Passeio pela Rua XV de Novembro e Centro Histórico de Blumenau-SC

Com uma caminhada pela Rua XV de Novembro, é possível conhecer todo o Centro Histórico da cidade

Rua Xv de Novembro e Centro Histórico de Blumenau-SC

O Centro Histórico de Blumenau é um dos mais charmosos que conheço. A Rua XV de Novembro é toda lindinha, florida, com calçamento de paralelepípedos e tem grande importância para o município. Grande parte dos atrativos do centro histórico estão na Rua XV de Novembro ou bem próximos dela, é impossível conhecer Blumenau sem passar por ela.

Todo o Centro Histórico de Blumenau pode ser conhecido através de uma caminhada, no meu caso, percorri todo o circuito na parte da manhã. Para conhecer tudo com calma, é bom reservar boa parte do seu dia, mas para uma viagem de final de semana, dá pra ver tudo de perto, separando apenas uma manhã. A cidade é super segura, pode levar a sua câmera e seu celular sem receio algum.

O ideal é visitar a cidade fora da alta temporada, para conhecer tudo com calma e caminhar pelo centro histórico com tranquilidade. Escolha um hotel bem localizado, assim você economiza o transporte. Eu me hospedei no Plaza Blumenau Hotel, localizado a duas quadras da Rua XV de Novembro, uma ótima localização. Aqui tem o meu review sobre o hotel.

Roteiro pelo Centro Histórico de Blumenau (Walking Tour)

As atrações estão em ordem cronológica, com roteiro se iniciando pela Prefeitura de Blumenau, no início da Rua XV de Novembro. Clique nos links abaixo para ir direto ao assunto:

1 – Prefeitura Municipal de Blumenau
2 – Locomotiva Macuca
3 – Ponte de Ferro Aldo Pereira de Andrade
4 – Relógio das Flores
5 – Rua XV de Novembro
6 – Teatro Carlos Gomes
7 – Feira de Artesanto
8 – Castelinho da Havan
9 – Catedral São Paulo Apóstolo
10 – Praça Dr. Blumenau
11 – Mausoléu Dr. Blumenau
12 – Fundação Cultural de Blumenau
13 – Museu da Cerveja / Praça Hercílio Luz
14 – Parque Edith Gaertner
15 – Cemitério dos Gatos
16 – Museu da Família Colonial
17 – Alameda Duque de Caxias
18 – Biblioteca Municipal Dr. Fritz Muller
19 – Igreja Luterana do Espírito Santo

1 – Prefeitura Municipal de Blumenau

A Prefeitura de Blumenau é um dos locais mais fotogênicos da cidade. O prédio, inaugurado em 1982, é uma imitação da técnica construtiva enxaimel, presente em diversas edificações de Blumenau. No local funcionava a sede da antiga Estação Ferroviária.

A praça Victor Konder, que fica em frente a prefeitura é toda florida, com jardins bem cuidados, um espelho d`água e um chafariz. Nessa praça encontra-se também a Locomotiva Macuca. A prefeitura e a praça estão no início da Rua XV de Novembro.

Avenida Castelo Branco 2 / Praça Victor Konder – Centro 

Prefeitura Municipal de Blumenau - Centro Histórico de Blumenau-SC

Prefeitura Municipal de Blumenau - Centro Histórico de Blumenau-SC

2 – Locomotiva Macuca

A Macuca foi a primeira locomotiva de Blumenau. Importada da Alemanha em 1908, ela chegou ao Brasil a bordo do Vapor Klobenz, que também trazia cerca de 800 toneladas de material para a construção da Estrada de Ferro Santa Catarina. O nome Macuca foi dado pela semelhança com a ave macuco, o apito da locomotiva lembrava o seu pio e o ruído da descarga de sua caldeira emitia som parecido com o produzido pelas asas da ave.

Praça Victor Konder – Centro

Locomotiva Macuca - Centro Histórico de Blumenau-SC

3 – Ponte de Ferro Aldo Pereira de Andrade

Esta ponte serviu de travessia para a estrada de ferro que ligava Blumenau à Itajaí, sendo construída em 1929 com material importado da Alemanha. Inaugurada dois anos mais tarde, a ponte foi utilizada até o ano de 1971, após uma decisão do governo de não mais utilizá-la. Restaurada em 1991, foi adaptada ao trânsito de veículos e pedestres e simboliza um marco no desenvolvimento econômico de Blumenau e todo o Vale do Itajaí.

Liga a Av. Martin Luther à Rua Rodolfo A. Kucker.

Ponte de Ferro Aldo Pereira de Andrade - Centro Histórico de Blumenau-SC

4 – Relógio das Flores

O Relógio das Flores foi inaugurado no ano 2000 como parte das comemorações dos 150 anos de Blumenau e funciona à energia elétrica. Localizado próximo à Prefeitura de Blumenau, o relógio é o único deste estilo no estado e um dos poucos no país, além dele existem apenas mais cinco.

