O que fazer em Salvador-BA, capital cultural do país

A terra do Senhor do Bonfim é a terra da alegria e vários atrativos podem ser aproveitados durante sua viagem à cidade

Salvador é a terra da alegria, de um povo calmo, do Acarajé, do Pelourinho e do melhor carnaval do mundo, é um lugar que reúne história, natureza e fé. Seja para pular carnaval, para conhecer melhor a história do país ou para curtir as praias, motivos não faltam e há muito o que fazer em Salvador.

Montar um roteiro é primordial para que você possa se programar e curtir com calma cada atração que a cidade oferece. Como eu já estive por 3 vezes na capital baiana, vou apresentar o que fazer em Salvador para que você possa montar o seu roteiro e curtir esta linda cidade.

O que fazer em Salvador

Admirar o Farol da Barra

O cartão postal mais conhecido da cidade é o farol mais antigo da América do Sul, erguido em 1534. O Farol da Barra teve grande importância para o país na luta contra os holandeses e na Guerra da Independência.

Dentro do Farol está o Museu Náutico da Bahia que também merece ser visitado. As visitas ocorrem de terça à domingo e os visitantes podem subir as escadarias espiraladas da torre de 22 metros de altura, conhecendo toda a estrutura do farol.

Farol da Barra, o que fazer em Salvador
Farol da Barra

Curtir a Praia do Flamengo

A extensa Praia do Flamengo teve sua orla completamente revitalizada e está entre as mais procuradas pelos turistas que visitam Salvador. Grande parte da praia é movimentada e vários quiosques foram construídos, além de parque públicos e áreas infantis. O destaque é a Barraca do Lôro, tradicional por lá e possui ótima infra estrutura de praia.

Barraca do Lôro, Praia do Flamengo. Foto: Divulgação
Barraca do Lôro, Praia do Flamengo. Foto: Divulgação

Subir no Elevador Lacerda

O maior elevador público do mundo foi construído em 1873 e a subida é quase que obrigatória para quem visita a capital baiana. O Elevador Lacerda liga a cidade baixa (orla) à cidade alta (centro histórico) e custa a bagatela de R$0,15. A construção é um dos símbolos do empreendedorismo baiano no século 19.

Elevador Lacerda, o que fazer em Salvador
Elevador Lacerda

Caminhar pelo Centro Histórico e Pelourinho

O lugar mais importante e mais rico em história de Salvador é o Centro Histórico. Com preservadas construções históricas, os destaques são o Pelourinho e a Igreja São Francisco, esta última com grande quantidade de ouro em seu interior. A caminhada requer alguns cuidados já que a segurança não é o forte por lá.

Largo do Cruzeiro e Igreja de São Francisco, no Centro Histórico de Salvador
Largo do Cruzeiro e Igreja de São Francisco, no Centro Histórico de Salvador

Visitar a Igreja do Bonfim e amarrar uma fitinha colorida no pulso

Localizada no alto de uma colina no Bairro Bonfim, a Igreja do Bonfim é um importante templo católico, com sua construção sendo concluída em 1772. O Senhor do Bonfim é o padroeiro do estado da Bahia.

Na visita, os devotos amarram fitinhas coloridas no braço dos visitantes e dão três nós, sendo que em cada nó deve-se fazer um pedido. Depois tem que esperar a fitinha colorida se desfazer com o desgaste natural.

Igreja do Bonfim
Igreja do Bonfim

Curtir a Praia e o Farol de Itapuã

A mais famosa praia de Salvador possui águas verdes, areias claras, pedras, e algumas piscinas naturais, além do famoso Farol de Itapuã. A praia é um cartão postal da cidade e ficou famosa graças às canções de Vinícius de Moraes e Caetano Veloso, que citam a praia. A orla de Itapuã também foi revitalizada e está com diversos quiosques.

Farol de Itapuã
Farol de Itapuã
Praia de Itapuã
Praia de Itapuã

Queimar muitas calorias no maior Carnaval do mundo

O maior carnaval do mundo é o de Salvador e recebe mais de 1 milhão de turistas todos os anos. O carnaval de Salvador leva mais de 2,5 milhões de pessoas às ruas e recebe vários trios elétricos das melhores bandas de axé do país.

