O que fazer em Blumenau-SC, a capital nacional da cerveja

A terra da Oktoberfest possui atrações que vão muito além da festa, a começar pelo seu Centro Histórico e as diversas cervejarias artesanais

O que fazer em Blumenau-SC, a capital nacional da cerveja

A minha primeira viagem ao estado de Santa Catarina aconteceu em 2011, quando viajei com mais 2 amigos, o nosso foco era a Oktoberfest, a segunda maior festa da cerveja do mundo. Nesta viagem conheci Florianópolis e Balneário Camboriú e fui à Blumenau apenas para a festa. Esse ano, a oportunidade de conhecer melhor a cidade apareceu quando a Márcia, do blog Casa de Doda, resolveu fazer em Blumenau um encontro de blogueiros, o 1º Blogando no Vale Europeu.

Eu passei apenas três dias na cidade, mas já saí de lá com um gostinho de quero mais, a cidade é um encanto em todos os sentidos, seja pela cultura, pela hospitalidade, pela estrutura, pelas festas e pelas cervejas  😛 , Blumenau é uma cidade que merece ser visitada por todos, não apenas durante a Oktoberfest, mas o ano inteiro.

Confira neste post o que fazer em Blumenau e comece a organizar o seu roteiro para lá hoje mesmo, você também irá se encantar com tudo o que a cidade tem a oferecer a seus turistas.

Saiba Tudo Sobre Blumenau

Como chegar -> O aeroporto mais próximo de Blumenau é o Aeroporto de Navegantes, mas você pode optar por chegar via Florianópolis, que fica um pouco mais longe, mas pode ter preços de voos mais em conta. Aqui tem tudo o que você precisa saber para chegar em Blumenau.

Onde se hospedar -> Eu me hospedei no Plaza Blumenau Hotel, uma ótima opção de hospedagem com excelente localização, pertinho do Centro Histórico. Próximo dele tem várias outras opções e vale a pena pesquisar valores para comparar o custo x benefício de cada um deles. Confira outras opções de hotéis em Blumenau.

Onde comer -> A gastronomia catarinense é um dos destaques de Blumenau. É possível participar de diversos eventos ao longo do ano e comer comidas da culinária alemã, que são tradicionais em todo o estado. Fora das festas, há diversos restaurantes na cidade que servem as comidas típicas dp estado, mas se preferir, tem opções que servem as comidas tradicionais, massas e até feijoada, confira aqui neste post as opções.

Plaza Blumenau Hotel - Hospedagem em Blumenau-SC

O que fazer em Blumenau

Visitar as cervejarias artesanais

A capital nacional da cerveja possui diversas fábricas de cervejas artesanais, sendo a pioneira no país na produção da bebida. O tour pelas fábricas da cidade é uma das atividades mais importantes a se fazer em Blumenau e você precisará organizar um roteiro para conhecê-las. Em um final de semana, eu conheci a Cerveja Blumenau, Container, dei um pulinho no Vale do Lúpulo para ver de perto a fabricação da bebida e passei pela Schornstein, em Pomerode.

Fábrica Cerveja Blumenau - O que fazer em Blumenau-SC

Caminhar pela Rua XV de Novembro e conhecer o Centro Histórico

A Rua XV de Novembro é a mais importante da cidade, palco dos desfiles da Oktoberfest e de diversos eventos culturais da cidade. Toda lindinha, florida, com calçamento de paralelepípedos e diversas construções em estilo enxaimel, a rua é ponto de partida para diversos roteiros pelo Centro Histórico da cidade (aqui tem tudo sobre o Centro Histórico).

Reserva uma manhã para conhecer a Rua XV de Novembro e passar por diversos atrativos: Prefeitura Municipal, Relógio das Flores, Teatro Carlos Gomes, Castelinho da Havan, Catedral São Paulo Apóstolo, Museu da Cerveja, Parque Edith Gaertner, Museu da Família Colonial e Centro Cultural de Blumenau.

