Praia do Forte-BA: o que fazer e onde se hospedar

Um dos destinos mais badalados da Bahia possui uma charmosa vila e oferece diversos passeios, mergulhos e boas praias

A Praia do Forte é um dos principais destinos do estado da Bahia, um lugar muito aconchegante que dispõe de uma excelente infra estrutura de resorts e pousadas, diversos restaurantes, passeios e uma vila muito lindinha. Localizada a cerca de 80 quilômetros da capital do estado, Salvador, a Praia do Forte é um lugar totalmente preparado para receber o turista, um lugar que muito me encanta pela delícia que é.

Contanto com cerca de 12 quilômetros de belas e agradáveis praias e águas cristalinas, a Praia do Forte possui um lindíssimo litoral, repleto de coqueiros e muito verde, uma característica comum no litoral baiano. O destino é um dos queridinhos dos praticantes de mergulho, já que além das águas cristalinas, há diversos recifes de corais que formam piscinas naturais ótimas para a prática da atividade, seja com o equipamento completo ou apenas mergulho livre.

Na Praia do Forte o calor está presente o ano inteiro, os finais de semana sempre são movimentados por lá, devido à proximidade com a capital. A melhor época para ir para lá é agosto à março, se possível é bom evitar a alta temporada pois o lugar fica bastante cheio. Eu particularmente gosto de locais mais tranquilos, então sempre tento fugir da alta temporada. Os meses de abril a julho geralmente são os meses de chuvas, mas chove pouco por lá, talvez a chuva nem atrapalhe o seu passeio.

Como chegar à Praia do Forte

Para chegar à Praia do Forte, o aeroporto mais próximo é o de Salvador, que fica a 60 quilômetros e recebe vôos das principais companhias aéreas brasileiras. Aqui tem um post com várias dicas de como ir do Aeroporto até a Praia do Forte. O trecho leva mais ou menos 1 hora para ser percorrido e a estrada está em boas condições e bem sinalizada.

Você pode alugar um carro e retirar no aeroporto, assim você poderá passear pelas redondezas. Quando fui pra Praia do Forte pela segunda vez, eu aluguei um carro e valeu muito a pena, consultei pelo site da Rent Cars e consegui o preço mais em conta. Outra opção para chegar até a Praia do Forte é comprar um transfer de uma das empresas locais ou ir de ônibus mesmo.

Praia do Porto - Praia do Forte-BA Praia do Forte-BA Praia do Forte-BA

O que fazer na Praia do Forte

Assim que chegar na vila, tente reservar os seus passeios principalmente se estiver na alta temporada para não correr o risco de ficar sem vaga. Se for possível deixe reservado antes de embarcar para a Bahia.

Passear pela vila de pescadores

Com os passeios já reservados, aproveite para passear pela vila dos pescadores, um pequeno centro comercial, onde pode-se encontrar lojas com produtos mais sofisticados até artesanatos, barzinhos, ótimos restaurantes, sorveterias e várias outras lojas.

Para realizar grandes deslocamentos em um curto espaço de tempo, poderá utilizar as divertidas Bicitáxis, são bicicletas que levam até 4 pessoas pelos calçadões da vila. Geralmente elas estão na Alameda do Sol, principal avenida da vila. Elas foram uma mão na roda para mim pois quase me atrasei para o passeio de parasail.

Vila - Praia do Forte-BA
Vila
Vila - Praia do Forte-BA
Vila
Bicitáxi - Vila - Praia do Forte-BA
Bicitáxi

Conhecer a Capela de São Francisco de Assis

No final da Alameda do Sol está a Capela de São Francisco de Assis, construída há mais de 110 anos e que presenciou inúmeras mudanças vividas na região. De ponto de encontro dos pescadores da região, que se reuniam após a missa para dançar o reisado e a puxada de rede, até se tornar um dos pontos turísticos indispensáveis no roteiro de quem vai à Praia do Forte.

| - Praia do Forte-BA
Capela de São Francisco de Assis

Curtir a Praia do Porto

A igreja fica de frente a Praia do Porto, belíssima praia de águas calmas e mornas e sempre muito movimentada. Tem várias barracas de praia que oferecem mesas, cadeiras e ducha. É a principal praia da vila.