Praça Victor Konder – Centro

Relógio das Flores - Centro Histórico de Blumenau-SC

5 – Rua XV de Novembro

A mais bela e mais importante rua da cidade abriga boa parte do Centro Histórico de Blumenau, sendo repleta de flores, bancos em meio à sombras e um movimentado comércio. A Rua é palco dos desfiles da Oktoberfest e das comemorações do aniversário da cidade, possui 1591 metros de extensão e já foi chamada de “Wurtstrasse” (Rua da Linguiça) por ser estreita e cheia de curvas.

Aos domingos, a rua é fechada para o trânsito de veículos e se transforma em um rua do lazer, recebendo famílias com crianças e feiras culturais e de artesanato.

O local é o principal ponto de partida para os roteiros pelo Centro Histórico. Resta torcer para o dia estar agradável e com céu aberto, pois a beleza incontestável da Rua XV de Novembro cuida de todo o resto e rende belas fotos.

Rua XV de Novembro - Centro Histórico de Blumenau-SC Rua XV de Novembro - Centro Histórico de Blumenau-SC

Rua XV de Novembro - Centro Histórico de Blumenau-SC

6 – Teatro Carlos Gomes

Construído em 1939 o Teatro Carlos Gomes possui um dos 4 palcos giratórios do Brasil e capacidade para receber até 1170 expectadores. Hoje o local funciona como centro de convenções e escola de balé, teatro e dança.

Rua XV de Novembro 1181 – Centro – (47) 3144-7166

Teatro Carlos Gomes - Centro Histórico de Blumenau-SC

7 – Feira de Artesanato

O prédio onde a Feira de Artesanato está instalada é da década de 40, possui estilo art déco e desde 1998 são comercializados os trabalhos de mais de 40 artesãos. O prédio fica próximo ao Castelinho da Havan.

Rua XV de Novembro 1091 – Centro – (47) 3326-2404
Segunda à sexta de 9h às 18h, sábados de 9h às 13h.

Feira de Artesanato - Centro Histórico de Blumenau-SC

8 – Castelinho da Havan / Antigo Castelinho Moellmann

O Prédio conhecido como Castelinho da Havan foi construído em 1978 por um empresário de uma família tradicional blumenauense. A construção é uma réplica da prefeitura de Michelstadt, uma cidade do sul da Alemanha. Antes de 1978, ali era o Castelo Moellmann, uma empresa muito tradicional na época. É outro local bastante fotogênico do Centro Histórico de Blumenau.

Rua XV de Novembro 1050 – Centro

Antigo Castelinho Moellmann / Castelinho da Havan - Centro Histórico de Blumenau-SC

9 – Catedral São Paulo Apóstolo

Inicialmente construída em 1858, a igreja foi batizada de São Paulo Apóstolo. Com o passar dos anos, a igreja foi ficando pequena para receber os fiéis e um novo projeto foi escolhido, com uma edificação em pedras de granito vermelho, mais moderna.

Esta nova construção foi inaugurada em 1958 e teve a colaboração da comunidade, que fazia doações. A torre dos sinos foi inaugurada 5 anos mais tarde e possui 45 metros de altura e três sinos, que representam Jesus, Maria e José. Em 2008, a edificação foi tombada pelo Município de Blumenau como Patrimônio Cultural Edificado.

Rua XV de Novembro s/n, Centro – (47) 3322-0699
Segunda – 8h às 12h e 14h às 17h;
Terça à Sexta – 8h às 19h;
Sábado – 8h às 18h.

Catedral São Paulo Apóstolo - Centro Histórico de Blumenau-SC

10 – Praça Dr. Blumenau

Inaugurada em 1949, a praça é uma homenagem ao fundador da cidade, o Dr. Blumenau. O local foi palco de grandes manifestações culturais e políticas e possui um mosaico composto de cacos de pisos e azulejos.

Rua Nereu Ramos – Centro

Praça Dr. Blumenau - Centro Histórico de Blumenau-SC

11 – Mausoléu Dr. Blumenau

Inaugurado em 1974, o Mausoléu guarda os restos mortais do Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau, fundador da cidade, e de seus familiares.

Rua XV de Novembro 161 – Centro – (47) 3381-7514
Segunda à domingo de 10h às 16h.
Gratuito.

Mausoléu Dr. Blumenau - Centro Histórico de Blumenau-SC

12 – Fundação Cultural de Blumenau

O antigo prédio que ali existia foi sede da colônia de Blumenau (1875) e já abrigou a Prefeitura Municipal, o Fórum e as repartições policiais e judiciais. A edificação foi parcialmente destruída durante um incêndio em 1958 e ficou fechada por muitos anos, sendo reconstruída e inaugurada somente em 2001, com o atual prédio em funcionamento.

Hoje o local abriga o Museu de Arte de Blumenau e recebe projetos como o Cine Arte, onde todas as segundas feira o auditório do teatro exibe um filme para os apreciadores de artes cinematográficas.

