Culinária Mineira: 10 pratos para provar durante viagem ao estado

Culinaria Mineira

Minas Gerais é a terra do pão de queijo, do feijão tropeiro, do queijo canastra e de várias outras delícias. A culinária mineira é uma das mais saborosas do Brasil, a gastronomia é um dos principais valores da cultura mineira. Sempre que viajo para outras regiões, gosto de experimentar a culinária local mas confesso que, passados alguns dias, já bate aquela vontade de comer a deliciosa comidinha mineira.

A culinária mineira é bastante diversificada, cada região tem seus pratos típicos e o que eu acho mais legal é que boa parte dos pratos levam ingredientes simples, que podem ser encontrados no quintal da própria casa. Mesmo com essa simplicidade, os pratos são extremamente saborosos e uma boa oportunidade de prová-los é participando de festivais gastronômicos como o de Tiradentes e o de Itapecerica. Outra opção é ir até o Mercado Central de Belo Horizonte, que concentra boa parte dos pratos que serão listados.

As delícias da culinária mineira

Feijão Tropeiro

O Feijão Tropeiro é um dos pratos mais tradicionais da culinária mineira e pedida certa para quem visita o estado. Com ingredientes acessíveis, o preparo é fácil e o prato é encontrado em várias partes do estado. O prato costuma vir acompanhado com arroz branco, couve, ovo e uma carne (bacon, pernil, barriga de porco, churrasco).

Um dos locais mais tradicionais para provar o tropeiro é durante algum evento no Estádio do Mineirão, o famoso “tropeirão” é servido em um marmitex, com torresmo, ovo frito, arroz, couve e pernil suíno, vendido em quase metade dos bares do estádio.

Culinária Mineira
Foto: CyberCook

Mexido

Em Minas Gerais o Mexido feito em casa é o popular “junta tudo o que sobrou e joga na panela”, mas nos restaurantes o prato é muito requisitado. Basicamente o Mexido é arroz, legumes, carne, linguiça e ovo, mas tem mexidos um pouco mais incrementados. No Restaurante Casa Cheia do Mercado Central, o “Mexidoido Chapado” é servido em uma charmosa frigideira, servido com iscas de alcatra, lombo, linguiça caseira, bacon, legumes preparados ao azeite, arroz, ovo frito de codorna e ervas aromáticas. É uma delícia.

Culinária Mineira: Mexido

Frango ao Molho Pardo e Frango com Quiabo

O Frango ao Molho Pardo é outro prato da culinária mineira que é delicioso, mas o preparo é bem exótico. Quem gostava muito deste prato era Juscelino Kubitscheck, sempre comia este prato no Restaurante Maria das Tranças, tem até uma estátua dele por lá. O Maria das Tranças promete servir o melhor Frango ao Molho Pardo do Brasil, eu já provei e adorei. No preparo, o sangue da ave é colocado em uma vasilha com vinagre e cozinhado, para preparar o molho, mas não torça o nariz, o sabor é digno de um banquete.

O Frango com Quiabo é uma paixão dos mineiros, eu particularmente adoro o prato e sei preparar o quiabo de um jeito bem gostoso. Faço o quiabo sequinho (sem aquela baba), com alho e cebola, bem fritinho. Eu como quiabo até puro, mas com o frango fica bem mais gostoso.

Se você optar por comer no Maria das Tranças, comerá o frango ao molho pardo com quiabo, além dos acompanhamentos de arroz e angu.

Culinária Mineira: Frango ao Molho Pardo

Tutu de feijão

O Tutu de Feijão (ou Tutu à Mineira) é outro prato bastante presente nos restaurantes mineiros. O prato é feijão cozido, temperado e batido com farinha (de milho ou de mandioca), ficando mais pastoso. Em restaurantes, o prato costuma ser servido em panelas de ferro, com pedaços de ovos cozidos. No Bar do Celso em Tiradentes, o prato vem acompanhado de arroz, couve, costelinha, pernil, torresmo e linguiça.

Culinária Mineira: Tutu de Feijão

Pão de Queijo

Não há muito o que falar sobre o preparo do Pão de Queijo, ele é conhecido em todo o Brasil, mas garanto que nenhum Pão de Queijo é igual ao de Minas Gerais. Duvida? Quando vier pra Minas, experimenta pra você ver e depois me conta. Se quiser uma dica, passa lá n’A Pão de Queijaria na região central de Belo Horizonte, o pão de queijo mais gostoso que já comi até hoje. Mas se não puder ir lá, vá em qualquer lanchonete para provar a iguaria máxima de Minas Gerais.

