6 destinos para curtir o inverno em Minas Gerais

Rodeado por montanhas, o estado possui ótimas opções para curtir a estação mais fria do ano

A estação mais fria do ano se aproxima e com ela vem a oportunidade de conhecer cidades que ficam muito mais charmosas durante o inverno em Minas Gerais. O inverno é também a época em que ficamos muito mais elegantes durante as viagens, sem aquele calorão que muitas vezes incomoda. Para casais, as viagens de inverno ficam ainda mais charmosas mas os solteiros e as famílias também podem aproveitar a estação para viajar.

Minas Gerais é destino certo pra quem deseja viajar no inverno. Rodeado por montanhas, com cidadezinhas acolhedoras, moradores receptivos, pousadas em meio à natureza e muita tranquilidade, os destinos de inverno em Minas Gerais estão entre os mais desejados do Brasil nesta época, então, se deseja viajar pelo estado é bom se planejar e reservar tudo com antecedência, garantindo sua vaga e os melhores preços.

A lista abaixo contém algumas opções de destinos que eu já conheço e que são ótimas opções para viajar durante o inverno em Minas Gerais, ressalto que o estado oferece muitas outras opções.

6 destinos para curtir o inverno em Minas Gerais

Monte Verde

Monte Verde é o destino de inverno mais famoso do estado, é um distrito do Município de Camanducaia e está localizado a 1500 metros de altitude. É um destino bom pra ir em qualquer época do ano, sempre terá um friozinho, mas no inverno o frio é intenso, chegando à temperaturas negativas. Monte Verde possui mais de 200 pousadas, tem opções pra todos os gostos, tem cada pousada charmosa por lá que dá vontade de ir para lá agora mesmo.

O distrito é bem pequeno, possui um centrinho com várias lojinhas, restaurantes, galerias e muita gente bonita, o centrinho fica movimentado durante o dia e a noite. Para os mais radicais, Monte Verde oferece passeios de quadriciclo e trilhas pela mata.

Passeios e Trilhas em Monte Verde
Reserve hotéis com até 50% de desconto em Monte Verde

Monte Verde - Minas Gerais Pousada Boa Montanha - Monte Verde - Minas Gerais

Tiradentes

Tiradentes é uma pequena cidade mineira com pouco mais de 7 mil habitantes, que pode ser conhecida em um final de semana, é o destino mais charmoso de Minas Gerais. A cidade é toda fotogênica, possui um rico e preservado Centro Histórico, ótimas pousadas e diversos restaurantes. A gastronomia sem dúvida é o ponto forte da cidade, tem ótimos e requintados restaurantes, uma ótima maneira de provar algumas delícias da culinária mineira.

Caso vá ficar mais dias em Tiradentes, poderá dar um pulinho em Bichinho, visitando o Museu do Automóvel e algumas lojas que vendem artesanato em madeira, ou São João Del Rei, outra cidade mineira com rico e preservado Centro Histórico .

Um roteiro pelo Centro Histórico de Tiradentes
Onde comer em Tiradentes
Reserve hotéis com desconto em Tiradentes

Igreja Matriz de Santo Antônio - Tiradentes - MG

Centro Histórico de Tiradentes - MG

Poços de Caldas

Poços de Caldas é famosa por suas fontes de água sulfurosa, a cidade já foi um dos principais destinos do país na época dos cassinos e possui diversas atrações. Localizada no sul do estado, a cidade possui uma boa infra estrutura de hotéis e muita história preservada em seus casarões e prédios históricos.

Localizada a quase 1200 metros de altitude, a cidade é uma ótima opção para curtir o inverno em Minas Gerais. Entre os passeios mais procurados está a subida de teleférico até a Serra de São Domingos, onde há um Cristo Redentor e uma rampa de voo livre.

O que fazer em Poços de Caldas
Onde comer em Poços de Caldas
Reserve hotéis com até 50% de desconto em Poços de Caldas

Poços de Caldas - Inverno em Minas Gerais Poços de Caldas - Inverno em Minas Gerais

Carrancas

Carrancas é mais uma pacata cidade mineira, rodeada por cachoeiras e muitas outras belezas naturais. A cidade tem cerca de 4000 habitantes mas sua extensão territorial chega a ser maior que Belo Horizonte, então tem atrativos naturais espalhadas pra todos os cantos.

Entrar nas cachoeiras não será uma boa opção no inverno mas percorrer as trilhas e aquecer o corpo será uma ótima atividade. Se preferir, pode simplesmente relaxar e descansar nas ótimas pousadas que a cidade oferece, as melhores opções ficam em meio à natureza e possuem lareiras, necessitando apenas de um bom vinho para ficar perfeito no inverno. A cidade possui alguns bons restaurantes e dá pra comer bem nos dias em que estiver por lá.

O que fazer em Carrancas
Onde comer em Carrancas
Reserve já o seu hotel com desconto em Carrancas

Carrancas - Inverno em Minas Gerais

Carrancas - Inverno em Minas Gerais

Macacos

Macacos (São Sebastião das Águas Claras) é um distrito de Nova Lima, pertinho de Belo Horizonte, com ótimas pousadas e bons restaurantes. É um local onde deve-se investir em uma boa pousada pois não há muito o que fazer por lá, a não ser comer bem e descansar. Na parte gastronômica, a cidade possui ótimos restaurantes, espalhados pelas diversas “ruelas” do distrito, alguns com gastronomia internacional.

Na parte dos atrativos, o destaque vai para a Capela de São Sebastião, erguida em meados do século XVII e o passeio de quadriciclo, que percorre boa parte do distrito e possui trechos radicais.

O que fazer em Macacos
Onde comer em Macacos
Reserve já o seu hotel com desconto em Macacos

Macacos - Inverno em Minas Gerais Macacos - Inverno em Minas Gerais

Ouro Preto

Ouro Preto é outra importante cidade mineira com um Centro Histórico rico e muito bem conservado. A cidade respira história e possui charmosos casarões e diversas construções históricas como museus e igrejas, é simplesmente o maior conjunto arquitetônico barroco do mundo. E tem ainda o Pico do Itacolomi, que pode ser alcançado por uma trilha de cerca de 7 quilômetros.

Com ótimos restaurantes, a cidade também é uma ótima opção para experimentar delícias da culinária mineira. Dá pra comer bem e ainda ficar por dentro da história do país, visitando Ouro Preto.

Pico do Itacolomi
Centro Histórico de Ouro Preto
Reserve já o seu hotel em Ouro Preto

Igreja São Francisco de Assis - Ouro Preto - MG Praça Tiradentes - Ouro Preto - MG

Tem outras dicas de destinos de inverno em Minas Gerais? Deixe sua opinião nos comentários, quem sabe não será o próximo destinos deste blogueiro no inverno.

Viagem realizada em abril de 2018

André Morato
Nasci em Divinópolis, interior de Minas Gerais, onde moro atualmente. Sou solteiro, colunista, blogueiro, viajante, designer gráfico, agente de turismo... (Oferecimento: Bombril. 1001 utilidades!). Apaixonado por viagens e por fotografia. Viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog. Saiba mais...

Comente!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.