Praia do Porto - Praia do Forte-BA
Praia do Porto
Praia do Porto - Praia do Forte-BA
Praia do Porto

Visitar o Projeto TAMAR

Atrás da Capela de São Francisco está o Projeto TAMAR, um projeto de pesquisa, conservação e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil. O passeio é uma das atrações que não podem faltar no seu roteiro, principalmente se estiver com crianças. Nos meses de dezembro de janeiro, você tem a chance de participar da soltura das tartarugas marinhas ao mar.

Projeto TAMAR - Praia do Forte - Bahia
Projeto TAMAR

Projeto TAMAR - Praia do Forte - Bahia

Praticar Parasail

O vôo de parasail é a atração mais radical da Praia do Forte. Para ir até a base (de onde partem as lanchas) fiz uma caminhada de 5 minutos e cheguei até a lancha que faz o voo. Lá topei com o Adílson, piloto da lancha e o Léo, assistente que coloca todo o equipamento no “corajoso que irá voar”.

Para praticar o parasail, um paraquedas é aberto com a lancha em movimento sendo conectado a “cadeira”. Aos poucos o cabo que fica preso à cadeira começa a ser liberado por um sistema hidráulico e o praticante vai ganhando altura, que pode chegar a 80 metros. Aproveite o momento para desfrutar de uma vista maravilhosa e panorâmica de toda a Praia do Forte.

Se você conseguir levar algum aparelho eletrônico (à prova d’água) para tirar fotos lá do alto, será ótimo! O retorno ao barco é muito tranquilo e o passeio todo é muito seguro. O passeio foi realizado pela Porto Mar Passeios, cuja loja fica na entrada da vila.

Voo de Parasail - Praia do Forte-BA
Voo de Parasail
Voo de Parasail - Praia do Forte-BA
Voo de Parasail

Visitar o Castelo Medieval de Garcia D’ávila

O Castelo Garcia D’ávila é considerado a primeira grande edificação portuguesa construída no Brasil, exemplar único de Castelo em estilo medieval construído na América, em 1551. Suas ruínas estão entre as mais antigas do Brasil. Garcia D’Avila chegou ao Brasil na expedição de Tomé de Souza, em 1549, sendo nomeado o feitor e almoxarife da Cidade do Salvador e da Alfândega.

O castelo fica a 3 quilômetros da vila, então vá de carro, de quadriciclo. Quase todo o castelo está em ruínas mas a Capela de Nossa Senhora da Conceição foi restaurada.

Castelo Medieval Garcia D'ávila - Praia do Forte-BA
Ruínas do Castelo Medieval Garcia D’ávila
Castelo Medieval Garcia D'ávila - Praia do Forte-BA
Castelo Medieval Garcia D’ávila

Praticar mergulho livre nas piscinas naturais

Um pouco à frente do Projeto TAMAR estão as piscinas naturais de Lord e Papa Gente, com águas cristalinas e quentinhas, formadas por enormes recifes e com profundidade máxima de 3 metros. Para flutuação e mergulho livre, alugue equipamento tipo máscara/snorkel. De frente às piscinas naturais existem barracas que alugam os equipamentos. Procure ir às piscinas naturais de manhã, enquanto a maré está baixa.

Piscina Naturais - Praia do Forte-BA
Piscina Naturais
Piscina Naturais - Praia do Forte-BA
Piscina Naturais

Fazer o passeio de quadriciclo

Pra quem já fez alguma vez um passeio de quadriciclo, não foge muito à regra. O passeio conta com 2 guias, 1 na frente de moto para indicar os caminhos e um atrás de todo mundo. Antes de começar o passeio faz-se um treinamento (para os marinheiros de primeira viagem) até pegar as técnicas.

