O que fazer em Gramado-RS em 3 dias

O que fazer em Gramado e Canela - RS

Depois de anos de espera eu finalmente conheci Gramado, ebaaaaa! Aproveitei o convite para participar de um Encontro de Blogueiros na cidade e fui conhecer uma das principais cidades turísticas deste país. O encontro começou na quinta feira a noite e terminou no domingo, eu até queria ficar mais tempo pois há muito o que fazer em Gramado mas esse será um pretexto para eu voltar à cidade.

Eu estou encantado com Gramado, a cidade é muito linda, segura, receptiva e “ótima para engordar”, é chocolate, café colonial, fondue, massa, trudel … ah você não sabe o que é trudel? Você vai saber daqui a pouco, já adianto que é uma delícia. E os chocolates artesanais da cidade então? O que é aquilo. Ah, e ainda tem as cervejas artesanais que eu amo. Gramado reúne tudo o que é gostoso em um lugar só.

A cidade possui um trânsito super educado que respeita o pedestre acima de tudo. Nas avenidas mais movimentadas, há rotatórias e não há semáforo nenhum na cidade. E o mais legal é que as rotatória são enfeitadas, além de contribuir com o trânsito, complementa a beleza da decoração da cidade, que muda de acordo com a época. Assim como eu, você vai sair de Gramado encantando, com a certeza que a irá voltar um dia.

O que fazer em Gramado

A grande maioria das atrações estão na região central de Gramado e podem ser alcançadas com uma caminhada. Para as atrações mais distantes, você poderá comprar um ticket do Bus Tour ou chamar um Uber, ele funciona muito bem na cidade.

Caminhar pelo Centro

Caminhar pelo Centro de Gramado é uma das atividades imperdíveis para aqueles que visitam Gramado. O centrinho é lindo, possui ruas charmosas, casas em estilo europeu/suíço, diversas lojinhas e diferentes atrações. Separe pelo menos uma tarde inteira para passear pelo centro, fazer algumas comprinhas, comer chocolates e bater várias fotos. Aqui tem um roteiro pelas principais atrações do centro, confira.

Avenida Borges de Medeiros - Gramado-RS

Conhecer a Rua Coberta

É a mais famosa rua de Gramado. Como o nome diz, a rua é coberta e possui diversos restaurantes, fica no coração da cidade, em frente ao palácio onde acontece o Festival de Cinema de Gramado. Durante o ano, a Rua Coberta recebe diversos eventos, participei do Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado e aproveitei para provar algumas delícias da região, além de experimentar algumas cervejas artesanais e vinhos produzidos na Serra Gaúcha.

Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado - RS

Visitar a Igreja Matriz de São Pedro Apóstolo

Pertinho da Rua Coberta está a Igreja Matriz de São Pedro Apóstolo, construída em 1943 em estilo arquitetônico romano com sua imponente torre de 46 metros de altura. A igreja é um dos locais mais fotogênicos do centro de Gramado, principalmente no fim da tarde, quando o sol começa a se pôr.

Igreja Matriz São Pedro Apóstolo - Gramado - RS

Praticar esqui, snowboard e tubing na Snowland

A Snowland é um parque de neve indoor que possui neve de verdade, um verdadeiro paraíso para as crianças e uma oportunidade para os adultos que nunca estiveram na neve. O parque possui diversas atrações como esquibunda, tubing, ski e airboarding e mantém um ambiente com baixas temperaturas, chegando a até 5 graus negativos. O ingresso é um pouco salgado mas a atração é única, vale a pena conhecer.

Snowland, parque de neve - Gramado-RS

Comer um Trudel

O doce é tradicional no leste europeu e está fazendo o maior sucesso em Gramado. A Royal Trudel é uma lojinha localizada no Centro de Gramado que vende a iguaria e está sempre cheia. O trudel é uma espécie de pão doce em massa de sonho, enrolado em cilindros e assado em um forno especial. Depois de assado, o doce é polvilhado no açúcar e na canela e fica oco por dentro, podendo ser recheado com doce de leite, nutella e camafeu ou ser consumido sem este recheios, é uma delícia. O da foto está recheado com doce de leite, eu adorei.

Royal Trudel - Gramado-RS

Provar a sequência de fondue do Restaurante Colosseo

Uma das experiências gastronômicas que é imperdível em Gramado, provar a famosa sequência de fondue, provei a sequência do Restaurante Colosseo, localizado no Centro de Gramado. A sequência oferece três clássicos: queijo, carne e chocolate. É impossível ir à Gramado e não provar o fondue. O Colosseo é um dos restaurantes mais tradicionais da cidade e já recebeu prêmios como “o melhor fondue da cidade”.

Restaurante Colosseo - Gramado-RS

Tirar fotos no Pórtico

Gramado possui dois lindos pórticos, o mais famoso e mais antigo dá as boas vindas aos turistas que vem de Nova Petrópolis-RS e foi construído em 1973. O pórtico da foto abaixo está na outra entrada da cidade e foi construído em 1991, recebendo os turistas que vem de Taquara-RS.

Pórtico de Gramado - RS

Fazer um tour pelas Raízes Coloniais de Gramado

O passeio não é dos mais famosos mas foi um dos que mais gostei. É um tour pela zona rural, onde o turista tem a oportunidade de conhecer as Raízes Coloniais de Gramado, passando pela Casa Centenária, o Moinho Cavichion, a Ervateria Marcon, o Museu Fioreze e finalizando com o delicioso café colonial da Família Foss. O passeio dura uma tarde inteira e oferece cenários lindos e experiências únicas.

