As melhores praias de Ilhabela-SP

O município é um arquipélago e está recheado de boas praias

Praia do Pinto, Ilhabela-Sp

Ilhabela é um município-arquipélago do estado de São Paulo, acessível apenas por balsa. Por ser uma ilha, já deve imaginar a quantidade de praias existentes por lá, são mais de 40 no total, algumas voltadas para o continente e outras em mar aberto, voltadas para o Oceano Atlântico. Confira neste artigo quais são as melhores praias de Ilhabela e monte o seu roteiro para aproveitar o que cada uma tem de melhor.

As melhores praias de Ilhabela

Antes do ranking, vale lembrar que as praias que estão voltadas para o continente são acessíveis por carro comum e geralmente são mais cheias, enquanto as praias voltadas para o oceano são mais nativas, acessíveis apenas por barco, trilha ou veículos 4×4.

11 – Praia do Viana (Continente)

A Praia do Viana está localizado ao norte da ilha, possui cerca de 100 metros de extensão e várias pedras, fazendo com que o mar seja calmo, sem ondas. Muitas famílias procuram o local para passar o dia devido ao mar calmo, ótimo para crianças. No canto direito da praia, é possível avistar peixes coloridos, através de um mergulho livre com snorkel.

Praia do Viana, Ilhabela-SP
Praia do Viana

10 – Praia da Armação / Pinto (Continente)

Muito procurada por praticantes de esportes náuticos, a pequena Praia da Armação possui cerca de 400 metros de extensão e abriga a Associação de Windsurf de Ilhabela. Um dos atrativos da praia é a Capela Imaculada Conceição, uma das construções mais antigas de Ilhabela. Através de uma trilha no canto da praia, é possível chegar a Praia do Pinto, outra bela praia com águas claras e ambiente tranquilo.

Praia da Armação, Ilhabela-SP
Praia da Armação
Praia do Pinto, Ilhabela-SP - As melhores praias de Ilhabela
Praia do Pinto

9 – Saco do Eustáquio (Mar Aberto)

A linda Praia Saco do Eustáquio é acessível apenas por barco ou trilha e fica de frente para o Oceano Atlântico. Se você optar por conhecer a Praia de Castelhanos de barco, certamente passará por esta praia, que possui águas cristalinas, areia branquinha e muito verde ao redor, um convite a mergulhadores e amantes da natureza.

Saco do Eustáquio, Ilhabela-SP
Saco do Eustáquio

8 – Ilha das Cabras / Pedras Miúdas (Continente)

A Praia de Pedras Miúdas não é muito boa para mergulho e nem possui boa estrutura de praia. Porém ela entra neste ranking pela Ilha das Cabras, que fica em frente à praia, um ótimo local para mergulho. Pode-se praticar mergulho livre ou com todo o equipamento, reservando a atividade nas empresas especializadas da ilha. A Ilha das Cabras possui rica vida marinha, águas com boa visibilidade e local raso para adaptação.

Mergulho na Ilha das Cabras

7 – Praia do Sino (Continente)

A Praia do Sino é uma das que mais gostei para passar o dia. Não está entre as mais bonitas, mas possui uma boa infra estrutura, mar calmo com águas límpidas, estacionamento e um bom restaurante. É possível alugar equipamento para praticar stand-up paddle. No canto direito da praia está a pedra do sino, uma grande pedra que, ao ser tocada com um martelo, emite um som similar ao som de um sino.

Praia do Sino, Ilhabela-SP
Praia do Sino

6 – Praia da Fome (Mar Aberto)

Localizada ao norte da ilha, a Praia da Fome possui beleza similar à Praia Saco do Eustáquio, porém possui acesso por trilha “menos complicado”, à partir da Praia do Jabaquara. Dá pra ir até lá alugando um barco e poderá curtir o mar calmo, rodeado de muito verde que a praia possui. Não há estrutura de praia e o local é quase deserto, com poucos moradores, fato que deixa esta praia ainda mais especial.