O passeio percorre aproximadamente 8 km de trilha na reserva de Sapiranga, passando por algumas comunidades nativas e parando na Lagoa Aruá para banho e descanso. Nesta parada é possível ainda praticar caiaque. Em seguida, o retorno é pelo mesmo caminho e o passeio dura em torno de 1h30. O passeio de quadriciclo também foi realizado com a Porto Mar Passeios.

Passeio de Quadriciclo - Praia do Forte-BA

Lagoa Aruá - Reserva de Sapiranga - Praia do Forte-BA
Lagoa Aruá – Reserva de Sapiranga
Reserva de Sapiranga - Praia do Forte-BA
Reserva de Sapiranga

Onde se hospedar na Praia do Forte

Como são apenas 80 quilômetros separando a Praia do Forte da capital, dá pra conhecer a praia com um bate e volta, se hospedando em Salvador. Eu fiz isso, mas me arrependi pois a Praia do Forte é um encanto e vale a pena passar pelo menos uma noite por lá. A vila tem pousadas mais simples, pousadas mais aconchegantes e ótimos resorts.

Como opções mais simples, destaco a pousada Mares do Forte, localizada no início da vila e o Praia do Forte Hostel, a opção mais em conta por lá, com preços à partir de R$60 em quartos coletivos e excelente localização, pertinho do Projeto TAMAR.

Se quiser pousadas um pouco mais confortáveis, a Pousada Refúgio da Vila possui excelente classificação de acordo com seus hóspedes, localizada a 200 metros da praia. As Pousadas Farol das Tartarugas e Porto da Lua ficam de frente para o mar e também têm ótimas avaliações dos hóspedes, são ótimas opções de hospedagem.

Para quem não abre mão do conforto, a Praia do Forte tem ótimos resorts. Este tipo de acomodação é indicado para aqueles que pretende ficar mais tempo dentro do resort do que passeando pela vila. A opção mais bem avaliada é o Tivoli Ecoresort, localizado dentro de uma reserva natural com suítes super confortáveis. O Iberostar Praia do Forte é outra ótima escolha por lá, um resort cinco estrelas que trabalha com sistema all incluse.

Iberostar. Foto: Divulgação

Dicas

Visitando a Praia do Forte de julho à outubro, e possível participar da observação das Baleias Jubarte. A atividade começa com uma palestra de cerca de 40 minutos no Instituto Baleia Jubarte, onde é feita uma apresentação sobre a vida e comportamento dessa espécie de baleia. Após a palestra, embarque em escuna com saída para avistagem, acompanhado de guia ambientalista poliglota.

Na parte gastronômica, não deixe de experimentar o famoso Bolinho de Peixe do Bar do Souza. Crocante e sequinho por fora, ele surpreende com seu recheio molhadinho e bem temperado. Durante a alta temporada o Bar do Souza chega a vender 4 mil bolinhos por dia. Você pode optar pelo bar que fica na entrada da vila ou na filial, que fica dentro do Projeto TAMAR. Não deixe de visitar também as feiras de artesanato da Praia do Forte, onde tem algumas boas opções de lembranças e presentes do local.

Bolinho de Peixe do Bar do Souza - Praia do Forte-BA
Bolinho de Peixe do Bar do Souza
Feirinha de Artesanato - Praia do Forte-BA
Feirinha de Artesanato

Viagem realizada em outubro de 2012

+ Praia do Forte e arredores no Blog Meu Destino

O que fazer e onde ficar
Como chegar
Projeto TAMAR

Salvador:
O que fazer
- Igreja do Bonfim
- Pelourinho e Centro Histórico
- Mercado ModeloHospedagem - Mar Brasil Hotel
Praias no arredores de Salvador

André Morato
Nasci em Divinópolis, interior de Minas Gerais, onde moro atualmente. Sou solteiro, colunista, blogueiro, viajante, designer gráfico, agente de turismo... (Oferecimento: Bombril. 1001 utilidades!). Apaixonado por viagens e por fotografia. Viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog. Saiba mais...

1 COMENTÁRIO

Comente!