Visita à fábrica da Cerveja Blumenau – SC

A visita leva ao interior da fábrica, passando pelos processos de produção da cerveja artesanal

Fábrica Cerveja Blumenau - SC

A Cerveja Blumenau é mais uma das várias cervejarias artesanais a se visitar em Blumenau e olha que responsabilidade, levar o nome da cidade em sua marca. O slogan da empresa diz que “um cidade apaixonada por cerveja só poderia dar nome a uma cerveja apaixonada por uma cidade” e até a logomarca da empresa faz referência ao ano da fundação de Blumenau (1850), um relógio que marca 18h50.

A cerveja é muito gostosa, pude prová-la na Adega Blumenau antes de visitar a fábrica, na ocasião provei a Cerveja Blumenau Aless Pilsen, uma cerveja leve e muito gostosa. Tanto sucesso e a marca ainda não tem 2 anos de existência.

A visita à fábrica foi um dos compromissos oficiais do 1º Blogando no Vale Europeu, um encontro de blogueiros realizado em Blumenau-SC, organizado pela Márcia do blog Casa de Doda. A fábrica faz parte do circuito Vale da Cerveja.

Mesmo estando longe do Centro Histórico, a visita à fábrica é bem interessante, principalmente para os amantes de cervejas artesanais. Uma opção bem em conta para chegar até a fábrica é o Uber, partindo do centro, o valor não passa de R$25.

Fábrica Cerveja Blumenau - SC Fábrica Cerveja Blumenau - SC

Visita à fábrica da Cerveja Blumenau

A fábrica foi inaugurada em 20 de setembro de 2016 e conta com 10 produtos, nove rótulos de cervejas e um licor. Neste ano de 2017, a Cerveja Blumenau vai estrear na Oktoberfest, a maior festa alemã das Américas, que acontece de 5 a 21 de outubro. Além de provar todos os rótulos da marca durante a festa, a cerveja vai oferecer como chope, uma receita especial criada na Alemanha, no estilo Oktoberfest.

Os blogueiros foram recebidos pelo Valmir Zanetti, diretor executivo da Cerveja Blumenau. Ele percorreu a fábrica explicando detalhadamente todos os processos de produção das cervejas artesanais, desde a seleção e moagem do malte à expedição e envase. A capacidade de produção mensal é de 100 mil litros de cerveja. A visita à fábrica custa R$20 por pessoa e dura cerca de 30 minutos.

Fábrica Cerveja Blumenau - SC Fábrica Cerveja Blumenau - SC Fábrica Cerveja Blumenau - SC Fábrica Cerveja Blumenau - SC

No final do passeio, é possível realizar a degustação de alguns rótulos da cerveja no Bar da Fábrica, que fica em anexo.

Bar da Fábrica

Inaugurado em março deste ano de 2017, o Bar da Fábrica da Cerveja Blumenau é uma ótima maneira de provar a cerveja, em um ambiente agradável e confortável. O espaço tem capacidade para receber até 100 pessoas e possui vista para a fábrica, através de vidros.

O bar serve todos os 9 rótulos da linha da Cerveja Blumenau, cervejas experimentais e alguns rótulos convidados. O ambiente possui mesas na parte interna e externa, sendo a parte interna climatizada. O cardápio é bem detalhado e dá dicas de harmonização para cada cerveja, mostra a temperatura correta, o tipo de copo/taça a ser servida e a descrição sensorial.

Fábrica Cerveja Blumenau - SCFábrica Cerveja Blumenau - SC

Fábrica Cerveja Blumenau - SC Fábrica Cerveja Blumenau - SC

O cardápio conta com pratos típicos alemães e porções com itens que tem a cerveja como ingrediente da receita. A saborosa Linguiça Blumenau é destaque em várias opções de petiscos. Como o meu tempo foi bastante corrido, pude apenas provar as cervejas. Bebi a Alles Pilsen novamente (já havia bebido na Adega) e a Frida Blond Ale, essa última de sabor mais marcante que a primeira.

O Bar da Fábrica funciona de terça à sábado, das 18h às 23h, sendo que em épocas festivas, o local costuma prolongar o horário de atendimento.

Junto ao bar da fábrica, há uma loja oficial da marca onde é possível comprar diversos souvenirs como taças, canecas, camisas, bonés, bolsas e kits. A loja também funciona de terça à sábado mas abre mais cedo, às 10h.

Fábrica Cerveja Blumenau - SC

Cerveja Blumenau
Rua Arno Delling 388
Itoupavazinha – Blumenau/SC
(47) 3338-5000
Site

Viagem realizada em agosto de 2017

+ Blumenau no Blog Meu Destino

Como chegar
O que fazer em Blumenau
- Rua XV de Novembro e Centro Histórico de BlumenauOktoberfest
- Vila GermânicaMuseu da Água
- Museu Hering
- Museu da CervejaAdega Blumenau
Visitando as CervejariasEisenbahn
- Cerveja Blumenau
- Cervejaria Container
- Vale do Lúpulo
Onde comer em Blumenau
Onde ficar em BlumenauReview: Plaza Blumenau Hotel
Passeio à Pomerode-SC

André Morato
Nasci em Divinópolis, interior de Minas Gerais, onde moro atualmente. Sou solteiro, colunista, blogueiro, viajante, designer gráfico, agente de turismo... (Oferecimento: Bombril. 1001 utilidades!). Apaixonado por viagens e por fotografia. Viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog. Saiba mais...

Comente!