Provando os Sabores de Santa Catarina em um festival na Vila Germânica

Uma oportunidade para provar diversos pratos da culinária alemã, que são típicos no estado de Santa Catarina

Sabores de Santa Catarina - Vila Germânica - Blumenau-SC

Durante a minha passagem por Blumenau neste mês de agosto de 2017, tive a oportunidade de participar do festival gastronômico Sabores de Santa Catarina, evento realizado no Eisenbahn Biergarten, na Vila Germânica. Era uma ótima oportunidade de retornar à Vila (estive na Oktoberfest 2011) e provar vários pratos da culinária alemã, que são típicos no estado de Santa Catarina.

Como estava participando do 1º Blogando no Vale Europeu junto à outros blogueiros, fomos todos convidados a participar do festival. Quero agradecer ao Felipe Rodrigues, assessor de comunicação da Vila Germânica, pelo convite e pelo presente que ganhei.

Sabores de Santa Catarina - Vila Germânica - Blumenau-SC
Blogueiros no Festival Sabores de Santa Catarina

A Vila Germânica

A Vila Germânica é um centro de eventos em Blumenau, palco de grandes festas, feiras e eventos. É lá que acontece a Oktoberfest, a maior festa alemã fora da Alemanha, realizada todos os anos no mês de Outubro. A Vila Germânica recebe ainda outras grandes festas como a Osterdorf (Páscoa) e a Weihnachtsdorf (Natal).

Construído e projeto com arquitetura de inspiração europeia, o amplo centro de eventos conta com 4 setores e dispõe de diversos restaurantes, lojas de souvenirs, artesanatos e produtos típicos do estado. É possível comprar nas diversas lojas aqueles canecos da Oktoberfest, além de roupas típicas alemãs.

Sabores de Santa Catarina - Vila Germânica - Blumenau-SC
Vila Germânica
Sabores de Santa Catarina - Vila Germânica - Blumenau-SC
Vila Germânica

Aberto ao público o ano inteiro, a Vila Germânica é atração imperdível no roteiro de quem visita Blumenau.

Festival Sabores de Santa Catarina

O festival Sabores de Santa Catarina foi criado com a intenção de valorizar a culinária catarinense, que possui diversos pratos típicos alemães, e as cervejas artesanais produzidas na região, são várias. O evento funciona nos mesmos moldes da Oktoberfest, claro, em menores proporções, com shows de bandas cantando músicas típicas da Alemanha, várias mesas com bancos espalhadas pelos galpões e muito chope.

O festival tem espaço para feira livre, oficinas de gastronomia com chefs e comercialização de produtos típicos como queijos, geleias, linguiça etc. A famosa Feirinha da Servidão Wollstein surgiu em 2013 de maneira despretensiosa e já se tornou referência regional quando o assunto é a integração de pequenos empreendedores locais, comunidade e espaço público.

A proposta do festival é ser o principal evento gastronômico do estado, na minha opinião, os organizadores estão no caminho certo, o evento é super organizado e possui um precinho bem camarada pra entrar, só R$5.

Sabores de Santa Catarina - Vila Germânica - Blumenau-SC Sabores de Santa Catarina - Vila Germânica - Blumenau-SC

Sabores de Santa Catarina - Vila Germânica - Blumenau-SC
Feira Livre

Pra começar a noite, fui logo beber um chope Eisenbahn, geladinho, eita coisa boa. Depois recebi o cardápio com todas as opções de pratos do evento, massss, eu não conhecia as comidas pelo nome, tive que ir bisbilhotar as barracas e esperar os outros blogueiros pedirem, para eu ver se ia agradar do prato.  😀

Sabores de Santa Catarina - Vila Germânica - Blumenau-SC

Enfim, resolvi pedir um Spätzle Blumenau, o prato é um macarrão caseiro com a deliciosa Linguiça Blumenau e queijo fundido, é uma delícia mas é bem forte, coisa de alemão mesmo. Mesmo assim, comi tudo, estava muito bom. Tem Spätzle com outros recheios, de queijo e cebola, molho de cogumelos, frango e marreco.

