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres - - O que fazer em Lavras Novas-MG Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres - - O que fazer em Lavras Novas-MG

Provar as delícias da culinária mineira

Visitar Lavras Novas pode ser uma ótima oportunidade de provar diversas delícias da culinária mineira como feijão tropeiro, feijoada, frango com quiabo, polenta, linguiça e até o famoso pão de queijo. O Restaurante Serra do Luar tem tudo isso e ainda tem o charme de servir todos estes itens em panelas de ferro, sobre um fogão de lenha, mantendo a comida quentinha e a tradição mineira ainda mais vida. E a boa notícia é que o preço é justo, paga-se R$18 para comer tudo isso à vontade.

Restaurante Serra do Luar - Onde comer em Lavras Novas-MG

Tirar fotos e curtir o visual do Mirante da Pedra

Com fácil acesso, o Mirante da Pedra possui uma vista simplesmente espetacular para as montanhas que rodeiam o distrito de Lavras Novas. O local rende belas fotos porém requer algum cuidado e prudência, para não acontecer nenhum acidente. Para alcançar o mirante, siga a Rua Nossa Senhora dos Prazeres até o final, próximo a Pousada Kokopelli, e continue pela estrada de terra por alguns metros, e avistará a pedra.

Mirante da Pedra - O que fazer em Lavras Novas-MG Mirante da Pedra - O que fazer em Lavras Novas-MG

Avistar a Pedra do Equilíbrio

Localizada no caminho de acesso ao distrito de Lavras Novas, a Pedra do Equilíbrio é uma enorme pedra que parece estar se equilibrando em cima de outra, o contato entre elas é mínimo e dá a impressão de que ela vai cair a qualquer momento. Como a estradinha de acesso ao distrito é estreita, não dá pra estacionar o carro para tirar fotos, então é melhor parar em um local mais afastado e com mais espaço e voltar caminhando, ou apenas admirá-la na chegada.

Pedra do Equilíbrio - O que fazer em Lavras Novas-MG

Tomar um chocolate quente

Com o clima ameno que a cidade possui durante boa parte do ano, uma boa pedida é tomar um chocolate quente durante sua visita ao distrito, que cairá muito bem com alguma outra guloseima. No Cadivó, o chocolate quente é uma delícia, super cremoso, aprovadíssimo. 🙂 Aproveitei a minha ida ao local, que fica na entrada do distrito e provei o bolo de leite ninho, que também dispensa comentários de tanta delícia.

Chocolate Quente - O que fazer em Lavras Novas-MG

Admirar as charmosas casinhas coloridas do distrito

Um dos charmes de Lavras Novas são suas casinhas coloridas, elas estão espalhadas por toda a extensão do distrito e são super fotogênicas. Com arquitetura simples, as casinhas coloniais servem de moradia e comércio para os moradores e de pontos turísticos para os visitantes. É tanto charme que até as cestas de lixo do distrito são decoradas de vaquinhas coloridas.

O que fazer em Lavras Novas-MG O que fazer em Lavras Novas-MG O que fazer em Lavras Novas-MG O que fazer em Lavras Novas-MG O que fazer em Lavras Novas-MG

Tirar fotos nas divertidas casinhas tortas

No final da Rua Nossa Senhora dos Prazeres há umas casinhas com portas e janelas tortas, que apesar de estarem abandonadas rendem divertidas fotos. Localizadas em frente a entrada da Pousada Serra do Luar, as casinhas são acessadas da rua mesmo.

O que fazer em Lavras Novas-MG

Comprar artesanato local

Uma das formas de renda da população do distrito é a venda de artesanatos locais como quadros, canecas, enfeites, panelas, brinquedos, tapetes, etc. Uma das lojas com a maior variedade de itens está instalada em um casarão vermelho, localizada atrás da igreja.

Artesanato - O que fazer em Lavras Novas-MG

Curtir a vista do Mirante da Rua da Fonte

O Mirante da Rua do Fonte fica alguns metros abaixo da área mais movimentada do distrito, na Rua da Fonte. Antes o local tinha uma das vistas panorâmicas mais bonitas do distrito, porém uma pousada comprou o terreno do lado e construiu um muro, deixando parte da vista obstruída. Ainda assim, é possível admirar e registrar belas fotos com o “restante” da vista.

