Um passeio por Bom Despacho-MG, a “cidade sorriso”

A cidade possui alguns atrativos turísticos, com destaque para a majestosa Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Despacho

Bom Despacho é uma pequena e agradável cidade mineira, localizada no centro oeste do estado que está a cerca de 80km da minha cidade, Divinópolis. No início de dezembro, estive na cidade para um evento familiar e aproveitei algumas horas de folga para turistar por lá.

A cidade possui alguns pontos turísticos, meio abandonados. Confesso que esperava um pouco mais de cuidado com alguns lugares, tão importantes para a história do lugar. A cidade possui os mesmos 104 anos da minha terrinha Divinópolis e foi fundada no mesmo ano e no mesmo dia, são praticamente “irmãs gêmeas”.

Bom Despacho é conhecida como “Cidade Sorriso” e possui cerca de 50 mil habitantes, tendo como padroeira Nossa Senhora do Bom Despacho.

Hospedagem

Durante minha estada pela cidade, me hospedei no Hotel JB, localizado no centro da cidade. O hotel possui quartos arejados e limpos, com mobília simples e bom café da manhã. Confira o review aqui.

Recepção do Hotel JB, Bom Despacho-MG
Recepção do Hotel JB

Pontos Turísticos de Bom Despacho

Como já disse, aproveitei algumas horinhas vagas par turistar pela cidade e visitei alguns lugares.

Praça e Igreja Matriz

A Praça da Igreja Matriz está localizada no centro da cidade e possui jardins bem cuidados, com belas flores e bancos em meio às sombras de árvores, ideais para uma boa prosa entre os moradores. A praça costuma receber uma bonita decoração no período de Natal, ficando ainda mais linda.

Variedade de flores na Praça da Igreja Matriz de Bom Despacho
Variedade de flores na Praça da Igreja Matriz de Bom Despacho

A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Despacho é, sem dúvidas, a mais linda da cidade. Majestosa e bem cuidada, chega a impressionar pela beleza por dentro e por fora, com belos vitrais e fachada em estilo arquitetônico gótico.

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Despacho
Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Despacho

Biquinha

Com um pouco de dificuldade localizei a “Biquinha”, local com rico valor histórico. A Biquinha é o local que registra a tradição das lavadeiras de Bom Despacho, um dos marcos inicias da (antes chamada) Vila de Nossa Senhora do Bom Despacho.

Captada no ano de 1900, o local é até bonito, se não estivesse totalmente abandonado. Nas fotos que vi antes de visitar, o local estava todo florido, com muito verde ao redor e bastante limpo, bem diferente do que encontrei por lá, um local sujo e abandonado. Pela importância do local para a cidade, a Biquinha merece um pouco mais de atenção.

Fonte da Biquinha, um dos marcos iniciais de Bom Despacho-MG
Fonte da Biquinha, um dos marcos iniciais de Bom Despacho-MG

Museu Ferroviário

Parece ser um dos locais mais legais de se visitar, mas infelizmente estava fechado. Através de pesquisas na internet, vi que é comum estar fechado, o que é uma pena por ser um local turístico. O museu tem grande importância para a história da cidade e de Minas Gerais, já que a linha férrea trouxe progresso para toda a região no século passado. O museu é pequeno e possui um acervo com algumas peças em exposição.

A única coisa que consegui ver foi a Maria Fumaça, nos trilhos, na parte externa do Museu.

Museu Ferroviário de Bom Despacho-MG
Museu Ferroviário

Outros Pontos Turísticos

Outros locais que podem ser visitados em Bom Despacho: Estátua do Cristo do Bairro Babilônia, Praça da Estação, Praça Senhora do Sol, Vila Militar e Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Espero conhecê-los em uma próxima visita.

Onde comer

Fiz uma breve busca de locais para comer em Bom Despacho e não consegui muitas informações. Encontrei a Churrascaria e Cervejaria Mata do Tio João, que possui uma área verde com parquinho para as crianças, várias mesas e comida self service à quilo. A churrascaria fica na entrada do hotel fazenda de mesmo nome (Ch. João Araújo s/n – Bairro Novo São José) e a comida agradou.

Churrascaria e Cervejaria Mata do Tio João, Bom Despacho-MG
Churrascaria e Cervejaria Mata do Tio João

Eventos

Bom Despacho recebe vários eventos durante o ano, os mais famosos são Cavalgada da Fé, Festa de Reinado (Congado), Festa de Nossa Senhora do Bom Despacho, Festival de Inverno e Exposição Agropecuária. Destaco a Festa do Rosário, tradicional na cidade a mais de 150 anos, levando vários fiéis até à Praça do Rosário.

Praça da Igreja Matriz, Bom Despacho-MG
Praça da Igreja Matriz
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

André Morato
Nasci em Divinópolis, interior de Minas Gerais, onde moro atualmente. Sou solteiro, colunista, blogueiro, viajante, designer gráfico, agente de turismo... (Oferecimento: Bombril. 1001 utilidades!). Apaixonado por viagens e por fotografia. Viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog. Saiba mais...

Comente!