Culinária Mineira: Pão de Queijo

Ora-Pro-Nobis

O Ora-Pro-Nobis é uma hortaliça muito utilizada aqui em Minas Gerais. Comumente servida com frango, ela está presente em diversos outros pratos da culinária mineira, sendo que em algumas cidades tem até concurso com pratos que contenham a hortaliça. A melhor de tudo isso é que o Ora-Pro-Nobis possui diversos benefícios, é anti inflamatório, previne varizes, é indicado para pessoas com anemia, tem vitamina C, é bom pra pele, pra visão e tem alto teor de proteínas, sendo muito querida pelos veganos.

Culinária Mineira: Ora-Pro-Nobis

Queijo Canastra

Minas combina com queijo, geralmente os mineirinhos gostam de qualquer tipo de queijo, mas esse Queijo Canastra é um caso à parte, tanto que desde 2008 é considerado pelo Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro pelo IPHAN. Na região da Serra da Canastra, há várias fazendas que produzem este tipo de queijo, dá até pra visitá-las. Em BH, várias lojas dentro do Mercado Central vendem o Queijo Canastra, eu sempre compro quando passo por lá. Não deixe de experimentar.

Culinária Mineira
Foto: Armazém São Roque

Doce de Leite Viçosa

Ele já foi eleito o melhor doce de leite do Brasil e se dependesse de mim também já seria considerado Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro. Quem já provou sabe do que eu tô falando, o Doce de Leite Viçosa é simplesmente delicioso. No Mercado Central tem o doce em diversas lojas e n’A Pão de Queijaria tem pão de queijo recheado com o doce.

Culinária Mineira: Doce de Leite

Ambrosia

A Ambrosia é um doce caseiro muito tradicional e fácil de fazer. A receita leva água, açúcar, ovos e leite, só isso. Popular em festas juninas, o doce é muito gostoso, só não é muito fácil de ser encontrado. Aprendi a gostar com a minha mãe, de vez em quando ela faz e eu como até. No Festival de Gastronomia de Itapecerica, encontrei uma barraca que vendia o doce em potinhos, com direito a degustação.

Culinária Mineira: Ambrosia

Fígado com Jiló

Antes de falar sobre o prato, confesso que não gosto nem de fígado e nem de jiló. Mas tem muita gente que também não gosta mas já provou o fígado com jiló do Mercado Central de BH e adorou, então nada mais justo do que ele entrar nesta lista. Eu ainda não provei mas pretendo provar e tirar essa dúvida, em minha próxima visita ao Mercado Central. Geralmente o prato é pedida certa para quem gosta de uma cerveja ou uma cachacinha.

Culinária Mineira
Foto: Blog Turismo de Minas

Extra: Cervejas Artesanais

O mercado das cervejas artesanais vem ganhando cada vez mais espaço nas prateleiras dos supermercados de todo o Brasil. Não é a toa que elas são chamadas de cervejas especiais, tem vários estilos e depois que agente descobri o estilo que mais nos agrada, agente toma gosto pela coisa e quer continuar descobrindo novos sabores sempre.

As cervejas artesanais mineiras são um sucesso e a mais famosa delas, a Backer, tem até um tour pela fábrica, para conhecer os processos de produção e degustar alguns estilos. Mas se não quiser visitar a fábrica, a Backer é vendida em vários cantos do estado, se você gosta de cervejas artesanais, não deixe de provar. A minha preferida é a Capitão Senra.

Culinária Mineira: Cerveja Artesanal

E você, tem mais alguma dica de delícias da culinária mineira para sugerir? Deixe a sua opinião nos comentários. Ficou com água na boca? Vem pra Minas Gerais provar todas essas delícias.

 ➡ AQUI COMEÇA A SUA VIAGEM:

 💡 Reservando através dos nossos links, nós ganhamos uma comissão, você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a continuar no ar, dando dicas de viagem.
➡ Reserve o seu hotel com o Booking
➡ Alugue um carro com a RentCars em qualquer lugar do mundo e pague em Reais, sem IOF
➡ Antes de embarcar, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, ele é obrigatório em alguns países da Europa e altamente recomendo em qualquer viagem que você faça. Um pequeno problema de saúde pode se transformar em um grande problema.
➡ Precisa fazer câmbio para viajar? Consulte preços através da Melhor Câmbio
➡ Quer evitar filas para comprar ingressos? Compre online com a Get Your Guide e Tour On
André Morato
Nasci em Divinópolis, interior de Minas Gerais, onde moro atualmente. Sou solteiro, colunista, blogueiro, viajante, designer gráfico, agente de turismo... (Oferecimento: Bombril. 1001 utilidades!). Apaixonado por viagens e por fotografia. Viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog. Saiba mais...

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.