Praia da Fome, Ilhabela-SP
Praia da Fome

5 – Praia do Curral (Continente)

Uma das mais procuradas de Ilhabela, a Praia do Curral possui uma das melhores infra estruturas de praia de Ilhabela. Com cerca de 500 metros de extensão, a praia possui diversas barracas de praia, estacionamentos, larga faixa de areia e mar claro. Muito frequentado por jovens e famílias, a praia é bastante badalada e as barracas de praia oferecem ducha, banheiros e toda estrutura de praia, mas cobram por isso. Diversas atividades podem ser aproveitadas por lá como stand-up paddle, banana boat e caiaque.

Praia do Curral, Ilhabela-SP
Praia do Curral

4 – Praia do Perequê (Continente)

A Praia do Perequê é a mais completa da ilha. Por lá estão supermercados, farmácias, lojas de conveniência e diversas opções de lazer, além de opções de hospedagens. É praticamente o centro da ilha e a orla é muito bonita, com ciclovia, calçadão movimentado e diversos coqueiros. A praia possui vários quiosques que oferecem playground para as crianças e boa estrutura de praia. O pôr do sol visto de lá é muito bonito e pode ser admirado em um deck, no canto direito da praia.

Praia do Perequê, Ilhabela-SP
Praia do Perequê

3 – Praia do Jabaquara (Continente)

A Praia do Jabaquara é uma das mais bonitas de Ilhabela mas devido às chuvas, eu não consegui chegar até ela, já que havia muito barro nos últimos quilômetros e meu carro não subiu. A vista do mirante para a praia é uma das mais famosas e mais lindas da ilha e a praia possui águas e areias claras, com muita vegetação ao redor. Não esqueça do repelente, pois há muitos borrachudas por lá.

Praia do Jabaquara. Foto: Pediverde

2 – Praia do Bonete (Mar Aberto)

Esse eu quase morri quando soube que não ia dar tempo de conhecer, a Praia do Bonete é muito bonita e, segundo o jornal “The Guardian” é uma das 10 mais bonitas do Brasil. Acessível apenas por trilha ou barco, a praia possui areias claras e mar agitado, além de abrigar a maior comunidade caiçara de Ilhabela. Quem vai pela trilha (15km), tem a recompensa e conhecer belas cachoeiras, mas pode demorar até 5 horas para chegar à praia, uma das preferidas pelo campeão mundial de surfe Gabriel Medina.

Praia do Bonete. Foto: Bonete Experience

1 – Praia de Castelhanos (Mar Aberto)

Sem dúvida a mais bonita de Ilhabela. Mas nem tudo são flores, o caminho até lá é longo. Reserve um passeio de lancha, ou de jipe 4×4 para chegar até a Praia de Castelhanos. A praia fica no Parque Estadual de Ilhabela e o acesso é limitado. Mas assim que se chega à praia, você é recompensado com um lindo visual, além de mar come águas claras e pouco agitado. Há estrutura de praia que serve bebidas e petiscos.

Praia de Castelhanos, Ilhabela-SP
Praia de Castelhanos

Quem conhece esta praia ainda tem a oportunidade de esticar até a Cachoeira do Gato, com uma belíssima queda de cerca de 50 metros de altura.

Cachoeira do Gato, Ilhabela-SP
Cachoeira do Gato

E você, concorda com nosso ranking? Tem outra opinião sobre as melhores praias de Ilhabela? Conte pra gente nos comentários.

Viagem realizada em janeiro de 2016

+  Ilhabela no Blog Meu Destino:

Saiba Tudo Sobre Ilhabela
As melhores praias
Dicas para fugir da fila da balsa
Centro Histórico (Vila)
Mergulho na Ilha das Cabras
Praia de Castelhanos
- Como chegar / O que fazer
- Cachoeira do Gato
Hospedagem: Ilha Deck Hotel
Gastronomia
- Ilha Deck Bar e Restaurante - Pizzabela
- Creperia Nareia
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

André Morato
Nasci em Divinópolis, interior de Minas Gerais, onde moro atualmente. Sou solteiro, colunista, blogueiro, viajante, designer gráfico, agente de turismo... (Oferecimento: Bombril. 1001 utilidades!). Apaixonado por viagens e por fotografia. Viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog. Saiba mais...

1 COMENTÁRIO

Comente!