Mini Mundo: um passeio por um mundo em miniatura, Gramado-RS

O parque é um dos passeios mais procurados em Gramado e apresenta réplicas perfeitas de diversos lugares no mundo inteiro

Mini Mundo - Gramado-RS

Tudo começou quando um pai e um avô resolveram presentear suas crianças com um pequeno mundo de fantasia, eles construíram uma casa de bonecas e um conjunto de castelos com trenzinho em miniatura, no jardim em frente ao Hotel Rita Höppner, que pertencia à família. Aos poucos, construíram uma cidade em miniatura, envolvendo seus sonhos e dando vida aos mini habitantes. Assim surgiu o Mini Mundo, um dos atrativos mais visitados de Gramado.

O parque temático possui réplicas de construções do mundo inteiro, todas elas em tamanho 24 vezes menor que o original, com animações e grande riqueza de detalhes. O passeio dura cerca de 50 minutos e não pode ficar de fora do seu roteiro.

Mini Mundo

O Mini Mundo está localizado no bairro Planalto, próximo à Rótula das Bandeiras e bem pertinho do movimentado Centro de Gramado. Há placas espalhadas pela cidade, indicando a atração, se estiver de carro, encontrará facilmente o local. Se você tiver um ticket do BusTour, o local é uma das paradas do ônibus turístico panorâmico. Outra opção seria o Uber, que funciona muito bem na cidade.

Mini Mundo - Gramado-RS

A mini cidade é um encanto, as obras são animadas com sons e movimentos, que dão ainda mais vida ao local. Tem casa com incêndio acontecendo, trenzinhos passando por túneis e pontes além de lagos e vegetação real (bonsai). Para ficar por dentro de tudo que está acontecendo no Mini Mundo, pegue o jornal da cidade logo ao entrar no parque.

A cidade já passou dos 2000 habitantes e tem prefeito, construtora, banco e moeda própria, que vale 24 vezes menos que o Real. Toda a sinalização de trânsito presente na  mini cidade respeita as normas do trânsito brasileiro. Agora, você sabe porque todos os carros da Mini Cidade estão parados? Pra responder essa pergunta você vai ter que ir até o Mini Mundo pra saber, mas quem quiser pode arriscar um palpite nos comentários deste post.

Mini Mundo - Gramado-RS Mini Mundo - Gramado-RS Mini Mundo - Gramado-RS Mini Mundo - Gramado-RS

Para escolher os cenários que serão reproduzidos, o Mini Mundo conta com uma oficina onde equipes analisam valores históricos e culturais de cada escolha, além dos materiais necessários para a confecção das réplicas. Entre as réplicas em destaque estão o Castelo de Lichtenstein, o Navio Capitão San Diego, o Museu Paulista, o Aeroporto de Bariloche e até a Igreja São Francisco de Assis em Ouro Preto. Tem ainda homenagem à turma do Chaves e à famosa capa do disco dos Beatles.

Mini Mundo - Gramado-RS Mini Mundo - Gramado-RS Mini Mundo - Gramado-RS Mini Mundo - Gramado-RS Mini Mundo - Gramado-RS

O passeio é guiado pelos personagens próprios do parque, o Ursinho Gui, a Bruxa Ju, a Ursinha Ana e o Limpador de Chaminés, no meu caso, fui guiado pela simpática Bruxinha Ju. Ela guia o visitante por todas as obras no parque e explica tudinho. Caso prefira, pode optar por fazer o passeio sozinho, mas já te adianto, com o guia o passeio é muito mais legal.

Mini Mundo - Gramado-RS
Bruxinha Ju e Ursinho Gui

Além das explicações, os guias do parque sabem os melhores ângulos para fotografias e dão dicas para que possamos interagir com algumas réplicas, através das fotos. Alguns exemplos são as fotos abaixo, na primeira Kaká e eu ficamos gigantes em relação a cidade, já a segunda foto eu estou apontando para a Igreja São Francisco de Assis,interagindo com o cenário, já a terceira foto passa a sensação que é uma foto real do castelo.