Rua XV de Novembro - Centro Histórico de Blumenau-SC
Rua XV de Novembro
Prefeitura Municipal de Blumenau - Centro Histórico de Blumenau-SC
Prefeitura Municipal

Participar da Oktoberfest

A maior festa alemã fora da Alemanha é regada a muito chope, comidas típicas, músicas tradicionais alemãs e diversas pessoas com trajes típicos, a Oktoberfest é um sucesso. Realizada todos os anos no mês de outubro, a festa acontece na Vila Germânica e reúne pouco mais de meio milhão de pessoas. Durante o evento, há apresentações de grupos folclóricos, competições de chope no metro e tiro ao alvo, parque de diversões e desfiles.

Oktoberfest - Vila Germânica - Blumenau-SC

Visitar a Vila Germânica

O Parque Vila Germânica é onde acontece a Oktoberfest, mas o local é atração o ano inteiro. Construído e projetado com arquitetura de inspiração europeia, o parque possui diversos restaurantes, lojas de souvenirs, artesanatos e produtos típicos. Só a ida ao local vale a visita, mesmo que não vá almoçar e/ou fazer compras. A visita ao Parque Vila Germânica é uma das coisas mais legais a se fazer em Blumenau, um passeio obrigatório.

Sabores de Santa Catarina - Vila Germânica - O que fazer em Blumenau-SC

Comer comidas típicas alemãs

Aproveite a sua ida à Blumenau para provar diversos pratos típicos da culinária alemã como Spätzle, Entrevero, Eisben, Kassler e Marreco Recheado. A deliciosa culinária local ainda conta com queijos, linguiças e pães de cervejas artesanais. Durante eventos como a Oktoberfest, o Festival Sabores de Santa Catarina e o Festival Brasileiro da Cerveja, a gastronomia local está sempre presente, uma ótima oportunidade para provar os pratos.

Sabores de Santa Catarina - Vila Germânica - O que fazer em Blumenau-SC
Spätzle Blumenau

Ir ao Bar Estação Eisenbahn provar as cervejas da marca

A visita a fábrica da Eisenbahn não mais acontece mas o Bar Estação Eisenbahn está a todo vapor. Com ambiente agradável e a oportunidade de ver a fábrica através de vidros, a ida ao bar dá a possibilidade de provar as cervejas da marca com uma sequência de degustação, além de pedir petiscos que harmonizem com a sua cerveja preferida.

Bar e fábrica da Eisenbahn - O que fazer em Blumenau-SC
Sequência de degustação

Curtir o Pub Inglês da Container

O pub da Container fica ao lado da fábrica e possui estilo fiel ao inglês, com bombas de chope inglesas, luz baixa, decoração típica da terra da rainha e muito rock’n roll. O ambiente é perfeito para os amantes de uma boa cerveja, super agradável e animado e há shows ao vivo nas sextas feira.

Container Cervejaria e PUB Inglês - O que fazer em Blumenau-SC

Visitar o Museu Hering e conhecer a história da empresa

O Museu Hering está instalado em uma bonita casa com estilo enxaimel preservado e expõe diversos equipamentos, fotos e documentos que contam a história da empresa, fundada em Blumenau e uma das maiores empresas de varejo do país. A visita é guiada e super interessante, com direito a visita ao belo jardim suspenso da empresa, projetado por Burle Marx.

Museu Hering - O que fazer em Blumenau-SC

Visitar o Museu da Cerveja e conhecer a história da bebida

O Museu da Cerveja está localizado no Centro Histórico de Blumenau e apresenta diversos equipamentos que pertenceram à extinta fábrica da Cerveja Feldmann, além de documentos e fotos que contam a trajetória da bebida ao longo dos anos na região.

Museu da Cerveja - Blumenau-SC

Participar do Festival Brasileiro da Cerveja

Realizado no mês de março, o Festival da Cerveja reúne centenas de rótulos de cervejas no maior encontro cervejeiro do país, onde são elegidas as melhores cervejas e cervejarias do ano. O evento conta com apresentações musicais e diversas opções de gastronomia, para harmonizar com as bebidas.

Tirar foto no Mirante do Museu da Água

O Museu da Água possui alguns objetos históricos que contam a história do abastecimento de água em Blumenau, mas não é lá muito interessante. O diferencial do local é o seu mirante, que possui uma vista panorâmica para a cidade e rende belas fotos.

