10 dicas para tirar boas fotos em viagens

Com algumas dicas importantes, você poderá tirar fotos belíssimas, mesmo utilizando um equipamento não profissional

Todo bom viajante carrega consigo uma câmera fotográfica durante suas viagens, um item essencial para registrar os melhores momentos da sua trip e mostrar para os amigos, relembrar as experiências e momentos vividos e guardar para si tudo de bom que aconteceu, para relembrar com detalhes futuramente. Seja a câmera do celular, seja uma compacta ou uma profissional, é possível tirar boas fotos seguindo algumas dicas. Pensando nisso, o Blog Meu Destino fez um top 10 com dicas para tirar boas fotos em viagens.

Top 10 – Como tirar boas fotos em viagens

Sair tirando fotos por aí inconscientemente pode resultar em imagens ruins que não irão agradar você. É preciso, então, seguir algumas dicas para que as suas próximas fotos fiquem bonitas e interessantes, para se tornarem ótimas lembranças de suas viagens. São dicas básicas, mas muito importantes, então, vale a pena anotar.

1 – Conheça a câmera

Quando se conhece as características e limitações do seu equipamento, fica mais fácil saber mais de suas possibilidades fotográficas. É importante ler o manual, algo que pouca gente tem o hábito, para entender o que cada configuração faz, além de saber o que significa cada símbolo do mostrador.

Como tirar boas fotos em viagens

2 – Evite usar o modo automático da câmera

Sim, é muito mais fácil tirar fotos neste modo. Porém a câmera usará as referências programadas de fábrica, mantendo um certo equilíbrio entre iluminação e cores. Para fotos noturnas ao ar livre por exemplo, o ideal é aumentar a exposição da câmera e conseguir pegar mais entrada de luz, algo impossível no modo automático.

No modo automático não há muito o que configurar. Dá um pouco mais de trabalho e é necessário tirar várias fotos até conseguir ajustar a configuração correta, mas as fotos ficam muito melhores. Com o tempo você se acostuma e localiza as funções com facilidade. Apenas o foco deve estar no automático, mesma que a câmera tenha foco manual.

3 – Atente-se à composição da cena

Os elementos que fazem parte da cena devem interagir entre si, havendo uma harmonia que torna a imagem agradável. Sempre haverá um ponto principal a ser fotografado, havendo mais elementos, eles devem ter relação com o ponto principal, caso contrário, estes só poluirão a sua foto.

Como tirar boas fotos em viagens

4 – Estude o local a ser fotografado

Tente imaginar o que você vai encontrar no local que irá fotografar, mesmo que seja no quintal da sua casa. Tipo de iluminação, a composição do cenário, limitações físicas, tudo isso deve ser levado em conta. Assim fica mais fácil saber quais os equipamentos você irá usar (lentes, tripé, flash, etc) e poderá ainda configurar a câmera, contribuindo muito para a qualidade final das fotos.

5 – Utilize a regra dos terços

Essa regra ninguém sabe explicar porque, talvez nem tenha explicação lógica, mas todo fotógrafo sabe que funciona. Imagine duas linhas verticais e duas horizontais em seu plano: os objetos da cena deverão estar localizados na interseção entre essas linhas, como mostra a imagem abaixo.

6 – Atenção ao foco

A grande maioria das câmeras comuns possuem o “meio foco” e nem todos sabem que ele existe. Se você pressionar o botão de disparo pela metade, você consegue visualizar uma prévia da imagem focada. Mantendo o botão pressionado, o foco é travado e você pode esperar o momento certo para capturar a imagem.

7 – Utilize a direção de leitura da foto

Uma fotografia é lida da esquerda para a direita. Sendo assim, posicione os objetos que merecem destaque do lado esquerdo da foto, enquanto os objetos secundários ficam à direita da foto.

Outra dica: Sempre que for fotografar uma pessoa de corpo inteiro, opte pelo plano vertical, a foto fica mais harmoniosa.

8 – Busque novos ângulos

Já reparou que algumas fotos de pontos turísticos são parecidas? De um mesmo ângulo? Saia da mesmice, tire fotos diferentes, procure outros ângulos, novas perspectivas, ande ao redor do ponto turístico, deixe de preguiça e dedique um tempo a uma foto exclusiva. Além do mais, você ainda conhecerá melhor o entorno daquele lugar.

9 – Retoque as suas fotos

Há diversos softwares de edição de imagens disponíveis para download que podem “recuperar” algumas fotos que fatalmente iriam para a lixeira. Para o PC, o Photoshop e o Lightroom são as principais aplicações enquanto o SnapSeed dá show nos smartphones.

10 – Deixe sua sensibilidade fluir

Aprenda a observar tudo ao seu redor, a diferença entre a presença e ausência de cor, as pessoas por completo ou apenas o rosto delas, os grandes e os pequenos detalhes. Não adianta ter o melhor equipamento do mundo e não ter sensibilidade para observar os pequenos e importantes detalhes. A foto é um pequeno detalhe de tudo que você percebe naquele ambiente.

Curtiu as minhas dicas para tirar boas fotos em viagens? Tem mais dicas? Conte pra gente nos comentários.

Leia Também

Regras para bagagem: o que eu posso levar?
Check List de documentos de viagem
Aprenda a montar seu próprio roteiro
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

André Morato
Nasci em Divinópolis, interior de Minas Gerais, onde moro atualmente. Sou solteiro, colunista, blogueiro, viajante, designer gráfico, agente de turismo... (Oferecimento: Bombril. 1001 utilidades!). Apaixonado por viagens e por fotografia. Viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog. Saiba mais...

Comente!