Sabores de Santa Catarina - Vila Germânica - Blumenau-SC
Spätzle Blumenau

Confesso que só o Spätzle já me deixou bem satisfeito, mas queria comer mais um prato pois gosto de provar culinárias diferentes, então me arrisquei no “Entrevero”, feito à base de carne de porco e pinhão. Estava muito gostoso mas, como o tempero é forte, fiquei com receio de comer demais e me dar mal no outro dia, então nem comi tudo.

Sabores de Santa Catarina - Vila Germânica - Blumenau-SC
Entrevero

Aproveitei que os amigos blogueiros estavam provando outros pratos diferentes do meu para fotografar e provar alguns. Provei o “Churrasco de Igreja” que o Tony do Retrip escolheu, um prato com uma baita costela que dá pra uma igreja inteira comer  😉 , o é prato super caprichado e muito gostoso. Só não pedi porque eu não comeria nem metade daquilo tudo, é muita coisa.

Sabores de Santa Catarina - Vila Germânica - Blumenau-SC
Costela

A Laís do Relatos de Viagem comeu o Ragú de Marreco no Pão de Cerveja e a Carol do Vamos Por Aí comeu a fotogênica Coxa de Marreco, com mel de engenho picante.

Sabores de Santa Catarina - Vila Germânica - Blumenau-SC
Ragú de Marreco no Pão de Cerveja. Foto: Laís (Relatos de Viagem)
Sabores de Santa Catarina - Vila Germânica - Blumenau-SC
Marreco. Foto: Carol (VamosPorAi)

O Festival Sabores de Santa Catarina ofereceu ainda pratos com frutos do mar, peixes de água doce, bovinos, aves e doces.

Durante minhas andanças pelas barracas de comidinhas  😉  encontrei uma barraca que vende fondue, achei que servia o fondue pronto, mas era apenas a massa pra fazer em casa.

Porém, a atendente desta barraca começou a me mostrar seus produtos, a começar pelo queijo artesanal delicioso que provei, o Leipzig Käse, feito com uma receita familiar. A moça é bisneta de um queijeiro e busca dar sequência ao sonho de seu bisavô, que em 1928 construiu a segunda fábrica de queijo de Pomerode. Até hoje, o queijo segue a mesma receita, guardada a sete chaves, é uma delícia!

Sabores de Santa Catarina - Vila Germânica - Blumenau-SC

Vocês sabem né, mineiros, queijo, é uma relação de amor antiga, então nem pensei duas vezes e comprei este queijo. E eu ainda levei uma Linguiça Blumenau pra casa, a atendente é uma boa vendedora e acabei levando tudo isso. A barraca ainda vendia geleias e cremes de queijo mas aí minha mala não ia fechar, esses ficaram pra próxima.

O festival foi uma ótima oportunidade para que eu pudesse provar vários pratos da culinária alemã, que são típicos no estado de Santa Catarina. Como já havia ido à Oktoberfest, não me surpreendi tanto com a organização do festival, que segue os mesmos moldes e é um sucesso!

Vila Germânica
Rua Alberto Stein, 199
Velha – Blumenau/SC
(47) 3381-7700
Site

Viagem realizada em agosto de 2017

+ Blumenau no Blog Meu Destino

Como chegar
O que fazer em Blumenau
- Rua XV de Novembro e Centro Histórico de BlumenauOktoberfest
- Vila Germânica
- Museu da Água
- Museu Hering
- Museu da CervejaAdega Blumenau
Visitando as CervejariasEisenbahn
- Cerveja Blumenau
- Cervejaria Container
- Vale do Lúpulo
Onde comer em Blumenau
Onde ficar em BlumenauReview: Plaza Blumenau Hotel
Passeio à Pomerode-SC

André Morato
Nasci em Divinópolis, interior de Minas Gerais, onde moro atualmente. Sou solteiro, colunista, blogueiro, viajante, designer gráfico, agente de turismo... (Oferecimento: Bombril. 1001 utilidades!). Apaixonado por viagens e por fotografia. Viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog. Saiba mais...

Comente!