Museu da Água possui uma das mais belas vistas de Blumenau-SC

Além da vista panorâmica, o museu possui acervo com objetos históricos que contam a história do abastecimento de água em Blumenau

Museu da Água, Blumenau-SC

O Museu da Água é um dos pontos turísticos com a melhor vista panorâmica para Blumenau, no Valeu Europeu de Santa Catarina. Durante o 1º Blogando no Vale Europeu, conheci o museu e fui até o mirante, junto aos outros blogueiros que participaram do encontro.

O Museu está localizado no bairro Boa Vista, não é muito longe do Centro Histórico de Blumenau porém fica no alto, a subida é muito íngreme e eu não encararia esta subida a pé. Eu ganhei o transporte, mas você poderá chegar até lá de Uber, como é pertinho do centro histórico o valor ficará bem em conta.

Museu da Água, Blumenau-SC

A importância da água

A água é um bem muito precioso, é fonte de vida. Não importa quem você é, você não vive sem água, todos nós dependemos dela pra viver. Ainda assim, as pessoas não dão o devido valor, poluem rios, desperdiçam água potável e destroem nascentes, esquecendo o quão importante ela é em nossas vidas.

Você sabia que 70% da superfície do planeta é água? Aí pensamos, tem muita água nessa planeta, mas desse volume todo, apenas 2,5% são de água doce, sendo que desse míseros 2,5%, quase 98% estão escondidos na forma de água subterrânea. Está na hora de todos nós nos conscientizarmos sobre a importância da preservação deste bem tão precioso para o planeta.

Museu da Água

O museu é pequeno e pode ser rapidamente visitado. O local é mantido pelo SAMAE (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto) sendo que esta foi a primeira Estação de Tratamento de Água de Blumenau, construída em 1940. O Museu foi criado em 1999 e ajuda a conscientizar crianças e adultos sobre a importância da preservação da água, além de fomentar a educação ambiental.

Durante a visita ao museu, é possível conhecer diversas etapas do processo de purificação da água, desde a coleta até a sua distribuição. O museu ainda conta com um acervo de fotos, equipamentos e objetos que ajudam a contar a história do abastecimento de água na cidade.

Museu da Água, Blumenau-SC Museu da Água, Blumenau-SC Museu da Água, Blumenau-SC Museu da Água, Blumenau-SC

A visitação ao museu ocorre todos os dias, inclusive sábados e domingos, das 9h às 18h, sem a necessidade de agendamento. O local ainda oferece visitas noturnas, de 18h às 22h, porém, para este horário, é necessário agendamento prévio pelo e-mail museu@samae.com.br ou pelo telefone (47)3340-1742. A visita é gratuita.

Mirante

Ao passar pelo museu, você encontrará uma escada que leva até o Mirante do Museu da Água. São cerca de 30 degraus que levam o visitante ao ponto mais alto do museu, que já está localizado em uma região mais alta da cidade, possibilitando uma linda vista panorâmica de Blumenau. Pena que no dia da minha visita, o céu não estava tão simpático.

Museu da Água, Blumenau-SC
Vista do Mirante
Museu da Água, Blumenau-SC
Vista do Mirante

Se o seu roteiro estiver com folga, vale encaixar o Museu da Água nele, mas se for um roteiro mais apertado como em um final de semana, melhor deixar a visita ao museu em segundo plano.

André Morato
Nasci em Divinópolis, interior de Minas Gerais, onde moro atualmente. Sou solteiro, colunista, blogueiro, viajante, designer gráfico, agente de turismo... (Oferecimento: Bombril. 1001 utilidades!). Apaixonado por viagens e por fotografia. Viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog. Saiba mais...

Comente!