Os foliões podem optar por comprar blocos ou camarotes dos dois circuitos: Campo Grande e Barra-Ondina. O preço não é dos mais “simpáticos” mas vale a pena ir pelo menos uma vez na vida.

Carnaval de Salvador
Carnaval de Salvador

Fazer compras no Mercado Modelo

O melhor lugar para compras de artesanato em Salvador é também um dos lugares mais tradicionais da capital. O Mercado Modelo é o maior shopping de artesanato do Brasil, possui mais de 260 lojas, bares, restaurantes e ainda há várias barracas em frente à entrada principal. Dá pra comprar de tudo por lá, chaveiros, esculturas, plaquinhas, fitinhas coloridas e ainda almoçar no restaurante que fica no terraço, com vista para a Baía de Todos os Santos.

Mercado Modelo à direita
Mercado Modelo à direita

Curtir a vista do Morro do Cristo

Na extremidade esquerda da Praia do Farol da Barra está o Morro do Cristo, onde há uma escultura do Cristo Redentor, feita em mármore de carrara em 1920, sete anos antes do Cristo Redentor no Rio de Janeiro. O mais legal do Morro do Cristo é a vista que se tem de lá para o Farol e a Praia da Barra.

Praia e Farol da Barra vistos do Morro do Cristo
Praia e Farol da Barra vistos do Morro do Cristo

Visitar o Forte São Diogo e Forte Santa Maria

Os dois estão localizados na Barra e receberam revitalizações recentemente. Os fortes funcionam como espaços culturais e disponibilizam entrada gratuita às quartas feira. As exposições contam com óculos de realidade virtual, totens interativos, telas de touchscreen e projeções que aliam arte e história com tecnologia e interatividade.

Forte Santa Maria. Foto: IAB-BA
Forte Santa Maria. Foto: IAB-BA

Comer Acarajé no Bairro Rio Vermelho à noite

Tem acarajé em todo canto de Salvador mas os melhores estão no bairro Rio Vermelho. O local, sempre cheio à noite, possui diversos bares e restaurantes mas é na Barraca da Dinha que a iguaria feita com feião fradinho, vatapá e camarão é mais gostosa. O bairro recebeu revitalização recentemente e está ainda melhor, sendo o point noturno mais agitado de Salvador.

Este blogueiro curtindo happy hour com os amigos no Rio Vermelho, olha o Acarajé da Dinha lá no fundo
Este blogueiro curtindo happy hour com os amigos no Rio Vermelho, olha o Acarajé da Dinha lá no fundo

Curtir o Pôr do Sol na Ponta do Humaitá

A Ponta do Humaitá é uma pequena península sobre a Baía de Todos os Santos onde há uma Igreja (Nossa Senhora do Monte Serrat), um charmoso farol e um pier. O pôr do sol visto de lá é muito bonito e vários visitantes deslumbram deste visual nos finais de tarde.

Pôr do sol na Ponta do Humaitá. Foto: Le Petit Guia
Pôr do sol na Ponta do Humaitá. Foto: Le Petit Guia

Passar um dia na Praia do Forte

A Praia do Forte é um dos principais destinos na Bahia e possui diversos passeios, lindas praias e uma vila toda charmosinha e recheada de lojinhas e restaurantes. Mesmo estando a algumas dezenas de quilômetros da capital, dá pra fazer um bate e volta de carro ou ônibus. A estrada é boa!

Praia do Forte
Praia do Forte

E você, tem mais dicas do que fazer em Salvador? Conte pra gente nos comentários.

Confira também

7 praias imperdíveis nos arredores de Salvador
 Hospedagem em Salvador - Mar Brasil Hotel
O que fazer na Praia do Forte
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

André Morato
Nasci em Divinópolis, interior de Minas Gerais, onde moro atualmente. Sou solteiro, colunista, blogueiro, viajante, designer gráfico, agente de turismo... (Oferecimento: Bombril. 1001 utilidades!). Apaixonado por viagens e por fotografia. Viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog. Saiba mais...

Comente!