Um passeio pela simpática Dores do Indaiá-MG

A cidade abriga a belíssima Matriz de Nossa Senhora das Dores e recebe todos os anos a tradicional Festa do Rosário

No último mês de maio, este blogueiro esteve na cidade de Dores do Indaiá, pequena cidade do interior de Minas Gerais. Aproveitei minha ida para turistar por esta cidade, muito simpática, que possui lindas igrejas e movimentados eventos durante o ano.

Dores do Indaiá, no centro oeste de Minas Gerais
Dores do Indaiá, no centro oeste de Minas Gerais

Dores do Indaiá

Fundada em 1885, Dores do Indaiá está localizada na região centro oeste de Minas Gerais, possui uma população de cerca de 13,9 mil habitantes e sua economia está baseada no comércio, agropecuária e pequenas indústrias.

O município é fundador e sede do Circuito Turístico Caminhos do Indaiá, criado em 2008 para potencializar o turismo naquela região. O circuito ainda integra as cidades de Cedro do Abaeté, Quartel Geral, Luz, Estrela do Indaiá, Santa Rosa da Serra e Serra da Saudade.

Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores
Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores

A história de Dores do Indaiá teve início no século XVIII com a corrida do ouro, mas antes disso, índios e bandeirantes já haviam trilhado os sertões do Indaiá e do São Francisco. Saiba mais sobre a história da cidade no site da prefeitura local.

Pontos Turísticos

O principal atrativo turístico de Dores do Indaiá é a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, patrimônio histórico e arquitetônico da cidade. Com sua construção iniciada na década  de 1790 e concluída em 1921, a igreja possui suntuosa construção e belíssima arquitetura.

Em frente à Matriz está a Praça Prefeito Mário Carneiro, prefeito da cidade na década de 1950.

Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores
Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores
Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores - Dores do Indaiá - MG
Interior da Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores
Praça Prefeito Mário Carneiro
Praça Prefeito Mário Carneiro
Praça Prefeito Mário Carneiro
Praça Prefeito Mário Carneiro

A Praça e a Igreja do Rosário também são atrativos interessantes e recebem todos os anos a grande Festa do Rosário de Dores do Indaiá.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário
Igreja de Nossa Senhora do Rosário
Praça do Rosário
Praça do Rosário
Praça e Igreja do Rosário
Praça e Igreja do Rosário

Conheci externamente a Santa Casa de Misericórida “Dr. Zacarias”, instalada em um antigo casarão com bonita arquitetura.

A Praça do 100 fica em frente à Santa Casa, onde há um parquinho para as crianças, bancos e uma calçada ao redor que é usada para caminhadas.

Santa Casa de Misericórdia "Dr. Zacarias"
Santa Casa de Misericórdia “Dr. Zacarias”
Santa Casa de Misericórdia "Dr. Zacarias"
Santa Casa de Misericórdia “Dr. Zacarias”
Praça 100
Praça 100
Praça 100
Praça 100

Conheci também a Praça Coração de Maria, cheia de coqueiros e com uma cruz no centro. Esta praça é popularmente conhecida como Praça dos Coqueiros.

Praça Coração de Maria, conhecida como Praça dos Coqueiros
Praça Coração de Maria, conhecida como Praça dos Coqueiros

Entre um ponto turístico e outro, pude ver vários casarões de época que estão em perfeito estado de conservação e não deixam de ser um atrativo.

dores-do-indaia-minas-gerais (3)

Eventos em Dores do Indaiá

Reveillón no Castelo

O Castelo Indaiá (ou castelinho) é o maior espaço para eventos da cidade. O local é muito apreciado por turistas pela grandiosa estrutura mas não é aberto à visitação. O “Reveillón no Castelo” é realizado todos os anos desde 2005 e já é tradicional na região, recebendo até pessoas de outros estados.

Castelinho. Foto: GuiaDoresDoIndaia
Castelinho. Foto: GuiaDoresDoIndaia

Festa do Rosário

A belíssima festa religiosa em homenagem à Nossa Senhora do Rosário acontece todos os anos no mês de agosto e atrai turistas e fiéis do Brasil inteiro. A tradicional festa mobiliza quase toda a população local e acontece (acredita-se) desde 1832. A festa tem cerca de 30 ternos desfilando pela cidade, sendo que alguns desfilam em outras festas da região.

Festa do Rosário de Dores do Indaiá. Foto: Lar Imóveis
Festa do Rosário de Dores do Indaiá. Foto: Lar Imóveis

Este blogueiro pretende acompanhar de perto a Festa do Rosário, espero que seja em 2018.

Outros Eventos

Outros grandes eventos que acontecem na cidade são a ExpoDores, festa de rodeio com shows a nível nacional, a Motofest, encontro nacional de motociclistas e o CarnaDores, tradicional festa de carnaval da cidade.

Hospedagem

A melhor opção de hospedagem em Dores do Indaiá é o Hotel Regina. Com confortáveis acomodações, o hotel está localizado no Centro de Dores do Indaiá e possui suítes standart, premium e executivas. O empreendimento ainda possui um Restaurante, que não fica no mesmo lugar do hotel mas oferece traslado até lá.

Hotel Regina Palace - Dores do Indaiá-MG
Hotel Regina Palace

Viagem realizada em maio de 2016

Confira também

Bom Despacho, a cidade sorriso
O que fazer em Divinópolis
Leandro Ferreira, uma cidade religiosa

André Morato
Nasci em Divinópolis, interior de Minas Gerais, onde moro atualmente. Sou solteiro, colunista, blogueiro, viajante, designer gráfico, agente de turismo... (Oferecimento: Bombril. 1001 utilidades!). Apaixonado por viagens e por fotografia. Viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog. Saiba mais...

8 COMENTÁRIOS

  1. Que legal Andre… conheci Dores há uns anos atrás… ver essa postagem me fez reviver aquela viagem. Só faltou falar do mirante da cidade.
    Grande abraço

    • Oi Anna, já me falaram desse mirante mas ainda não o conheci.
      Quando conhecer vou incluí-lo no post.
      Fico em feliz em lhe ajudar a viajar através do blog.
      Um abraço!

  2. Oiii André recebi seu post de um amigo e gostei mto. Vc mencionou que viria acompanhar a nossa Festa do Rosário. Gostaria de ver a matéria. Se não veio ainda venha este ano. Garanto que vc vai amar. Um abraço.

Comente!