Vale da Cerveja: um roteiro pelas cervejarias de Blumenau e arredores

Confira quais são as melhores cervejarias a se visitar em Blumenau e arredores e programe um happy hour nos bares e pubs oficiais

Vale da Cerveja - roteiro pelas cervejarias artesanais de Blumenau-SC

O mercado de cervejas artesanais é um dos que mais crescem no Brasil, a cada dia surgem novas cervejarias artesanais e o turismo cervejeiro vem sendo um dos mais procurados pelos turistas brasileiros e estrangeiros. Blumenau, uma das pioneiras na produção da bebida artesanal, conquistou recentemente o título de capital nacional da cerveja e possui diversas fábricas que seguem a Lei de Pureza Alemã, a região possui até rota cervejeira, a Rota Vale da Cerveja.

A rota estimula o turismo no Vale do Itajaí e coloca a região como importante polo cervejeiro do Brasil, com um roteiro que contempla não somente Blumenau mas também as cidades vizinhas. Além de diversas cervejarias artesanais, a região conta com instituição de ensino superior focada no setor de bebidas, além de ser sede da Oktoberfest e do Festival Brasileiro da Cerveja, dois grandes eventos que têm a cerveja como atração.

Devido a grande quantidade de cervejarias, será necessário um planejamento para ver quais você irá conhecer, já que as visitas necessitam de agendamento prévio. Algumas estão localizadas em uma mesma região e podem ser conhecidas no mesmo dia. Em um roteiro de fim de semana por exemplo, deixe a parte da manhã para conhecer museus e o Centro Histórico de Blumenau e a parte da tarde você deixa para conhecer as cervejarias, assim dá pra curtir o bar da fábrica/pub da que você mais gostar.

Rota Vale da Cerveja

Planeje seu roteiro pelo Vale da Cerveja através do mapa e veja quais estão próximas, para conhecer em um mesmo dia e ganhar tempo.

1 – Cervejaria Blumenau (Blumenau)

Menos de 2 anos de vida e a Cerveja Blumenau já foi premiada várias vezes, sendo destaque na região. A fábrica é exemplo de organização e limpeza e o tour passa por todos os processos de produção, com direito a degustação no final do passeio. Se não quiser o tour pela fábrica, tem a opção de ir apenas no bar da fábrica provar os petiscos e as cervejas lá produzidas, com direito a vista para a fábrica através de vidros. É necessário agendamento.

Rua Arno Delling 388 – Itoupavazinha – Blumenau/SC – (47) 3338-5000

Fábrica Cerveja Blumenau - SC

2 – Cervejaria e Pub Container (Blumenau)

A Cervejaria Container também possui um tour pela fábrica, nos mesmos moldes da Cervejaria Blumenau, então pulei esta etapa e fui direto pro Pub, que fico junto a fábrica. O pub é temático, estilo londrino, com bombas inglesas de chope, cabine telefônica londrina e muito rock’n roll. Também é possível ver a fábrica através de vidros. Os chopes da casa são muito bons, vale a pena provar e ficar um tempo por lá, local bastante agradável. Lá também é necessário agendamento.

Rua Gustavo Zimmermann, 4764 – Itoupava Central – Blumenau-SC – (47) 3385-7185

Container Cervejaria e PUB Inglês - Blumenau/SC

3 – Cervejaria Bierland (Blumenau)

A Cervejaria Bierland existe desde 2003, uma das mais tradicionais da região. O nome “Bierland” em alemão significa Terra da Cerveja, uma homenagem à Blumenau que hoje é considerada a capital nacional da cerveja. Além do tour pela fábrica, é possível provar as cervejas no bar em anexo, que possui estilo rústico e decoração temática, inspirada nas tradicionais cervejarias de Europa. É necessário agendamento.

Rua Gustavo Zimmermann, 5361 – Itoupava Central – Blumenau-SC – (47) 3337-3100

Vale da Cerveja - roteiro pelas cervejarias artesanais de Blumenau-SC
Foto: Divulgação

4 – Bar Estaçao Eisenbahn (Blumenau)

Por muitos anos a visita à fábrica da Eisenbahn esteve presente no roteiro de diversos turistas que visitaram Blumenau, a cerveja é vendida em boa parte do país. Porém, após ser comprada pela Heineken, as visitas foram suspensas. Em anexo a fábrica está o Bar Estação Eisenbahn, uma ótima maneira de provar as opções da marca e curtir o ambiente, muito agradável, com decoração temática. Vale a pena agendar para não ficar sem lugar.

