Como é o passeio pelo Teleférico de Poços de Caldas-MG

O passeio mais legal da cidade parte da Praça José Affonso Junqueira e leva até o topo da Serra de São José, de onde se tem uma vista espetacular para a cidade e seus arredores

Teleférico de Poços de Caldas-MG - Serra de São Domingos

A Serra de São Domingos emoldura a linda Poços de Caldas e oferece uma bonita vista panorâmica para a cidade e a região ao redor, um dos principais atrativos da cidade, localizada no sul de Minas Gerais. A melhor maneira de se chegar até o topo da serra é através do Teleférico de Poços de Caldas, um dos maiores do Brasil em distância.

A subida pode ser realizada de algumas maneiras e há alguns atrativos que podem ser curtidos por lá, é um passeio que não pode ficar de fora do seu roteiro. Estive em Poços de Caldas pela primeira vez neste início de abril de 2018 e gostei bastante da cidade, super receptiva, organizada, limpa e cheia de atrações.

Teleférico de Poços de Caldas

Quem visita a cidade de Poços de Caldas tem a disposição um grande leque de atrações turísticas, a grande maioria delas é gratuita. O Teleférico de Poços de Caldas é uma das poucas atrações que são pagas, mas que vale muito a pena fazer, o passeio parte do Parque José Affonso Junqueira no Centro da cidade e leva até o topo da Serra de São Domingos, de onde se tem uma vista fantástica da cidade e das montanhas ao redor dela.

Para embarcar no Teleférico, não é necessário comprar antecipado, basta chegar ao local de embarque, na Praça José Affonso Junqueira, comprar o seu ticket e embarcar. A fila para a compra de ingresso é a mesma para embarque, o turista compra o ticket e já embarca no teleférico.

Teleférico de Poços de Caldas-MG - Serra de São Domingos Teleférico de Poços de Caldas-MG - Serra de São Domingos

Teleférico de Poços de Caldas-MG - Serra de São Domingos

Por um lado isso é bom, é menos uma fila pra enfrentar e evita as furadas de filas, por outro lado a fila demora um pouco mais para fluir e a escada de acesso à compra e embarque fica exposta ao sol, isso é bem desgastante. Mesmo visitando a cidade em um feriado, na sexta feira santa, o teleférico estava bem tranquilo e tudo foi bem rápido, diferente do sábado, quando a fila estava bem maior quando passei por lá.

Cada teleférico pode levar até 4 pessoas por vez, ele é bem apertadinho e tem uma janelinha na lateral. O percurso até a Serra de São Domingos é de 1500 metros, passando um trecho sobre as ruas da cidade e sobre a mata. É possível comprar somente um trecho ou comprar ida e volta. Aproveite a subida para curtir a vista de frente para o Cristo Redentor, um dos atrativos de serra.

Cristo Redentor Poços de Caldas-MG - Serra de São Domingos Teleférico de Poços de Caldas-MG - Serra de São Domingos Teleférico de Poços de Caldas-MG - Serra de São Domingos

Subida sem o teleférico

Para aqueles que não querem pagar para subir no Teleférico de Poços de Caldas, há a opção de subir pela Trilha do Cristo, uma trilha que se inicia na Fonte dos Amores e termina aos pés do Cristo Redentor, é uma trilha bastante pesada. As outras opções seriam a subida em carro próprio, com o caminho todo asfaltado ou comprando o passeio de agências de turismo locais.

Serra de São Domingos

Ao desembarcar na Serra de São Domingos a 1686 metros acima do nível do mar, você caminhará por uma rua calçada e passará por uma lanchonete, onde é possível comprar água e milho verde. Comprei uma água por ali que estava super gelada, do jeito que eu gosto, a Kaká aproveitou para comer um milho verde. Aproveite para curtir a vista para a cidade em meio à sombra das árvores que ficam em frente a esta lanchonete, tome cuidado pois o local não possui cercas.

Teleférico de Poços de Caldas-MG - Serra de São Domingos
Lanchonete

Teleférico de Poços de Caldas-MG - Serra de São Domingos

Teleférico de Poços de Caldas-MG - Serra de São Domingos

Cristo Redentor

Mais alguns metros acima e você chegará ao Cristo Redentor, construído em 1958 com 16 metros de altura e cerca de 500 toneladas. Este pequeno complexo possui uma bonita praça ao lado do Cristo, com bancos e grades que podem ser usadas para admirar a bonita vista panorâmica para a cidade. Há uma escada onde é possível subir e ficar mais próximo do Cristo, além de curtir uma vista panorâmica ainda mais bonita.

Por ali também está o fim da Trilha do Cristo, que se inicia na Fonte dos Amores e leva até o Cristo Redentor. Como estive por lá em uma sexta feira santa, haviam várias pessoas chegando ao local pela trilha, eu acredito que estavam pagando suas promessas já que haviam pessoas de diferentes idades.

Cristo Redentor Poços de Caldas-MG - Serra de São Domingos
Cristo Redentor
Teleférico de Poços de Caldas-MG - Serra de São Domingos
Vista do Cristo Redentor
Trilha do Cristo Poços de Caldas-MG - Serra de São Domingos
Trilha do Cristo

Rampa de Voo Livre

Outro atrativo da Serra de São Domingos é a Rampa de Voo Livre, que pode ser alcançada seguindo pela estrada de terra, há diversas placas indicando o acesso ao local. Vale a pena conhecer a rampa e curtir a vista espetacular para a região montanhosa ao redor. Se for corajoso, poderá praticar um voo duplo de parapente pela região, é uma experiência fantástica. Como eu já havia feito um voo de parapente na Serra da Moeda, deixei para a Kaká voar pela primeira vez, ela curtiu muito o voo.

Teleférico de Poços de Caldas-MG - Serra de São Domingos
Rampa de Voo Livre

Teleférico de Poços de Caldas-MG - Serra de São Domingos

Pedra balão

Para aqueles que optarem pela subida em carro próprio ou comprando o tour de agências de turismo locais, no caminho entre a Fonte dos Amores e o topo da Serra de São Domingos está o acesso para a Pedra Balão, um conjunto de pedras sobrepostas com cerca de 10 metros de altura, onde o formato lembra um balão dirigível.

Pedra Balão - Poços de Caldas-MG
Pedra Balão. Foto: Divulgação / Turismo Poços de Caldas

Funcionamento / Valores

O Teleférico de Poços de Caldas funciona de segunda à sexta, de 12h30 às 17h, sábado de 9h às 17h, domingos e feriados, de 9h às 16h. O percurso somente de ida custa R$15 por pessoa enquanto ida e volta custa R$25. Crianças de 2 a 12 anos, estudantes e maiores de 60 anos pagam meia entrada.

Teleférico de Poços de Caldas-MG - Serra de São Domingos

Viagem realizada em abril de 2018

Teleférico de Poços de Caldas
Avenida Francisco Sales, s/n
Parque José Affonso Junqueira
Centro – 
Poços de Caldas-MG
(35) 3697-2304


+  Poços de Caldas no Blog Meu Destino

O que fazer em Poços de Caldas
- Teleférico
- Voo Parapente
- Roteiro pelas atrações do Centro
Onde comer em Poços de Caldas
- Sá Rosa Café
Hospedagem: Estalagem do Café Hotel
André Morato
Nasci em Divinópolis, interior de Minas Gerais, onde moro atualmente. Sou solteiro, colunista, blogueiro, viajante, designer gráfico, agente de turismo... (Oferecimento: Bombril. 1001 utilidades!). Apaixonado por viagens e por fotografia. Viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog. Saiba mais...

Comente!