Mini Mundo - Gramado-RS Mini Mundo - Gramado-RS Mini Mundo - Gramado-RS

É muito bom ter os personagens como guias mas ao mesmo tempo é meio cansativo pois muita gente pede para tirar fotos, interrompendo demais o passeio. A Bruxinha Ju me disse que está nos planos do parque ter guias próprios, que não sejam os personagens, assim o passeio rende mais e os personagens podem atender com mais atenção os visitantes.

A infra estrutura do Mini Mundo conta com lojas temáticas, local para alimentação, sanitários e espaço infantil. O local é totalmente adaptado para pessoas com mobilidade reduzida. O parque funciona ao ar livre e mesmo que esteja chovendo, o parque irá funcionar.

Confesso que o Mini Mundo me surpreendeu, eu esperava algo mais voltado (somente) para as crianças, mas a grande riqueza de detalhes, as histórias que envolvem as réplicas e a simpatia dos guias deixam o passeio legal também para adultos. Não é atoa que o local é o parque mais bem avaliado no TripAdvisor.

Mini Mundo - Gramado-RS

Quanto custa? Funcionamento

O ingresso para o Mini Mundo custa R$36 por pessoa, crianças ate 2 anos é grátis, de 3 a 15 anos e acima de 60 anos pagam meia entrada. A compra pode ser efetuada na bilheteria do próprio parque, são aceitos cartões de débito.

O parque funciona todos os dias de 9h15 às 17h. No horário de verão, o horário é de 8h30 às 18h30. É um passeio bem legal e não dura mais que uma hora. Eu aproveitei que o dia estava com céu aberto e fui visitar o Lago Negro às 8h30 e fui pro Mini Mundo às 9h30, fica a dica. Se você já visitou o Mini Mundo, diga o que achou do passeio nos comentários.  🙂

Mini Mundo - Gramado-RS

Mini Mundo
Rua Horácio Cardoso 291
Planalto – Gramado-RS
(54) 3286-4055
www.minimundo.com.br

Viagem realizada em outubro de 2017

 ➡ AQUI COMEÇA A SUA VIAGEM:

 💡 Reservando através dos nossos links, nós ganhamos uma comissão, você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a continuar no ar, dando dicas de viagem.
➡ Reserve o seu hotel com o Booking
➡ Alugue um carro com a RentCars em qualquer lugar do mundo e pague em Reais, sem IOF
➡ Antes de embarcar, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, ele é obrigatório em alguns países da Europa e altamente recomendo em qualquer viagem que você faça. Um pequeno problema de saúde pode se transformar em um grande problema.
➡ Precisa fazer câmbio para viajar? Consulte preços através da Melhor Câmbio
➡ Quer evitar filas para comprar ingressos? Compre online com a Get Your Guide e Tour On

+ Gramado no Blog Meu Destino

Como chegar à Gramado / BusTour
O que fazer em Gramado
- Caminhar pelo Centro de Gramado
- Snowland
- Mini Mundo
- Mundo do Chocolate
- Cervejaria Rasen Bier
- Ice Bar Boreal
- Lago Negro
Tour Raízes Coloniais de Gramado
Onde comer em Gramado
- Toro Burgers e Beefs
- Cantina Pastasciutta
- Restaurante Colosseo
- Coelho Café Colonial
- Royal Trudel
Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado
Onde ficar em Gramado
- Review: Hotel Master Premium Gramado

Canela:
O que fazer em Canela/RS
- Bondinhos Aéreos Parques da Serra
André Morato
Nasci em Divinópolis, interior de Minas Gerais, onde moro atualmente. Sou solteiro, colunista, blogueiro, viajante, designer gráfico, agente de turismo... (Oferecimento: Bombril. 1001 utilidades!). Apaixonado por viagens e por fotografia. Viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog. Saiba mais...

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.