Mirante da Rua da Fonte - O que fazer em Lavras Novas-MG

Experimentar as cervejas artesanais sediadas no distrito

O distrito conta com duas cervejas artesanais com sede no próprio distrito, a Cerveja Mãe do Ouro e a Cerveja A Lavrasnovense. Tive oportunidade de provar as duas cervejas, uma IPA Lavrasnovense e uma Red Ale Mãe do Ouro, gostei!  😎

Cerveja Artesanal - O que fazer em Lavras Novas-MG

Conhecer o Distrito de Chapada

O distrito de Chapada está a cerca de 9 quilômetros de Lavras Novas e no caminho até ele dá pra conhecer a Cachoeira do Moinho e a Cachoeira do Falcão. Chegando em Chapada, os destaques ficam por conta da singela Igreja de Santana e a Cachoeira do Castelinho, alcançada por trilha. O distrito possui cerca de 100 habitantes e pequeno fluxo de turistas, ótimo para quem procura um lugar tranquilo e sem muito agito.

Capela de Santana - Distrito de Chapada - O que fazer em Lavras Novas-MG
Capela de Santana

Conhecer o Parque Estadual do Itacolomi

Se pretende ficar mais dias no distrito, dá pra conhecer o Parque do Itacolomi, onde há diversas trilhas e paisagens de tirar o fôlego. Em uma outra viagem, realizei a subida até o Pico do Itacolomi e as paisagens realmente são encantadoras. As agências locais possuem opções de roteiros pelo Itacolomi, podendo ir de quadriciclo ou de jeep.

Pico do Itacolomi - Ouro Preto-MG

Onde comer em Lavras Novas

O distrito possui vários restaurantes, desde opções mais simples a opções com cozinha internacional. Estive em locais que servem comida mineira, fondue, pizza e petiscos, além de doces como brownie, bolo de leite ninho e até chocolate quente. Aqui tem um post falando exclusivamente desta opções de locais onde comer em Lavras Novas, confira!

Espaço Cultural Santo Graal - Onde comer em Lavras Novas-MG

Onde se hospedar em Lavras Novas

Lavras Novas possui uma boa quantidade de pousadas, tendo em vista o tamanho do distrito. Tem pousadas mais confortáveis, tem opções mais simples e tem as opções com bom custo benefício. Nesta minha primeira ida ao distrito, me hospedei na Pousada Villa Verde e posso dizer que esta foi uma ótima escolha.

A pousada possui quartos com uma linda vista para as montanhas, com destaque para a suíte em que me hospedei, a de número 201. O quarto é simples mas bem aconchegante, com cama super confortável. O café da manhã é uma delícia e paguei um preço justo, mas o melhor de tudo, fator determinante para a minha escolha é a localização, pertinho da igreja e da área mais movimentada do distrito, perto dos melhores restaurantes.

Pousada Villa Verde - Lavras Novas - Ouro Preto - MG

Se você deseja deixar o carro guardado e fazer tudo a pé, o melhor é se hospedar nas pousadas que ficam nesta região. O distrito tem algumas boas pousadas com preços bons, mas algumas ficam a 2 quilômetros do burburinho. Aqui tem outras opções de pousadas em Lavras Novas.

Dicas gerais

Lavras Novas não possui posto de combustível, então, antes de seguir para o distrito, verifique se tem combustível o suficiente para ir e voltar. O distrito também não possui farmácia, é bom ter um kit com alguns medicamentos básicos, para evitar alguns imprevistos. Leve dinheiro pois não há bancos e muito menos caixas eletrônicos por lá. Boa parte do comércio já aceita cartão, mas tem lugar que aceita só dinheiro.

Mesmo no verão, é bom ter um casaco na mala, os dias podem ser quentes mas a temperatura pode cair durante à noite. O distrito é calmo e preserva o ar interiorano, isso deve ser preservado e respeitado, não colocando som alto, não correndo pela ruas do distrito e, acima de tudo, respeitando a população local e os turistas. Respeite também a natureza, não deixando lixo pelo caminho durante os passeios.

O que fazer em Lavras Novas-MG

Viagem realizada em junho de 2018

+ Lavras Novas no Blog Meu Destino

O que fazer em Lavras Novas
- Passeio de Quadriciclo
- Mirante da Pedra
Onde comer em Lavras Novas
- Restaurante Casa do Fondue
- Santo Graal
Hospedagem: Pousada Villa Verde
Distrito de Chapada

André Morato
Nasci em Divinópolis, interior de Minas Gerais, onde moro atualmente. Sou solteiro, colunista, blogueiro, viajante, designer gráfico, agente de turismo... (Oferecimento: Bombril. 1001 utilidades!). Apaixonado por viagens e por fotografia. Viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog. Saiba mais...

Comente!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.