Mundo do Chocolate Lugano, o passeio mais “doce” de Gramado-RS

O local oferece exposições de obras feitas com chocolate maciço, tudo feito de forma artesanal

Mundo do Chocolate Lugano - Gramado - RS

Quem visita Gramado sabe que o chocolate estará em alguma parte do seu roteiro, a cidade possui diversas marcas de chocolates produzidos de forma artesanal, cada um mais delicioso que o outro. Um passeio super legal na cidade que envolve chocolates é o Mundo do Chocolate da Lugano, um passeio para crianças e adultos.

Localizado na Avenida Borges de Medeiros no Centro de Gramado, o Mundo do Chocolate possui várias esculturas feitas com o doce, onde são homenageados diversos pontos turísticos do mundo inteiro. Visitei o local durante o Blogueiros em Gramado, um encontro de blogueiros que aconteceu na Serra Gaúcha.

Mundo do Chocolate

Inaugurado no ano de 2015 o Mundo do Chocolate é um dos novos atrativos de Gramado, um passeio “super doce” que encanta até que não é fã de chocolate. Logo na entrada, há uma fonte de chocolate com uma vila suíça ao redor, já encantando os turistas e criando ainda mais expectativas em relação ao passeio. O local pertence à um combo de atrações, que agrega ainda o Ice Bar Boreal e a Cervejaria Rasen Bier. Comprando as 3 atrações, você consegue um desconto.

Recebi as boas vindas de um guia, que me encaminhou até a primeira sala de exposições. Dali em diante, o passeio é muito bem explicado por um guia virtual, que começa as suas explicações assim que o visitante adentra cada uma das salas.

O passeio narra a história do Sr. Suísse e sua neta Avelã, antigos moradores de uma fábrica de chocolate localizada na cidade de Lugano na Suíça. Avelã tinha um sonho, conhecer o mundo, assim seu avô resolve recriar diversas esculturas famosas no mundo inteiro, tudo feito com chocolate maciço. Após visitar diferentes destinos, os dois chegam à Gramado, local que Avelã escolheu para recriar suas próprias esculturas de doce, relembrando os lugares por onde passou.

O aroma de chocolate pode ser sentido em todos os momentos do passeio, #OsChocolatrasPiram. Em cada sala visitada, uma surpresa. O ambiente possui temperatura de 18ºC para conservar os chocolates. Todas as obras são sinalizadas, contando detalhes como peso, altura, técnicas e materiais utilizados e tempo de produção.

Mundo do Chocolate Lugano - Gramado - RS

É possível ver esculturas de locais famosos como o Taj Mahal, as Pirâmides do Egito, os animais africanos, a Torre Eiffel, o Cristo Redentor e a Estátua da Liberdade, além de alguns pontos turísticos da região como o Portal de Gramado e a Cascata do Caracol.

Mundo do Chocolate Lugano - Gramado - RS Mundo do Chocolate Lugano - Gramado - RS Mundo do Chocolate Lugano - Gramado - RS Mundo do Chocolate Lugano - Gramado - RS Mundo do Chocolate Lugano - Gramado - RS

Fiquei admirando a Torre Eiffel, de quase 4 metros de altura, curti muito uma gôndola com um barquinho e um rio de chocolate, que faz referência à Veneza e me impressionei com a Muralha da China, a peça mais pesada do acervo, são 6 toneladas de chocolate maciço.

Mundo do Chocolate Lugano - Gramado - RS

Mundo do Chocolate Lugano - Gramado - RS
Muralha da China, a obra mais pesada do Mundo do Chocolate

Mundo do Chocolate Lugano - Gramado - RS

Algumas esculturas impressionam pela riqueza de detalhes, outras pelo tamanho, cada uma mais interessante que a outra. Vale lembrar que tudo feito foi artesanalmente, o que enriquece ainda mais o trabalho. Ao todo são mais de 200 peças em exposição que, juntas, somam 30 toneladas de chocolate.

