Vale do Lúpulo, um lugar para aprender e fabricar sua própria cerveja, Blumenau-SC

O lugar comercializa tudo o que é necessário para a fabricação de cervejas artesanais

Vale do Lúpulo Brew Shop - Blumenau-SC

O Vale do Lúpulo foi o último local que visitei no sábado, durante o 1º Blogando no Vale Europeu, um encontro de blogueiros que aconteceu em Blumenau, no início de agosto de 2017. O lugar é um grande incentivador da produção de cervejas artesanais, tem tudo o que é necessário para fabricar e ainda ensina como fazer.

O projeto foi idealizado pelo Reginaldo Filippus, um cara muito bacana que recebeu o grupo dos blogueiros lá no Vale de Lúpulo e explicou como funciona o local, uma ideia que fomenta a produção de cervejas artesanais em Blumenau e região.

Localizado a cerca de 6 quilômetros do Centro, o Vale do Lúpulo está na região norte de Blumenau, onde estão as Cervejarias Container e Blumenau, que podem ser conhecidas em um mesmo dia.

Vale do Lúpulo Brew Shop - Blumenau-SC Vale do Lúpulo Brew Shop - Blumenau-SC Vale do Lúpulo Brew Shop - Blumenau-SC

O que é o Vale do Lúpulo?

O Vale do Lúpulo é um espaço familiar, aberto à todos, onde é possível produzir a sua própria cerveja. O local vende ingredientes e equipamentos para produzir a sua cerveja em casa, mas, caso prefira, poderá pagar uma taxa de R$25 e utilizar a cozinha do espaço, produzindo ali mesmo a sua cerveja artesanal exclusiva.

Mas se você não sabe nem por onde começar, o Vale do Lúpulo sempre organiza cursos para ensinar à todos como fabricar a sua cerveja, é uma ótima oportunidade de aprender e fabricar a bebida, e quem sabe até começar um negócio. E olha que a cidade tem todos os adjetivos para este tipo de negócio, estou falando da capital nacional da cerveja.

Vale do Lúpulo Brew Shop - Blumenau-SC Vale do Lúpulo Brew Shop - Blumenau-SC

O local funciona em um galpão bastante espaçoso e muito organizado, onde o cervejeiro caseiro/artesanal pode comprar insumos, maltes, lúpulo, fermentos, especiarias e diversos equipamentos, tem tudo o que você precisa pra fabricar a cerveja artesanal. E ainda há um espaço para cursos e palestras. O Vale do Lúpulo possui uma espécie de geladeira comunitária, onde é possível provar cervejas produzidas por outras pessoas.

Durante a minha visita, pude provar alguns ingredientes como grãos de lúpulo, malte e levedura, não são muito gostosos de se provar mas vale a experiência. Acompanhei uma parte do processo de produção, na cozinha. No fim, degustamos uma cerveja produzida pelo Reginaldo e sua esposa em uma bela taça, que nos foi dada de presente, valeu Reginaldo!

Vale do Lúpulo Brew Shop - Blumenau-SC Vale do Lúpulo Brew Shop - Blumenau-SC Vale do Lúpulo Brew Shop - Blumenau-SC Vale do Lúpulo Brew Shop - Blumenau-SC

O atendimento é de segunda à sexta feira das 14h às 20h30, sábados de 9h às 12h30.

Fui muito bem recebido no Vale do Lúpulo, bem como todos os outros blogueiros e aprendi um pouco mais sobre o processo de produção artesanal deste líquido, tão adorado mundo afora. Daqui uns dias, quem sabe não estarei produzindo a minha própria cerveja?

Vale do Lúpulo Brew Shop - Blumenau-SC

Vale do Lúpulo Brew Chop 
Rua Soldado Mario Luiz Bertolini, 373
Bairro Itoupava Norte – Blumenau/SC
(47) 3232-1832
www.valedolupulo.com.br

Viagem realizada em agosto de 2017

+ Blumenau no Blog Meu Destino

Como chegar
O que fazer em Blumenau
- Rua XV de Novembro e Centro Histórico de BlumenauOktoberfest
- Vila GermânicaMuseu da Água
- Museu Hering
- Museu da CervejaAdega Blumenau
Visitando as CervejariasEisenbahn
- Cerveja Blumenau
- Cervejaria Container
- Vale do Lúpulo
Onde comer em Blumenau
Onde ficar em BlumenauReview: Plaza Blumenau Hotel
Passeio à Pomerode-SC

André Morato
Nasci em Divinópolis, interior de Minas Gerais, onde moro atualmente. Sou solteiro, colunista, blogueiro, viajante, designer gráfico, agente de turismo... (Oferecimento: Bombril. 1001 utilidades!). Apaixonado por viagens e por fotografia. Viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog. Saiba mais...

Comente!