Casa Centenária - Raízes Coloniais de Gramado

Caminhar ao redor do Lago Negro

O Lago Negro é rodeado de muito verde, possui um percurso ao seu redor que pode ser utilizado para caminhadas e pedaladas e oferece um visual fantástico, principalmente se o dia estiver com tempo firme. A natureza exuberante do local o coloca como um dos cartões postais da cidade e merece ser visitado. Dá pra fazer um passeio de pedalinho pelo lago e registrar belas fotos.

Lago Negro - Gramado-RS

Levar as crianças ao Mini Mundo

O Mini Mundo é uma verdadeira cidade em miniatura onde há diversos reconstruções super detalhadas de vários locais pelo mundo, em tamanho 24 vezes menor que o tamanho real. A “mini cidade” possui obras interativas e tem até prefeito. A ideia de criar o parque surgiu após um pai e um avô presentearam suas crianças com um pequeno mundo de fantasia, com castelos e um trenzinho em miniatura. O passeio é guiado e dura cerca de 1 hora.

Mini Mundo - Gramado-RS

Curtir o frio do Ice Bar Boreal

O turista coloca uma roupa especial, recebe algumas instruções e enfrenta um frio de 14 graus negativos no Ice Bar Boreal, um dos novos atrativos de Gramado. O passeio é rápido e a permanência dentro do Ice Bar é de cerca de 20 minutos. Um barman prepara drinks por lá enquanto uma música animada é tocada. É um passeio diferente e vale a pena fazer.

Ice Bar Boreal - Gramado - RS

Ver de perto as obras do Mundo do Chocolate

O passeio oferece exposições de obras feitas com chocolate maciço e conta a história do Sr Suísse e sua neta Avelã, que após visitarem vários destinos mundo afora, recriaram alguns dos locais que mais gostaram em esculturas de chocolate. O aroma pode ser sentido em todos os momentos do passeio pelo Mundo do Chocolate e no fim há degustação de chocolate “fresquinho”.

Mundo do Chocolate Lugano - Gramado - RS

Tomar um Chocolate Quente

São várias lojas que oferecem esta tentação, eu provei o Chocolate Quente Tradicional do Café Et Pâtisserie, que fica dentro da loja oficial dos Chocolates Lugano, no Centro de Gramado. O chocolate é uma delícia e super bem servido, vale a pena experimentar, mesmo que você não seja um “chocólatra”.  🙂

Chocolate Lugano - Onde comer em Gramado-RS

Tirar fotos na Rua Torta

Um dos principais pontos turísticos da cidade, a Rua Torta é linda, possui belos jardins, postes retrô e recebe fluxo de veículos, então tenha cuidado ao ficar parado no meio da rua para tirar fotos.

Rua Torta - Gramado-RS

Provar a Cerveja Artesanal Rasen Bier

A Cerveja Rasen Bier é fabricada em Gramado e pode ser encontrada em todos os cantos da cidade. Uma maneira de conhecer melhor o processo de fabricação desta deliciosa cerveja é realizar um tour guiado pela fábrica, com degustação de alguns rótulos no fim do passeio.

Cervejaria Rasen Bier - Gramado - RS

Comer mais de 80 delícias no Coelho Café Colonial

Dentre as 80 opções estão pães, geleias, tortas, pizzas, frios, queijos, salgados fritos e assados, pasteis, polenta frita, croquete, diversos bolos, apfelstrudel, waffles e cucas. Tudo é feito no próprio local, é uma delícia, super variado e muito bem servido. E ainda tem as bebidas quentes, vinhos e um delicioso e concentrado suco de uva, tudo incluso. O Coelho Café Colonial é um dos mais tradicionais de Gramado e está localizado no caminho entre Gramado e Canela.

Coelho Café Colonial - Onde comer em Gramado - RS

Dar um pulinho em Canela

Canela está a cerca de 7 quilômetros de Gramado e vale a pena separar um dia do seu roteiro em Gramado para conhecer essa simpática cidade. Conhecer a Catedral de Pedra e admirar a Cascata do Caracol pelos Bondinhos Aéreos são duas atrações imperdíveis na cidade, aqui tem roteiro de 1 dia em Canela.

Bondinhos Aéreos Parques da Serra - Cascata do Caracol - Canela-RS

Extra: Participar do Natal Luz

O Natal Luz de Gramado é bastante tradicional e tem início em outubro, com apresentações que se estendem até o mês de janeiro. A programação oficial conta com shows, desfiles, apresentações e eventos em diversos cantos da cidade e tem a missão de resgatar a simbologia do Natal. A parte ruim é que a cidade fica lotada nesta época, gastando muito mais tempo para curtir as outras atrações.

Foto: Divulgação Natal Luz

Tem mais dicas de o que fazer em Gramado? Deixe suas sugestões nos comentários neste post.

Viagem realizada em outubro de 2017

André Morato
Nasci em Divinópolis, interior de Minas Gerais, onde moro atualmente. Sou solteiro, colunista, blogueiro, viajante, designer gráfico, agente de turismo... (Oferecimento: Bombril. 1001 utilidades!). Apaixonado por viagens e por fotografia. Viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog. Saiba mais...

Comente!