A última parte do passeio é também a mais gostosa: a degustação de chocolates. É possível provar o chocolate ainda quentinho, que acabara de ser produzido. Você ainda poderá provar algumas barrinhas de chocolate e colocar confeitos na sua degustação. No dia da minha visita, além dos chocolates havia palha italiana para degustação, que delícia de doce.

Mundo do Chocolate Lugano - Gramado - RS
Degustação

Mundo do Chocolate Lugano - Gramado - RS

O Mundo do Chocolate Lugano ainda oferece a compra de fotografias feita por profissionais durante a sua visita e oficina para a produção de chocolates personalizados, podendo levar “a sua arte” como lembrança pra casa. Difícil será não comer essa deliciosa lembrancinha.

Após a visita ao Mundo do Chocolate, passe pela loja oficial dos Chocolates Lugano e compre chocolates para levar pra casa, se você não comprar vai se arrepender. Tem vários kits de chocolates que são ótimos presentes.

Mundo do Chocolate Lugano - Gramado - RS Mundo do Chocolate Lugano - Gramado - RS

Outra boa dica é ir ao Café Et Pâtisserie, que fica anexo à lojinha oficial da Lugano, para tomar um delicioso chocolate quente, com opções de chantilly, marshmallow, menta e até com avelã. Eu provei o chocolate quente tradicional, é uma delícia e a quantidade é bem generosa. Pedi um pra Kaká e eu experimentarmos e não conseguimos tomar tudo.

Mundo do Chocolate Lugano - Gramado - RS
Os deliciosos chocolates do Café Et Pâtisserie

Quanto custa? Funcionamento

O ingresso para visitar o Mundo do Chocolate custa R$35 para adultos, R$28 para crianças de 6 a 12 anos / estudantes / idosos. O Mundo do Chocolate Lugano funciona de domingo à quinta feira, de 9h30 às 20h, sexta e sábado também abre às 9h30 mas vai até as 21h30.

O passeio é bem legal e vale a pena fazer. Todo o passeio (museu + degustação + compras) dura cerca de 1h.

Mundo do Chocolate Lugano - Gramado - RS

Mundo do Chocolate Lugano
Av. Borges de Medeiros 2497
Centro – Gramado-RS
(54) 3295-5973

Viagem realizada em outubro de 2017

 ➡ AQUI COMEÇA A SUA VIAGEM:

 💡 Reservando através dos nossos links, nós ganhamos uma comissão, você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a continuar no ar, dando dicas de viagem.
➡ Reserve o seu hotel com o Booking
➡ Alugue um carro com a RentCars em qualquer lugar do mundo e pague em Reais, sem IOF
➡ Antes de embarcar, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, ele é obrigatório em alguns países da Europa e altamente recomendo em qualquer viagem que você faça. Um pequeno problema de saúde pode se transformar em um grande problema.
➡ Precisa fazer câmbio para viajar? Consulte preços através da Melhor Câmbio
➡ Quer evitar filas para comprar ingressos? Compre online com a Get Your Guide e Tour On

+ Gramado no Blog Meu Destino

Como chegar à Gramado / BusTour
O que fazer em Gramado
- Caminhar pelo Centro de Gramado
- Snowland
- Mini Mundo
- Mundo do Chocolate
- Cervejaria Rasen Bier
- Ice Bar Boreal
- Lago Negro
Tour Raízes Coloniais de Gramado
Onde comer em Gramado
- Toro Burgers e Beefs
- Cantina Pastasciutta
- Restaurante Colosseo
- Coelho Café Colonial
- Royal Trudel
Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado
Onde ficar em Gramado
- Review: Hotel Master Premium Gramado

Canela:
O que fazer em Canela/RS
- Bondinhos Aéreos Parques da Serra
André Morato
Nasci em Divinópolis, interior de Minas Gerais, onde moro atualmente. Sou solteiro, colunista, blogueiro, viajante, designer gráfico, agente de turismo... (Oferecimento: Bombril. 1001 utilidades!). Apaixonado por viagens e por fotografia. Viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog. Saiba mais...

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.