Rua XV de Novembro 161 – Centro – (47) 3381-6192
Segunda à sexta, de 8h às 12h30 e 13h30 às 17h30

Fundação Cultural de Blumenau - Centro Histórico de Blumenau-SC

13 – Museu da Cerveja / Praça Hercílio Luz

O acervo do Museu da Cerveja possui peças, equipamentos utilizados na fabricação de cerveja, fotografias, documentos e textos que pertenceram à antiga Cervejaria Feldmann e à Cervejaria Brahma. O Museu está localizado na Praça Hercílio Luz, próximo ao Restaurante Thapyoca.

Rua XV de Novembro 160 – Centro – (47) 3326-6791
Segunda à sexta de 9h às 17h, sábados, domingos e feriados de 10h às 16h
Gratuito

Museu da Cerveja - Centro Histórico de Blumenau-SC

Praça Hercílio Luz - Centro Histórico de Blumenau-SC
Praça Hercílio Luz

14 – Parque Edith Gaertner

O parque está em anexo às residências do fundador da cidade, o Dr. Blumenau e do cônsul da Alemanha Victor Gaertner e abriga uma pequena floresta nativa com diversas espécies, plantadas pelo Dr. Blumenau. O parque recebe este nome por ter sido espaço de contemplação e inspiração da sobrinha-neta de Dr. Blumenau, Edith Gaertner, atriz com destacada atuação pela Europa.

Alameda Duque de Caxias 68 (Fundos do Museu da Família Cononial) – Centro – (47) 3381-6990
Gratuito

Parque Edith Gaertner - Centro Histórico de Blumenau-SC

15 – Cemitério dos Gatos

Localizado junto ao Parque Edith Gaertner, o cemitério se tornou uma atração turística devido ao grande afeto de Edith (sobrinha-neta do Dr. Blumenau) com os gatos. Ela tinha vários e quando morriam, os felinos eram enterrados, com direito a funeral e cortejo fúnebre, assim surgiu o Cemitério dos Gatos.

Alameda Duque de Caxias 64 (Parque Edith Gaertner) – Centro (47) 3381-7516
Gratuito

Cemitério dos Gatos - Centro Histórico de Blumenau-SC

16 – Museu da Família Colonial

Rico espaço cultural que preserva um acervo de 6200 peças do Dr. Blumenau, de colonizadores e de suas famílias: móveis, acessórios, vestimentas e maquinários antigos, que estão muito bem conservados. O Museu da Família Colonial está instalado na primeira edificação em estilo enxaimel de Blumenau.

Alameda Duque de Caxias 64 (Rua das Palmeiras) – Centro – (47) 3381-7516
Terça à domingo de 10h às 16h
R$5,00 – Gratuito para menores de 8 anos

Museu da Família Colonial - Centro Histórico de Blumenau-SC

17 – Alameda Duque de Caxias

Esta bela alameda está repleta de palmeiras e foi a primeira rua planejada da colônia, com as suas primeiras palmeiras sendo trazidas do Rio de Janeiro.

Alameda Duque de Caxias – Centro

Alameda Duque de Caxias - Centro Histórico de Blumenau-SC

18 – Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller

A biblioteca foi criada em 1940 e possui acervo com mais de 60 mil volumes, incluindo livros da literatura nacional, infantil e estrangeira, enciclopédias e dicionários e livros de auto ajuda. O nome homenageia o Dr. Fritz Müller, um dos primeiros cientistas a comprovar a teoria de Darwin sobre a seleção natural das espécies, falecido em Blumenau.

Alameda Duque de Caxias 64 – Centro – (47) 3326-6787

Biblioteca Municipal Dr Fritz Muller - Centro Histórico de Blumenau-SC

19 – Igreja Luterana do Espírito Santo

Igreja projetada por Henrick Krohberger em arquitetura neogótica, estilo originado na Inglaterra que foi popularizado a partir do reinado de D. Pedro II. A construção foi tombada como Patrimônio Cultural Edificado pelo Estado de Santa Catarina em 2002. A Igreja Luterana está localizada no alto de uma colina, em meio a muita vegetação, um pouco mais afastado do Centro Histórico de Blumenau.

Rua Amazonas 119 – Garcia – (47) 3322-0587

Igreja Luterana do Espírito Santo - Centro Histórico de Blumenau-SC

Tem mais dicas de locais para conhecer no Centro Histórico de Blumenau? Conte pra gente nos comentários.

Viagem realizada em agosto de 2017

+ Blumenau no Blog Meu Destino

Como chegar
O que fazer em Blumenau
- Rua XV de Novembro e Centro Histórico de Blumenau
- Oktoberfest
- Vila GermânicaMuseu da Água
- Museu Hering
- Museu da CervejaAdega Blumenau
Visitando as CervejariasEisenbahn
- Cerveja Blumenau
- Cervejaria Container
- Vale do Lúpulo
Onde comer em Blumenau
Onde ficar em BlumenauReview: Plaza Blumenau Hotel
Passeio à Pomerode-SC

André Morato
Nasci em Divinópolis, interior de Minas Gerais, onde moro atualmente. Sou solteiro, colunista, blogueiro, viajante, designer gráfico, agente de turismo... (Oferecimento: Bombril. 1001 utilidades!). Apaixonado por viagens e por fotografia. Viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog. Saiba mais...

Comente!