Rua Bahia 5181 – Salto Weissbach – Blumenau/SC – (47) 3488-7307

Bar e fábrica da Eisenbahn - Blumenau-SC

5 – Cervejaria Wunder Bier  (Blumenau)

Fundada em 2007, a Wunder Bier fabrica apenas chopes, são 4 estilos diferentes, tem até chope de vinho. É possível realizar a visita à fábrica (com agendamento) e experimentar o chope direto da fonte. Em frente à fábrica está cervejaria própria, onde é possível provar petiscos típicos alemães, além dos chopes Wunder Bier. A decoração da casa faz referência ao estilo enxaimel, o local é bastante fotogênico.

Rua Fritz Spernau, 155 – Fortaleza – Blumenau-SC – (47) 3339-0001

Vale da Cerveja - roteiro pelas cervejarias artesanais de Blumenau-SC
Foto: Divulgação

6 – Cervejaria Schornstein (Pomerode)

A Schornstein possui sede em Pomerode e oferece visita à fabrica, com agendamento prévio. Em anexo à fábrica há uma lojinha que vende pães (aperitivos), cremes de queijo, souvenirs da marca e claro, as cervejas produzidas na fábrica. Alguns metros à frente está o bar oficial da marca, o Schornstein Skneipe, que se destaca pela enorme chaminé, de 30 metros de altura. O nome “Schornstein” em alemão significa chaminé.

Rua Hermann Weege, 160 – Centro – Pomerode-SC – (47) 3387-6655

Fábrica de Cerveja Schornstein, Pomerode-SC

7 – Das Bier (Gaspar)

A Das Bier é, talvez, uma das fábricas mais legais de se visitar no Vale da Cerveja, não somente pela fábrica mas pela região em que ela se encontra. Localizada no município de Gaspar, a cervejaria está a 20 minutos do Centro de Blumenau, em um ambiente rodeado de muito verde, um lugar muito bonito. Além de provar as cervejas, dá pra relaxar no pesque e pague e petiscar as deliciosas porções de peixes da casa, em um lugar tão tranquilo que nem celular funciona. Agende a visita à fábrica com antecedência.

Rua Bonifácio Haendchen, 5311 – Belchior Alto – Gaspar,SC – (47) 3397-8600

Vale da Cerveja - roteiro pelas cervejarias artesanais de Blumenau-SC
Foto: Divulgação

Extras:

Vale do Lúpulo (Blumenau) -> Se você quer fabricar a sua própria cerveja e não sabe por onde começar, o Vale do Lúpulo te dá uma forcinha. Tudo o que você precisa comprar para fabricar a sua cerveja artesanal você pode comprar no Vale do Lúpulo, e se faltar espaço em casa, pode até alugar a cozinha do local para a fabricação. Cursos também são realizados para ensinar a produzir a bebida, vale a pena conhecer este espaço, pertinho do Centro de Blumenau.

Rua Soldado Mario Luiz Bertolini, 373 – Bairro Itoupava Norte – Blumenau/SC – (47) 3232-1832

Vale do Lúpulo Brew Shop - Blumenau-SC

Escola Superior de Cerveja e Malte -> Já pensou em se tornar mestre cervejeiro e ter curso superior em cerveja? Com a Escola Superior de Cerveja e Malte isso é possível, a primeira instituição de ensino superior da América Latina focada exclusivamente no setor de bebidas. Com sede em Blumenau, a instituição oferece vários cursos que atendem a demanda pela profissionalização do mercado cervejeiro em dois níveis de atuação: Ensino Superior e Ensino Técnico.

Vale da Cerveja - roteiro pelas cervejarias artesanais de Blumenau-SC
Foto: Divulgação

Dica: Caso não esteja de carro, poderá alugar um e fazer todo a Rota do Vale da Cerveja no seu tempo, sem pressa. Clicando aqui você faz uma cotação e garante o menor preço. Algumas agências de turismo de Blumenau realizam roteiros de turismo pelo Vale da Cerveja, como a Oktobertur.

Viagem realizada em agosto de 2017

+ Blumenau no Blog Meu Destino

Como chegar
O que fazer em Blumenau
- Rua XV de Novembro e Centro Histórico de BlumenauOktoberfest
- Vila GermânicaMuseu da Água
- Museu Hering
- Museu da CervejaAdega Blumenau
Visitando as CervejariasEisenbahn
- Cerveja Blumenau
- Cervejaria Container
- Vale do Lúpulo
Onde comer em Blumenau
Onde ficar em BlumenauReview: Plaza Blumenau Hotel
Passeio à Pomerode-SC

André Morato
Nasci em Divinópolis, interior de Minas Gerais, onde moro atualmente. Sou solteiro, colunista, blogueiro, viajante, designer gráfico, agente de turismo... (Oferecimento: Bombril. 1001 utilidades!). Apaixonado por viagens e por fotografia. Viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog. Saiba mais...

Comente!