Conheça o Museu da Cerveja em Blumenau-SC

O museu está localizado na bela Praça Hercílio Luz, no Centro Histórico de Blumenau

Museu da Cerveja - Blumenau-SC

O Museu da Cerveja é uma ótima oportunidade para conhecer melhor a história da bebida. Localizado no Centro Histórico de Blumenau, o museu é destino certo para os adoradores da cerveja, já que possui um grande acervo de peças e máquinas históricas.

O museu está instalado na belíssima Praça Hercílio Luz, local muito agradável com jardins floridos, bancos em meio às sombras das árvores e próximo à um ótimo restaurante, o Thapyoka.

Museu da Cerveja - Centro Histórico de Blumenau-SC

Museu da Cerveja

Fundado em 1996, o Museu da Cerveja conta com acervo de peças doados pelas Cervejarias Feldmann e Brahma, além de peças de colecionadores. É possível ver de perto equipamentos utilizados na fabricação da cerveja como balança para pesar lúpulo, tinas de fermentação aberta e moinhos de malte manuais, além de documentos, roupas e fotografias. Entre os objetos mais curiosos estão os primeiros barris usados na Oktoberfest, a festa mais tradicional da cidade e uma das mais tradicionais do país.

Outro equipamento que chama a atenção dos visitantes é uma antiga microcervejaria, com capacidade para produzir 32 litros. Mesmo sendo antiga, ela é automatizada e toda a sua produção pode ser feita ali, sem muito esforço.

Além do maquinário, o museu apresenta itens que faziam parte da vida e do cotidiano dos agricultores que viveram na região de Blumenau.

Museu da Cerveja - Blumenau-SC

Museu da Cerveja - Blumenau-SC Museu da Cerveja - Blumenau-SC Museu da Cerveja - Blumenau-SC Museu da Cerveja - Blumenau-SC

O Museu exibe um vídeo de aproximadamente 6 minutos contando a história das cervejarias da região, além de contar a história da cerveja, desde a sua criação a 6 mil anos atrás. Na mesma sala onde o vídeo é exibido, há algumas exposições sobre a Oktoberfest e mais documentos sobre a história da cerveja.

Museu da Cerveja - Blumenau-SC Museu da Cerveja - Blumenau-SC

As visitas ao Museu da Cerveja acontecem de segunda à sexta, das 9h às 17h, sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h. A visita é gratuita e vale a pena dar um pulinho lá, a visita é bem rápida e o museu é pequeno, mas muito interessante.

Aqui tem um roteiro pelo Centro Histórico de Blumenau que inclui o Museu da Cerveja, dá pra conhecer boa parte com uma caminhada.

Museu da Cerveja - Blumenau-SC

Quando visitar o Museu da Cerveja volte aqui no post pra me dizer o que achou tá?  😉

Museu da Cerveja
Rua XV de Novembro 160 (Praça Hercílio Luz)
Centro – Blumenau/SC
(47) 3326-6791
museudacerveja@blumenau.sc.gov.br

Viagem realizada em agosto de 2017

+ Blumenau no Blog Meu Destino

Como chegar
O que fazer em Blumenau
- Rua XV de Novembro e Centro Histórico de BlumenauOktoberfest
- Vila GermânicaMuseu da Água
- Museu Hering
- Museu da Cerveja
- Adega Blumenau
Visitando as CervejariasEisenbahn
- Cerveja Blumenau
- Cervejaria Container
- Vale do Lúpulo
Onde comer em Blumenau
Onde ficar em BlumenauReview: Plaza Blumenau Hotel
Passeio à Pomerode-SC

André Morato
Nasci em Divinópolis, interior de Minas Gerais, onde moro atualmente. Sou solteiro, colunista, blogueiro, viajante, designer gráfico, agente de turismo... (Oferecimento: Bombril. 1001 utilidades!). Apaixonado por viagens e por fotografia. Viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog. Saiba mais...

1 COMENTÁRIO

Comente!