Jantar no charmoso Restaurante Pitú com Pirão da Eliane, Aracaju-SE

Em ambiente charmoso e "menos agitado" que na Passarela do Caranguejo, o restaurante possui diversas opções no cardápio, com destaque para os pratos à base de frutos do mar

Aracaju é uma terra boa para provar novos sabores, quem gosta de viajar e provar comidas típicas (eu!) vai se encantar com a diversificada gastronomia da cidade. Uma das especialidades da capital sergipana é o pirão, e há quem diga que viajar pra Aracaju e não provar o pirão é como “Ir à Roma e não ver o Papa”. E o local em que esta iguaria me encheu os olhos foi o Restaurante Pitú com Pirão da Eliane, que tem pirão até no nome!

Ambiente rústico, orla de atalaia, frente pro mar, ótima comida e bom atendimento, esse são os ingredientes principais da casa. Com um cartão de visitas desse, você já sabe que jantar no Pitú com Pirão da Eliane é uma atividade obrigatória no roteiro de sua próxima viagem à Aracaju.

Pitú com Pirão da Eliane

O Restaurante Pitú com Pirão da Eliane é especializado em comida típica regional e possui ambiente mais tranquilo e familiar, fugindo do agito da Passarela do Caranguejo.

A visita ao local fica ainda mais agradável quando a Eliane, a proprietária que acompanha de perto tudo o que acontece na cozinha, vai até a sua mesa para saber se a comida está gostosa e ainda bate um papo com você, esbanjando simpatia.

Restaurante Pitú com Pirão da Eliane
Adega de Vinhos da casa

Localização

O Pitú com Pirão da Eliane está localizado na Orla de Atalaia, a orla mais bonita do Brasil. Como a orla é bastante extensa e lotada de restaurantes, os pontos de referência são o Mundo Maravilhoso da Criança e o Kartódromo, o restaurante fica de pertinho destes atrativos.

Estrutura

O Pitú com Pirão da Eliane conta com dois ambientes. O ambiente externo da casa possui vista para a Orla de Atalaia enquanto o ambiente interno é mais charmoso, todo rústico, com paredes de tijolinho e decoração típica nordestina.

Ambiente interno do Restaurante Pitú com Pirão da Eliane
Ambiente interno
Ambiente externo do Restaurante Pitú com Pirão da Eliane
Ambiente externo com vista para a Orla de Atalaia

Há um espaço para as crianças brincarem e logo se nota que o espaço é delas, as paredes estão todas rabiscadas. Os banheiros masculino e feminino possuem acabamento de muito bom gosto e estão aptos a receberem crianças e pessoas com mobilidade reduzida.

O restaurante possui 6 garçons e isso garante um rápido e atencioso atendimento aos clientes.

Banheiros
Espaço Kids

O que comer

Essa é a tarefa mais complicada de quem visita o Pitú com Pirão da Eliane pois há várias opções e tudo parece muito gostoso. A grande maioria das opções são frutos do mar, mas há opções em carnes e frangos também.

A entrada foi uma porção de aratu, bem temperado e muito saboroso, o mais gostoso que já comi até hoje. Aprendi a gostar de aratu na minha primeira viagem à Aracaju e a Kaká comeu esta iguaria pela primeira vez nesta noite, já virou fã. A porção vem com farinha temperada e uma pimentinha “da boa”. Para acompanhar, uma jarra de suco de caju, super concentrado.

Porção de aratu do Restaurante Pitú com Pirão da Eliane
Porção de aratu

Como prato principal, pedi uma Moqueca de Peixe com Camarão, acompanhada de pirão, arroz e vinagrete. O prato é uma das especialidades da casa e serve até 4 pessoas. A moqueca e o pirão são servidos em uma panela de barro e dão um toque especial ao prato. É uma excelente opção e o preço está a altura do sabor e da qualidade do prato.

Moqueca de peixe com camarão do Restaurante Pitú com Pirão da Eliane
Moqueca de peixe com camarão
Moqueca de peixe com camarão do Restaurante Pitú com Pirão da Eliane
Moqueca de peixe com camarão

Após alguns dias comendo muito camarão em Aracaju, a Kaká sentiu saudades da carne e pediu carne de sol com pirão de leite. Foi uma ótima escolha, carne macia, gostosa e bastante acebolada. Esta foi a minha primeira experiência com pirão de leite, achei o sabor mais suave que do tradicional pirão, gostei bastante.

Ainda fiquei com vontade de provar o caldinho de sururu e o filé de pitú mas não dá pra comer tudo de uma vez né André. Fica pra uma próxima visita.

Carne de sol com pirão de leite do Restaurante Pitú com Pirão da Eliane
Carne de sol com pirão de leite

Por fim, tive a honra de receber a Eliane em minha mesa, onde batemos um papo super descontraído. Ela até me “xingou” por comer carne de sol com a moqueca e pirão, disse que eu estava “estragando” os sabores da comida dela (risos).

O Pitú com Pirão da Eliane fica aberto também para o almoço, mas confesso, ele é muito mais charmoso no jantar. Agradeço à competente Tia Lu, que sabe tudo de Aracaju e foi a responsável pela indicação da casa.

Pitú com Pirão da Eliane
Este blogueiro com Eliane, proprietária do restaurante

Pitú com Pirão da Eliane
Av Santos Dumont, 957
Orla de Atalaia – Aracaju/SE
(79) 3243-4747
Facebook

Viagem realizada em janeiro de 2017

+  Aracaju no Blog Meu Destino:

Saiba tudo sobre Aracaju
Roteiro de 3, 5 e 8 dias em AracajuOrla de Atalaia: A mais bonita do Brasil
Oceanário e Projeto TAMAR
Marinete do Forró
Cariri
Centro Histórico de Aracaju
Mirante da 13 de Julho
Teleférico de Aracaju
Praia do Mosqueiro:
Pôr do Sol de Aracaju
Croa do Goré
SUP Amigos (stand up paddle)
Praia de Aruana
Onde se hospedar em Aracaju
Onde comer em Aracaju
Delícias da Culinária Sergipana
Passeios nos arredores:
Parque dos Falcões
Praia do Saco
Mangue Seco
Cânion do Xingó
São Cristóvão
Boa Luz Hotel Fazenda

André Morato
Nasci em Divinópolis, interior de Minas Gerais, onde moro atualmente. Sou solteiro, colunista, blogueiro, viajante, designer gráfico, agente de turismo... (Oferecimento: Bombril. 1001 utilidades!). Apaixonado por viagens e por fotografia. Viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog. Saiba mais...

Comente!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.