7 praias imperdíveis nos arredores de Salvador

Os destaques são a Praia do Forte, que possui diversos atrativos e Morro de São Paulo, com agitada vida noturna e belas praias

Depois de curtir todas as atrações da capital baiana como o Mercado Modelo, o Elevador Lacerda, o Pelourinho e a Igreja do Bomfim, que tal curtir as atrações nos arredores de Salvador? Há lindas praias, ilhas, esportes radicais e diversos passeios, com destaque para a linda Morro de São Paulo e as praias da Estrada do Coco.

Praias imperdíveis nos arredores de Salvador

1 – Arembepe

Arembepe possui lindas praias mas o grande charme do local está na rusticidade tão bem preservada por lá. As casas são simples, de barro e palha, a população vive da venda de artesanato e não há energia elétrica por lá.

Arembepe possui uma base do Projeto TAMAR e as lindas praias são emolduradas por dunas, coqueirais e piscinas naturais, vale a pena conhecer. Seguindo pela Estrada do Coco à partir de Salvador, é a primeira praia.

Arembepe. Foto: Marcos Issa/Argosfoto
Arembepe. Foto: Marcos Issa/Argosfoto

2 – Barra de Jacuípe

É o encontro do Rio Jacuípe com o mar, um lugar calmo, rústico, com praias lindas como Arembepe (fica ao lado) e possui algumas barracas de praia que servem petiscos e bebidas. É possível alugar alguns equipamentos para prática de esportes radicais. Seguindo pela Estrada do Coco à partir de Salvador, é a segunda praia.

Barra de Jacuípe, atração nos arredores de Salvador
Barra de Jacuípe

3 –  Guarajuba

Guarajuba é menos badalada que as vizinhas Praia do Forte e Arembepe mas possui belezas similares e um calçadão à beira mar com ciclovias, praças e jardins que deixa a praia ainda mais linda. As barracas de praia são boas e há muitas casas de veraneio para alugar, além de um resort. Seguindo pela Estrada do Coco à partir de Salvador, é a terceira praia.

Praia de Guarajuba, atração nos arredores de Salvador
Praia de Guarajuba

4 – Praia do Forte

Uma das praias mais badaladas dos arredores de Salvador, a Praia do Forte é um destino imperdível e pode ser alcançado seguindo pela Estrada do Coco a 60km da capital. Tem várias opções de hospedagem mas dá pra ir em um bate e volta caso esteja em Salvador ou alguma praia próxima. Tem ônibus que leva da capital à praia e há outras maneiras de chegar até lá.

A vila de pescadores tem várias lojinhas, restaurantes, sorveterias e a famosa Capela de São Francisco de Assis, cartão postal da Praia do Forte. Há uma infinidade de coisas a se fazer por lá inclusive passeios radicais como Parasail e quadriciclo.

Com praias lindas que abrigam piscinas naturais, coqueirais e águas calmas e limpas, a Praia do Forte ainda possui uma base do Projeto TAMAR, um ótimo passeio para toda a família.

Praia do Forte, atração nos arredores de Salvador
Praia do Forte

5 – Costa do Sauípe

A Costa do Sauípe é um complexo de resorts que fica depois da Praia do Forte, seguindo pela Estrada do Coco onde mais tarde passará a se chamar Linha Verde. O complexo conta com enorme área de lazer emoldurada por coqueirais e integrada com a natureza, com acesso à praia exclusiva do hóspedes dos resorts.

Mas se você não tem essa grana toda para se hospedar na Costa do Sauípe, poderá contratar o Day Use para somente passar o dia por lá e curtir toda a estrutura do complexo.

Costa do Sauípe. Foto: CVC
Costa do Sauípe. Foto: CVC

6 – Ilha de Itaparica

A Ilha de Itaparica já foi muito badalada no passado e hoje possui ambiente calmo, sendo dividida em duas partes: Itaparica e Vera Cruz.

Itaparica possui diversos casarões coloniais e construções dos séculos 17 e 18 enquanto Vera Cruz possui ótimas praias como Barra Grande e Tairu, contendo águas calmas e barreiras de corais.

O passeio mais famoso por lá é conhecido como Pantanal Baiano e os barcos que realizam este passeio partem da Praia do Cacha Pregos, percorrendo manguezais.

A travessia de catamarã de Salvador a Ilha de Itaparica dura cerca de 20 minutos.

Ilha de Itaparica. Foto: Bahia.ws
Ilha de Itaparica. Foto: Bahia.ws

7 – Morro de São Paulo

Localizado a quase 250km de Salvador, Morro de São Paulo pode ser alcançada de catamarã ou avião, sendo a primeira opção mais em conta. Há saídas de catamarãs de Salvador ou do município de Valença.

Com quatro lindas praias, Morro de São Paulo é um lugar para fugir da “muvuca” e da correria do dia a dia, um lugar para se desligar do mundo. São apenas duas ruas, porém há várias opções de hospedagem, turistas do mundo inteiro e diversas atividades, com destaque para a radical tirolesa na primeira praia e o mergulho nas águas calmas da terceira e da quarta praia. A agitada vida noturna atrai os jovens do mundo inteiro.

O único meio de transporte por lá são os próprios pés, já que nenhum automóvel pode trafegar na ilha. Aproveite para caminhar pelas praias e ir até o farol no fim do dia para curtir o pôr do sol, com a vista mais espetacular de Morro de São Paulo.

Morro de São Paulo. Foto: Fábio, Viagens Cinematográficas

E você, tem mais alguma dica de boas praias nos arredores de Salvador que não estão listadas acima? Conta pra gente nos comentários! 😉

+ Salvador no Blog Meu Destino

O que fazer em Salvador
- Igreja do Bonfim
- Pelourinho e Centro Histórico
- Mercado Modelo
Hospedagem - Mar Brasil Hotel
Praias no arredores de Salvador
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

André Morato
Nasci em Divinópolis, interior de Minas Gerais, onde moro atualmente. Sou solteiro, colunista, blogueiro, viajante, designer gráfico, agente de turismo... (Oferecimento: Bombril. 1001 utilidades!). Apaixonado por viagens e por fotografia. Viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog. Saiba mais...

Comente!