Museu da Água, O que fazer em Blumenau-SC

Comprar Cervejas Artesanais na Adega Blumenau

Para provar algumas opções de cervejas artesanais sem precisar ficar “pulando” de fábrica em fábrica, uma opção é a Adega Blumenau, uma cerveteca e vinhoteca com diversas opções, com destaque para as cervejas produzidas na cidade, tem várias delas por lá. O local possui mesas, onde é possível provar ali mesmo a sua bebida.

Adega Blumenau - O que fazer em Blumenau-SC

Feirinha da Servidão Wollstein

A feirinha é realizada nas ruas Marechal Floriano Peixoto e Curt Hering, que ficam próximas da Rua XV do Novembro e perto do Plaza Blumenau, onde eu estava hospedado. A feirinha conta com diversas barracas que vendem obras de artesanato local e possui opções de lazer para toda a família, além de shows com músicos da região, exposições e oficinas. As ruas são fechadas para o trânsito de veículos, circulando apenas pessoas. A feirinha é realizada uma vez por mês, sempre aos domingos.

Feirinha da Servidão Wollstein - Blumenau-SC

Ir até a Vila Itoupava

A Vila Itoupava é um distrito localizado a 25km do centro de Blumenau e possui algumas características da colonização ainda presentes em seu cotidiano, como as diversas casas em estilo enxaimel, os costumes, a etnia e os jardins. A vila possui diversos clubes de caça e tiro, outra característica da colonização. É possível visitar a antiga fábrica da Cervejaria Feldmann, onde hoje funciona o Centro Cultural.

Foto: Divulgação

Curtir a “night” no Basement English Pub

O Basement é um pub inglês localizado em um porão histórico, no centro de Blumenau. O pub possui paredes de pedra, shows ao vivo, diversos ambientes com sofás de couro e um cardápio recheado de opções em petiscos, pratos e bebidas. É uma ótima opção para curtir a vida noturna e ouvir um bom rock’n roll.

Basement Pub - Blumenau-SC

Nos arredores de Blumenau

Passear por Pomerode, a cidade mais alemã do Brasil

A cidade de Pomerode está a 32km de Blumenau e possui o maior conjunto de casas em estilo enxaimel do país, é possível separar um dia ou até uma manhã para conhecer a cidade. O tour contempla visita ao zoológico, centro cultural, museu e cervejaria artesanal. As atrações são próximas e podem ser conhecidas com uma caminhada. Aqui neste post tem tudo sobre Pomerode.

Portal Turístico do Sul, Pomerode-SC

Conhecer a fábrica da Cerveja Artesanal Das Bier, em Gaspar

A fábrica da Cerveja Das Bier está localizada em Gaspar a cerca de 30 minutos do centro de Blumenau. A visita ao local é uma das mais legais da região pois além de conhecer os processos de produção da cerveja, oferece um pesque e pague e um bar onde é possível provar diversos petiscos. O local é muito bonito, cercado de muito verde, com uma paz incrível.

Vale da Cerveja - roteiro pelas cervejarias artesanais de Blumenau-SC
Foto: Divulgação

Tem mais dicas do que fazer em Blumenau e arredores? Conte pra gente nos comentários.

Viagem realizada em agosto de 2017

+ Blumenau no Blog Meu Destino

Como chegar
O que fazer em Blumenau
- Rua XV de Novembro e Centro Histórico de BlumenauOktoberfest
- Vila GermânicaMuseu da Água
- Museu Hering
- Museu da CervejaAdega Blumenau
Visitando as CervejariasEisenbahn
- Cerveja Blumenau
- Cervejaria Container
- Vale do Lúpulo
Onde comer em Blumenau
Onde ficar em BlumenauReview: Plaza Blumenau Hotel
Passeio à Pomerode-SC

André Morato
Nasci em Divinópolis, interior de Minas Gerais, onde moro atualmente. Sou solteiro, colunista, blogueiro, viajante, designer gráfico, agente de turismo... (Oferecimento: Bombril. 1001 utilidades!). Apaixonado por viagens e por fotografia. Viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog. Saiba mais...

Comente!